SIBI! EM BREVE O RIUFPA ESTARÁ LIBERADO! AGUARDEM!
 

Dialogic reading of a novel for children: effects on text comprehension

Imagem de Miniatura

Data

01-08-2014

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Citação

FLORES, Eileen Pfeiffer; PIRES, Laís Fernandes; SOUZA, Carlos Barbosa Alves de. Dialogic reading of a novel for children: effects on text comprehension. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 24, n. 58, p. 243-252, ago. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/paideia/v24n58/1982-4327-paideia-24-58-0243.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2015. <http://dx.doi.org/10.1590/1982-43272458201412>.

DOI

Estudos experimentais têm demonstrado efeitos positivos da leitura dialógica de livros ilustrados (leitura em voz alta intercalada com prompts e feedback para verbalizações por parte do ouvinte) sobre o vocabulário e a expressão verbal de crianças pequenas. Este estudo verificou o efeito da leitura dialógica sobre a compreensão textual de um romance infanto-juvenil por três crianças de 7-8 anos, utilizando um delineamento de sujeito único. Na Condição A, o texto era lido sem intervenções. Na Condição B, a leitura era intercalada com intervenções dialógicas baseadas nas funções narrativas presentes no texto. As medidas de compreensão mostraram um desempenho superior na Condição B para os dois participantes submetidos ao delineamento B-A-B, mas não para o participante submetido ao delineamento A-B-A. São discutidas possíveis interações da leitura dialógica com características do gênero textual e a necessidade de replicações sistemáticas com um maior número de sessões e reversões das condições.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Citação

FLORES, Eileen Pfeiffer; PIRES, Laís Fernandes; SOUZA, Carlos Barbosa Alves de. Dialogic reading of a novel for children: effects on text comprehension. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 24, n. 58, p. 243-252, ago. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/paideia/v24n58/1982-4327-paideia-24-58-0243.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2015. <http://dx.doi.org/10.1590/1982-43272458201412>.