Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9768
metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 29-Jul-2017
metadata.dc.creator: SMITH, Ricardo Augusto Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor1: CHADA, Sonia Maria Moraes
Title: A prática musical do Vominê na festa de São Tiago em Mazagão Velho - AP
Other Titles: The musical practice of Vominê in the Feast of St. James in Mazagão Velho - AP
metadata.dc.description.sponsorship: 
Citation: SMITH, Ricardo Augusto Ferreira. A prática musical do Vominê na festa de São Tiago em Mazagão Velho - AP. Orientadora: Sonia Maria Moraes Chada. 2017. 100 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9768. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa problematiza aspectos da prática musical chamada Vominê que integra a Festa de São Tiago, em Mazagão Velho – AP. A festividade dedicada a São Tiago é uma prática secular que acontece anualmente, sendo o Vominê, espécie de celebração da vitória ou exaltação à bravura, parte integrante do festejo. Investigar a prática musical do Vominê, considerando a maneira como esta opera em suas estruturas tanto musicais quanto sociais em seu contexto foi o nosso objetivo principal. Tendo como suporte as perspectivas teóricas da etnomusicologia, discutimos sobre as potencialidades representativas dessa prática musical em relação aos indivíduos que dela tomam parte, considerando a revisão da literatura consultada, a observação direta da realidade, e a análise cultural da prática musical como proposta por Chada, Blacking, Seeger e Geertz.
Abstract: The present work problematizes aspects of the musical practice called Vominê, that integrates the Festa de São Tiago in Mazagão Velho, lacated in Amapá province. Supported by the theoretical perspectives of ethnomusicology, it is sought to reflect on the potentialities representative of this practice in relation to the individuals that take part of it. The Festivity of St. Tiago is a secular practice that happens annually, with Vominê, a kind of song of victory or exaltation of bravery, an integral part of this festivity. Investigating Vominê's practice, considering the way it operates in its musicais and social structures in its context is our main objective. In order to do so, we started with a review of the available literature and the direct observation of reality, considering the cultural analysis of the musical practice as proposed by Chada.
Keywords: Música folclórica - Mazagão Velho (AP)
Música - Análise, apreciação - Mazagão Velho (AP)
Mazagão Velho (AP)
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: ARTES
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: TEORIAS E INTERFACES EPISTÊMICAS EM ARTES
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências da Arte
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_PraticaMusicalVomine.pdf6,89 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons