Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7787
metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 18-Mar-2011
metadata.dc.creator: SILVA, Edson Fernando Santos da
metadata.dc.contributor.advisor1: ALENCAR, Cesário Augusto Pimentel de
Title: Ritual em Artaud: considerações e reconsiderações por uma poética da crueldade
Citation: SILVA, Edson Fernando Santos da. Ritual em Artaud: considerações por uma poética da crueldade. Orientador: Cesário Augusto Pimentel de Alencar. 2011. 167 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2011. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7787. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação analisa as proposições do visionário francês Antonin Artaud sobre o teatro ritual numa estreita relação com os acontecimentos de sua vida, categorizando-o como figura liminar, para extrair de sua própria experiência de vida os elementos relevantes que justifiquem a re-sacralização do palco exigida por ele. A partir da etimologia do termo “rito”, dimensiona-se o projeto teatral de Artaud no âmbito dos ritos religiosos, âmbito no qual serão tecidas considerações sobre os conceitos fundamentais do seu pensamento tais como Duplo, Crueldade, Metafísica, Magia e Sagrado. Apresenta-se ao final a formulação pnp vale i no contexto pc, procedimento gestado e aplicado na poética de cena do espetáculo Quando a musica terminar... A formulação aponta os limites e possibilidades de se realizar o teatro ritual como atividade liminóide.
Abstract: This dissertation analyses the propositions of French visionary Antonin Artaud, concerning his thoughts and accomplishments of ritual theatre in close connection with his lifetime. In this sense, Artaud is categorized as a liminal figure, insofar as he takes out, from his own life, relevant elements which justify the re-sacralization of the stage. From the etymological definition of „rite‟, this research allocates Artaud´s theatrical project the realm of religious rites, into which some of his concepts such as Double, Cruelty, Metaphysical, Magic and Sacred will be revealed. Also, the formula „pnp equals i in the pc context‟, applied during theatrical experimental montage of Quando a música terminar…, points out boundaries and possibilities of accomplishing ritual theatre as a liminoid activity.
Keywords: Teatro
Ritos religiosos
Liminaridade
Artaud, Antonin, 1896 -1948
Teatro francês
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências da Arte
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_RitualArtaudConsideracoes.pdf2,31 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons