Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9768
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSMITH, Ricardo Augusto Ferreira-
dc.date.accessioned2018-04-17T13:26:33Z-
dc.date.available2017-08-18-
dc.date.available2018-04-17T13:26:33Z-
dc.date.issued2017-07-29-
dc.identifier.citationSMITH, Ricardo Augusto Ferreira. A prática musical do Vominê na festa de São Tiago em Mazagão Velho - AP. Orientadora: Sonia Maria Moraes Chada. 2017. 100 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9768. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9768-
dc.description.abstractThe present work problematizes aspects of the musical practice called Vominê, that integrates the Festa de São Tiago in Mazagão Velho, lacated in Amapá province. Supported by the theoretical perspectives of ethnomusicology, it is sought to reflect on the potentialities representative of this practice in relation to the individuals that take part of it. The Festivity of St. Tiago is a secular practice that happens annually, with Vominê, a kind of song of victory or exaltation of bravery, an integral part of this festivity. Investigating Vominê's practice, considering the way it operates in its musicais and social structures in its context is our main objective. In order to do so, we started with a review of the available literature and the direct observation of reality, considering the cultural analysis of the musical practice as proposed by Chada.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Larissa Silva (larissasilva@ufpa.br) on 2018-04-13T19:35:54Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_PraticaMusicalVomineFestaSaoTiago.pdf: 7054435 bytes, checksum: e16aee94434d6e66e79173f7012d989e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Larissa Silva (larissasilva@ufpa.br) on 2018-04-17T13:26:33Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_PraticaMusicalVomineFestaSaoTiago.pdf: 7054435 bytes, checksum: e16aee94434d6e66e79173f7012d989e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-04-17T13:26:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_PraticaMusicalVomineFestaSaoTiago.pdf: 7054435 bytes, checksum: e16aee94434d6e66e79173f7012d989e (MD5) Previous issue date: 2017-07-29en
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectMúsica folclórica - Mazagão Velho (AP)pt_BR
dc.subjectMúsica - Análise, apreciação - Mazagão Velho (AP)pt_BR
dc.subjectMazagão Velho (AP)pt_BR
dc.titleA prática musical do Vominê na festa de São Tiago em Mazagão Velho - APpt_BR
dc.title.alternativeThe musical practice of Vominê in the Feast of St. James in Mazagão Velho - APpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Artept_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
dc.contributor.advisor1CHADA, Sonia Maria Moraes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1004865944722134pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0173165382947352pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa problematiza aspectos da prática musical chamada Vominê que integra a Festa de São Tiago, em Mazagão Velho – AP. A festividade dedicada a São Tiago é uma prática secular que acontece anualmente, sendo o Vominê, espécie de celebração da vitória ou exaltação à bravura, parte integrante do festejo. Investigar a prática musical do Vominê, considerando a maneira como esta opera em suas estruturas tanto musicais quanto sociais em seu contexto foi o nosso objetivo principal. Tendo como suporte as perspectivas teóricas da etnomusicologia, discutimos sobre as potencialidades representativas dessa prática musical em relação aos indivíduos que dela tomam parte, considerando a revisão da literatura consultada, a observação direta da realidade, e a análise cultural da prática musical como proposta por Chada, Blacking, Seeger e Geertz.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
dc.subject.linhadepesquisaTEORIAS E INTERFACES EPISTÊMICAS EM ARTESpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoARTESpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_PraticaMusicalVomine.pdf6,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons