Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9768
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | SMITH, Ricardo Augusto Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-17T13:26:33Z | - |
dc.date.available | 2017-08-18 | - |
dc.date.available | 2018-04-17T13:26:33Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-29 | - |
dc.identifier.citation | SMITH, Ricardo Augusto Ferreira. A prática musical do Vominê na festa de São Tiago em Mazagão Velho - AP. Orientadora: Sonia Maria Moraes Chada. 2017. 100 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9768. Acesso em:. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9768 | - |
dc.description.abstract | The present work problematizes aspects of the musical practice called Vominê, that integrates the Festa de São Tiago in Mazagão Velho, lacated in Amapá province. Supported by the theoretical perspectives of ethnomusicology, it is sought to reflect on the potentialities representative of this practice in relation to the individuals that take part of it. The Festivity of St. Tiago is a secular practice that happens annually, with Vominê, a kind of song of victory or exaltation of bravery, an integral part of this festivity. Investigating Vominê's practice, considering the way it operates in its musicais and social structures in its context is our main objective. In order to do so, we started with a review of the available literature and the direct observation of reality, considering the cultural analysis of the musical practice as proposed by Chada. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Larissa Silva (larissasilva@ufpa.br) on 2018-04-13T19:35:54Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_PraticaMusicalVomineFestaSaoTiago.pdf: 7054435 bytes, checksum: e16aee94434d6e66e79173f7012d989e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Larissa Silva (larissasilva@ufpa.br) on 2018-04-17T13:26:33Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_PraticaMusicalVomineFestaSaoTiago.pdf: 7054435 bytes, checksum: e16aee94434d6e66e79173f7012d989e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-04-17T13:26:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_PraticaMusicalVomineFestaSaoTiago.pdf: 7054435 bytes, checksum: e16aee94434d6e66e79173f7012d989e (MD5) Previous issue date: 2017-07-29 | en |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Música folclórica - Mazagão Velho (AP) | pt_BR |
dc.subject | Música - Análise, apreciação - Mazagão Velho (AP) | pt_BR |
dc.subject | Mazagão Velho (AP) | pt_BR |
dc.title | A prática musical do Vominê na festa de São Tiago em Mazagão Velho - AP | pt_BR |
dc.title.alternative | The musical practice of Vominê in the Feast of St. James in Mazagão Velho - AP | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências da Arte | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | CHADA, Sonia Maria Moraes | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1004865944722134 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0173165382947352 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa problematiza aspectos da prática musical chamada Vominê que integra a Festa de São Tiago, em Mazagão Velho – AP. A festividade dedicada a São Tiago é uma prática secular que acontece anualmente, sendo o Vominê, espécie de celebração da vitória ou exaltação à bravura, parte integrante do festejo. Investigar a prática musical do Vominê, considerando a maneira como esta opera em suas estruturas tanto musicais quanto sociais em seu contexto foi o nosso objetivo principal. Tendo como suporte as perspectivas teóricas da etnomusicologia, discutimos sobre as potencialidades representativas dessa prática musical em relação aos indivíduos que dela tomam parte, considerando a revisão da literatura consultada, a observação direta da realidade, e a análise cultural da prática musical como proposta por Chada, Blacking, Seeger e Geertz. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes | pt_BR |
dc.subject.linhadepesquisa | TEORIAS E INTERFACES EPISTÊMICAS EM ARTES | pt_BR |
dc.subject.areadeconcentracao | ARTES | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_PraticaMusicalVomine.pdf | 6,89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons