Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9323
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPOMPEU, Eliel do Carmo-
dc.date.accessioned2017-12-13T17:08:36Z-
dc.date.available2017-12-13T17:08:36Z-
dc.date.issued2017-05-03-
dc.identifier.citationPOMPEU, Eliel do Carmo. Pensando com a educação crítica para crítica da educação ambiental na reserva extrativista Ipaú-Anilzinho. 2017. 113 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2017. Programa de Pós-Graduação em Educação.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9323-
dc.description.abstractThis study had as object the Environmental Education (E.A) from Anilzinho and Joana Peres EMEIF. This formulation sought to answer the following questions: What is an evident context about the socio-educational reality of Anilzinho EMEIF and Joana Peres EMEF for an Environmental Education by critical bias? What Environmental Educational propositions have been thought for EMEIF context from Anilzinho and EMEIF from Joana Peres as E.A practices? How does E.A present itself at EMEIF from Anilzinho and at EMEF from Joana Peres, having as context traditional communities and the institutionalization of RESEX? It was sought to make an analysis about the present E.A in the perception of educator subjects and in the context of EMEIF from Anilzinho and EMEF from Joana Peres as an instrument of pedagogical mediation and environmental sociability. The methodology was produced by bibliographical review and semi-structured interview, using as reference method historical-dialectical materialism and, as a technique of interpretation, content analysis. The study came up to some conclusions: The schools’ subjects and contexts have little institutionalization knowledge of the National Policy of Environmental Education and although the E.A came to be part of the social conscience of the school educator subjects, these have not promoted theory-practicing, pedagogical organization, discusses among schools and RESEX, between traditional and scientific knowledge, school articulation, policy and community, as well as, formation, understanding on RESEX, E.A and other resources to produce advances over Socio-environmental schools reality from Anilzinho and Joana Peres.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cássio da Cruz Nogueira (cassionogueirakk@gmail.com) on 2017-10-19T14:08:40Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_PensandoEducacaoCritica.pdf: 1354394 bytes, checksum: 9730e22e9b50a5cee838acf4ee17c7c2 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2017-12-13T17:08:36Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_PensandoEducacaoCritica.pdf: 1354394 bytes, checksum: 9730e22e9b50a5cee838acf4ee17c7c2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-13T17:08:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_PensandoEducacaoCritica.pdf: 1354394 bytes, checksum: 9730e22e9b50a5cee838acf4ee17c7c2 (MD5) Previous issue date: 2017-05-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectMediação pedagógicapt_BR
dc.subjectReserva Extrativista (RESEX)pt_BR
dc.subjectReserva Extrativista Ipaú-Anilzinho - PApt_BR
dc.titlePensando com a educação crítica para crítica da educação ambiental na reserva extrativista Ipaú-Anilzinhopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO AMBIENTALpt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Marilena Loureiro da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7261982145077537pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5867134519413920pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo teve como objeto a Educação Ambiental (EA) nas escolas EMEIF de Anilzinho e Joana Peres. Dessa formulação buscou-se responder as seguintes questões: Que contexto se evidencia para realidade sócio-educacional da EMEIF Anilzinho e EMEF de Joana Peres para uma EA por viés crítico? Que proposições de EA tem sido pensada para o contexto das EMEIF de Anilzinho e EMEF de Joana Peres como práticas de EA? Como a EA se apresenta na EMEIF de Anilzinho e na EMEF de Joana Peres tendo como contexto comunidades tradicionais e a institucionalização da RESEX? Partindo desses questionamentos, buscou-se analisar a EA presente na percepção dos sujeitos educadores e no contexto da EMEIF de Anilzinho e na EMEF de Joana Peres enquanto instrumento de mediação pedagógica e sociabilidade ambiental. A metodologia foi produzida por revisão bibliográfica e entrevista semiestruturada, tendo como método de referência o materialismo histórico-dialético e, como, técnica de interpretação a análise de conteúdo. O estudo desempenhou algumas conclusões: os sujeitos e o contexto das escolas apresentam pouco conhecimento da institucionalização da Política de Educação Ambiental e apesar da EA fazer parte da consciência social dos sujeitos educadores das escolas, estes, não tem promovido aprofundamento teórico-prático, organização pedagógica, diálogo entre escola e RESEX, entre conhecimento tradicional e conhecimento cientifico, articulação entre escola, políticas e comunidade, assim como, falta formação, esclarecimento quanto a RESEX, EA e outros recursos para produzir avanços na realidade socioambiental das escolas de Anilzinho e Joana Peres.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Educação (Mestrado) - PPGED/ICED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_PensandoEducacaoCritica.pdf1,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons