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A luz, o tema e a técnica: a relação impressionista nas pinturas de paisagens de Pinto Guimarães

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17-12-2015

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CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

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FROTA, Antonio Juvenil da. A luz, o tema e a técnica: a relação impressionista nas pinturas de paisagens de Pinto Guimarães. Orientador: Alexandre Silva dos Santos Filho. 2015. 182 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2015. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9967. Acesso em:.

DOI

Trânsitos e estratégias epistemológicas em Arte nas Amazônias é a linha de pesquisa a que se vincula esta dissertação, cujo objeto de estudo são as pinturas de paisagens de Pinto Guimarães, desenvolvidas durante a segunda metade do século XX. Tem como objetivo examinar as pinturas do artista paraense Pinto Guimarães, tanto nos seus aspectos procedimentais de execução, quanto na escolha temática dos cenários e dos motivos paisagísticos, bem como a visualidade da técnica pictórica, relacionando as suas características estilísticas às das pinturas impressionistas produzidas na França na segunda metade do século XIX. A metodologia é teórica com aporte documental e biográfica, com a qual se examinam pinturas produzidas pelo artista no período de 1963 a 1996 a partir de obras originais e da leitura de fotografias de obras importantes, pertencentes a acervos particular e público. Este estudo reúne autores da história da arte que tratam dos fundamentos da escola impressionista francesa, dentre os quais se destacam Argan (1992), Balzi (2009), Cavalcanti, C. (1981), Gompertz (2013), Lobstein (2010), Mason (2009), Newall (2011), Serullaz (1989) e Hauser (1998). Esclarece-se o legado visual que as pinturas de paisagens trouxeram para a contemporaneidade da arte pictórica em Belém, conforme as influências estilísticas a que elas estavam submetidas durante o período em que foram realizadas. Por fim, esta pesquisa aponta para as marcas objetivas de existência de um impressionismo na obra do artista e de características vinculadas à modernidade, mas também revela as verdadeiras motivações que conduziram o autor para o desenvolvimento das suas pinturas de paisagens.

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Palavras-chave

Pinto GuimarãesPintura paisagística brasileiraPintura - AmazôniaPintores impressionistas

Área de concentração

ARTES

Linha de pesquisa

TEORIAS E INTERFACES EPISTÊMICAS EM ARTES

CNPq

CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::PINTURA

País

Brasil

Instituição

Universidade Federal do Pará

Sigla da Instituição

UFPA

Instituto

Instituto de Ciências da Arte

Programa

Programa de Pós-Graduação em Artes

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Fonte

1 CD-ROM

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