Sistema de aquisição de dados para monitoramento de malha de terra energizada

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2015-11-18

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Citação

SOUSA, Kleiber Tenório de. Sistema de aquisição de dados para monitoramento de malha de terra energizada. Orientador: Ubiratan Holanda Bezerra; Coorientadora: Maria Emília de Lima Tostes. 2015. 66 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica.). Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém. 2015. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8027. Acesso em:.

DOI

O bom desempenho do sistema de aterramento de subestações e de usinas geradoras é uma condição essencial para que tais plantas possam operar dentro dos padrões de qualidade estabelecidos. Portanto, um sistema de monitoramento contínuo da malha de aterramento é uma ferramenta importante para auxiliar as equipes técnicas na identificação de falhas que afetem a operação dos Sistemas Elétricos de Potência. Alguns dos métodos tradicionais de medição nas malhas de aterramento necessitam do desligamento das instalações. No entanto, os contratos de concessão preveem penalidades por indisponibilidade da Geração e Transmissão, de modo que a adoção de procedimentos de avaliação constante do sistema de aterramento, sem o desligamento das instalações é essencial. Atendendo a essas especificações, esta Dissertação apresenta o desenvolvimento de um sistema embarcado de aquisição de sinais de tensão e corrente em pontos selecionados da malha de aterramento. Outro componente do sistema proposto é um software capaz de gerenciar a rede formada pelos diversos instrumentos de medição, organizar as informações coletadas em uma base de dados e produzir relatórios de acompanhamento das condições de operação da malha de aterramento. Um aspecto importante do sistema é a adoção da tecnologia de redes sem fio para comunicação entre um computador servidor e o conjunto de instrumentos de medição. Os resultados obtidos experimentalmente reforçam a contribuição do sistema desenvolvido e encorajam novos esforços de aperfeiçoamento.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Citação

SOUSA, Kleiber Tenório de. Sistema de aquisição de dados para monitoramento de malha de terra energizada. Orientador: Ubiratan Holanda Bezerra; Coorientadora: Maria Emília de Lima Tostes. 2015. 66 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica.). Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém. 2015. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8027. Acesso em:.