Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8812
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorLOPES FILHO, Antônio Augusto do Canto-
dc.date.accessioned2017-07-10T15:26:36Z-
dc.date.available2017-07-10T15:26:36Z-
dc.date.issued2017-03-16-
dc.identifier.citationLOPES FILHO, Antônio Augusto do Canto. Só as coisas rasteiras me celestam: o contemporâneo e as suas insignificâncias em Manoel de Barros. 2017. 109 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2017. Programa de Pós-Graduação em Letras.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8812-
dc.description.abstractThis dissertation aims to explore, through categories of interpretation, poetic matters in the work of Manoel de Barros. The research begins with a discussion about crisis of the verse, one of the most substantial features of Modern Literature, which, in studying it, reveals the changing perspectives that poetry has passed from the end of 19th century to the present. Then, the use of the prefix des, so recurrent in this poetic exercise, as an autonomous construction of the words: deslimites. Finally, how the manoelinos verses fit into the contemporary; and the singular figure of the tiny, uplifting things from the ground. The study was constructed from the inquiry of the issues, above, through the works taken from the edition of Poesia Completa (2013): Matéria de Poesia (1970), O Guardador de Águas (1989), O Livro das Ignorãças (1993), Livro Sobre Nada (1996) e Retrato do Artista Quando Coisa (1998); and it is based, mainly, with the theoretical contribution of Marcos Siscar on the crisis of the verse when questioning the state of contemporary Brazilian poetry; Alberto Pucheu with the description established by him to Manoel de Barros: poet -thinker, because the origin is a constant argument in his poetry; Maurice Blanchot about the death of the nomination in Literature and Giorgio Agamben from the question of what is to be contemporary.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nathalya Silva (nathyjf033@gmail.com) on 2017-07-07T19:47:47Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_CoisasRasteirasCelestam.pdf: 1341376 bytes, checksum: 914899cf764c564a2ec6bdc48cdf8430 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Irvana Coutinho (irvana@ufpa.br) on 2017-07-10T15:26:36Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_CoisasRasteirasCelestam.pdf: 1341376 bytes, checksum: 914899cf764c564a2ec6bdc48cdf8430 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T15:26:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_CoisasRasteirasCelestam.pdf: 1341376 bytes, checksum: 914899cf764c564a2ec6bdc48cdf8430 (MD5) Previous issue date: 2017-03-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura moderna - Séx. XX - História e críticapt_BR
dc.subjectEstudos literáriospt_BR
dc.subjectPoesia brasileirapt_BR
dc.subjectBarros, Manoel de, 1916 - 2014 - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.titleSó as coisas rasteiras me celestam: o contemporâneo e as suas insignificâncias em Manoel de Barrospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Letras e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRApt_BR
dc.contributor.advisor1GUIMARÃES, Mayara Ribeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6834076554286321pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7764062868233341pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem por objetivo explorar, por meio de categorias de interpretação, as matérias poéticas na obra de Manoel de Barros. A pesquisa parte de uma discussão a respeito da crise de verso, um dos traços mais substanciais da Literatura Moderna, que, ao estudá-la revela as mudanças de perspectivas pelas quais a poesia tem passado desde os fins do século XIX até hoje. Em seguida, a utilização do prefixo des, tão recorrente nesse exercício poético, como construção autônoma das palavras: deslimites. Por fim, de que maneira os versos manoelinos inserem-se no contemporâneo; e a singular figura do ínfimo, enaltecedora das coisas do chão. O estudo construiu-se perante a indagação das questões, acima apresentadas, por meio das obras retiradas da edição de Poesia Completa (2013): Matéria de Poesia (1970), O Guardador de Águas (1989), O Livro das Ignorãças (1993), Livro Sobre Nada (1996) e Retrato do Artista Quando Coisa (1998); e é fundamentado, principalmente, com o aporte teórico de Marcos Siscar acerca da crise de verso ao questionar o estado da poesia brasileira contemporânea; de Alberto Pucheu no que se refere à descrição estabelecida por ele a Manoel de Barros: poeta-pensador, pois a origem é um argumento constante nessa poesia; de Maurice Blanchot quanto à morte da nomeação na Literatura e Giorgio Agamben a partir do questionamento do que é ser contemporâneo.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações em Letras (Mestrado) - PPGL/ILC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao_CoisasRasteirasCelestam.pdf1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons