Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9390
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLEMOS, Isabele Batista de-
dc.date.accessioned2018-01-25T14:03:46Z-
dc.date.available2018-01-25T14:03:46Z-
dc.date.issued2017-12-
dc.identifier.citationLEMOS, Isabele Batista de. Narrativas de cotistas raciais sobre suas experiências na universidade. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 22, n. 71, p.1-25, dez. 2017. Disponível em:<http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9390>. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.issn1809-449Xpt_BR
dc.identifier.issn1413-2478pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9390-
dc.description.abstractThe article resulted from a research focused on the academic trajectories of students who entered the system through racial quotas in the Universidade Federal do Pará (UFPA), considering the analysis of the meanings attributed by students themselves to this experience they lived. In the field of studies about the functioning of racial affirmative actions, the research analyzes the narratives of thirteen students who entered UFPA through the racial quota and have already graduated or are close to complete their graduation. The conclusions of this study suggest that, regarding the students interviewed, the program of UFPA has been effective in providing these young people with access and successful stay at the university, although they still face financial difficulties, problems to access cultural benefits and prejudice, both because they are racial quota beneficiaries and because they are black.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rose Suellen (rosesuellen@ufpa.br) on 2018-01-25T14:03:22Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Artigo_NarrativasCotistasRaciais.pdf: 251327 bytes, checksum: dca858deef0896d6405122f7fe13274b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rose Suellen (rosesuellen@ufpa.br) on 2018-01-25T14:03:46Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Artigo_NarrativasCotistasRaciais.pdf: 251327 bytes, checksum: dca858deef0896d6405122f7fe13274b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-25T14:03:46Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Artigo_NarrativasCotistasRaciais.pdf: 251327 bytes, checksum: dca858deef0896d6405122f7fe13274b (MD5) Previous issue date: 2017-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source.urihttp://www.scielo.br/pdf/rbedu/v22n71/1809-449X-rbedu-22-71-e227161.pdfpt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectCotas raciais em universidadespt_BR
dc.subjectAções afirmativaspt_BR
dc.titleNarrativas de cotistas raciais sobre suas experiências na universidadept_BR
dc.title.alternativeNarratives of racial quota beneficiaries about their experiences at the universitypt_BR
dc.title.alternativeNarrativas de estudiantes cuotistas raciales sobre sus experiencias en la universidadpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3338797055858236pt_BR
dc.citation.volume22pt_BR
dc.citation.issue71pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dcterms.citation.epage25pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782017227161pt_BR
dc.description.resumoO artigo é fruto de pesquisa que se concentrou nas trajetórias acadêmicas de alunos e alunas que ingressaram pelo sistema de cotas raciais na Universidade Federal do Pará (UFPA), mediante a análise dos significados atribuídos pelos próprios estudantes a essa experiência que vivenciaram. No campo de estudos sobre o funcionamento dos programas de ação afirmativa baseados no critério racial, foram analisadas as narrativas de treze estudantes que entraram na UFPA por meio das cotas raciais e que já concluíram ou estão prestes a concluir a graduação. As conclusões do estudo sugerem que, em relação à amostra de estudantes entrevistados, o programa da UFPA tem sido eficaz em proporcionar a esses jovens o acesso e a permanência exitosa na academia, embora ainda enfrentem dificuldades financeiras, de acesso a bens culturais e o preconceito tanto por serem cotistas quanto por serem negros.pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos Científicos - ICJ

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_NarrativasCotistasRaciais.pdf245,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons