Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8040
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorCASTRO, Fábio Fonseca de-
dc.date.accessioned2017-03-28T16:19:08Z-
dc.date.available2017-03-28T16:19:08Z-
dc.date.issued2013-08-
dc.identifier.citationCASTRO, Fábio Fonseca de. Macrodinâmicas da comunicação midiática na Amazônia. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, Belém, v. 8, n. 2, p. 435-445, mai./ago. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-81222013000200013&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 28 mar. 2017. <http://dx.doi.org/10.1590/S1981-81222013000200013>.pt_BR
dc.identifier.issn1981-8122pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8040-
dc.description.abstractThe article discusses the characteristics of media communication system in the Amazon, describing how television networks, radio stations, newspapers, and communal and popular communication act, building strategies for the social reproduction of hegemonic models or, alternatively, rehearsing counter-hegemonic processes. The analysis highlights the political economy of communication, substantiated with an approach to the phenomenon of intersubjectivity, whereby we want to understand properly the Amazonian peculiarities in the Brazilian media scene. The theoretical-methodological approach considers the role of systems and systemic action in the context of a culturalist yaw in the political economy of communication. The article identifies eight macrodynamics in the Amazonian mediatic communication: the systemical logic in the dispute for communicative capital; the geoespatial dynamics of the markets; the perception of communicative function as marketing; the local complexity of the phenomenon of ‘electronic colonels’; the prevalence of the ‘advertising function’; the logic of exclusion of community communication; the role of the ‘Amazonian object’ in gauging the communicative capital; and the regional role of religious media.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Luciana Alcantara (lalcantara@ufpa.br) on 2017-03-28T16:17:45Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Artigo_MacrodinamicasComunicacaoMidiatica.pdf: 146287 bytes, checksum: 9815889b10d67348b273f387e150407c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Luciana Alcantara (lalcantara@ufpa.br) on 2017-03-28T16:19:08Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Artigo_MacrodinamicasComunicacaoMidiatica.pdf: 146287 bytes, checksum: 9815889b10d67348b273f387e150407c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-03-28T16:19:08Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Artigo_MacrodinamicasComunicacaoMidiatica.pdf: 146287 bytes, checksum: 9815889b10d67348b273f387e150407c (MD5) Previous issue date: 2013-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.relation.ispartofBoletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicação midiáticapt_BR
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectSistemas de comunicaçãopt_BR
dc.subjectPropagandapt_BR
dc.subjectCapital da comunicaçãopt_BR
dc.titleMacrodinâmicas da comunicação midiática na Amazôniapt_BR
dc.title.alternativeMacrodynamic of media communication in the Amazonpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.citation.volume8pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage435pt_BR
dcterms.citation.epage445pt_BR
dc.description.resumoO artigo discute as características do sistema de comunicação midiática presente na região amazônica, observando como redes de televisão, emissoras de rádio, jornais impressos e ações de comunicação comunitária e popular atuam, construindo estratégias de reprodução social de modelos hegemônicos ou, alternativamente, ensaiando processos contra-hegemônicos. Pretende-se um estudo de economia política da comunicação, substancializado com uma aproximação ao fenômeno da intersubjetividade, por meio da qual se pretende compreender mais adequadamente as peculiaridades amazônicas na cena midiádica brasileira. A perspectiva teórico-metodológica adotada procura discutir o papel de sistemas e da ação sistêmica no contexto de uma guinada culturalista da economia política da comunicação. São identificadas oito macrodinâmicas presentes na comunicação midiática da Amazônia: a lógica sistêmica na disputa pelo capital comunicativo; a dinâmica geoespacial dos mercados; a percepção da função comunicativa em sua dinâmica estritamente mercadológica; a complexidade local do fenômeno do ‘coronelismo eletrônico’; o predomínimo da ‘função de propaganda’; a lógica de exclusão da comunicação comunitária; o papel do ‘objeto amazônico’ na aferição do capital comunicacional; e o papel regional da comunicação religiosa.pt_BR
Aparece en las colecciones: Artigos Científicos - ILC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Artigo_MacrodinamicasComunicacaoMidiatica.pdf142,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons