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Tipo: Dissertação
Data do documento: 14-Dez-2016
Autor(es): ANTUNES, Glauce Correa
Primeiro(a) Orientador(a): RODRIGUES, Isabel Cristina França dos Santos
Título: Argumentação e a formação do sujeito aluno-autor: processos de (re)significação do dizer na era digital
Agência de fomento: 
Citar como: ANTUNES, Glauce Correa. Argumentação e a formação do sujeito aluno-autor: processos de (re)significação do dizer na era digital. 2016. 131 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2016. Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10124>. Acesso em:.
Resumo: O presente trabalho objetiva discutir, a partir das perspectivas relacionadas à interação verbal e gêneros discursivos postuladas por Bakhtin (2003), Bakhtin/Volochínov (2006) e Geraldi (1997) e concepções de leitura e escrita propostas por Kleiman (2013) e Antunes (2005; 2009, 2012), de que maneira podemos contribuir para ampliar as competências de leitura e escrita, promovendo a utilização contextual do gênero do discurso escolhido, a saber, a carta. Nossos estudos também se deram à luz de Rojo e Barbosa (2015), Rojo (2013) e Araújo e Leffa (2016) no tocante ao uso de novas tecnologias na escola. Quanto ao tipo de pesquisa, em relação aos procedimentos, trata-se de uma pesquisa-ação e participante; quanto à abordagem, é qualitativa, com traços etnográficos, por envolver o aprimoramento de práticas docentes por meio de interferências nossas, cujas informações foram reunidas por meio de um trabalho de campo. Os sujeitos selecionados para a pesquisa são alunos do 8º ano do ensino fundamental, da rede pública municipal de ensino, em Belém. O corpus desta pesquisa compõe-se de cartas manuscritas e postagens no Facebook produzidas pelos alunos mencionados. Como objetivo geral, pretendemos verificar em que sentido a escrita do gênero discursivo carta mobiliza diferentes saberes ao ser utilizado em práticas escolares centradas o mais próximo possível das situações linguageiras dos alunos. No que diz respeito aos objetivos específicos, pretendemos (i) apurar como esses mesmos sujeitos portam-se frente a um contexto com as singularidades do mundo virtual; e (ii) verificar de que maneira a utilização de sequenciadores do discurso propicia a construção de sentidos nessas produções. Para isso introduzimos a utilização do Facebook para que eles também se posicionem como leitores críticos, no intuito de compararmos o que diferencia sua postura crítica on-line da escrita convencional, comparando, dessa forma, os contextos de produção e as diferenças que isso implica nas escolhas lexicais. Além dos autores já mencionados, pautamo-nos em Lopes-Rossi (2008) e Solé (1998), os quais conduziram alguns dos encaminhamentos que propusemos para atingir nossos objetivos. A fim de alcançá-los e consolidar nossas análises, aplicamos uma proposta de intervenção, realizada em forma de projeto de ensino, com módulos de leitura, escrita e divulgação, o qual culminou em trocas de cartas entre alunos de escolas em diferentes municípios (Belém e Tomé-Açu) e postagens nos perfis de nossos alunos de Belém. Os resultados apontam que há mudança de postura quando o sujeito aluno-autor se depara com uma situação linguageira na qual, de fato, há um interlocutor real e a escrita torna-se significativa; e também realiza escolhas gramaticais, lexicais e fraseológicas diferenciadas ao estruturar seu enunciado frente a diferentes interlocutores.
Abstract: The present work aims to discuss, from the perspectives related to the verbal interaction and discursive genres postulated by Bakhtin (2003), Bakhtin/Volochínov (2006) and Geraldi (1997) and reading and writing conceptions proposed by Kleiman (2013) and Antunes (2005, 2009, 2012), how we can contribute to broadening reading and writing skills, promoting the contextual use of the chosen discourse genre, namely the letter. Our studies were also based on Rojo and Barbosa (2015), Rojo (2013) and Araújo and Leffa (2016) regarding the use of new technologies in school. As for the type of research, in relation to the procedures, it is an action-research and participant; about the approach, is qualitative, with ethnographic traits, since it involves the improvement of teaching practices through our interferences, whose information was gathered through a field work. The subjects selected for the survey are 8th grade students from the municipal public-school system in Belém. The corpus of this research is composed of handwritten letters and Facebook posts produced by the mentioned students. As a general objective, we intend to verify in what sense the writing of the discursive letter genre mobilizes different knowledge when it is used in school practices centered as close as possible to the linguistic situations of the students. Regarding the specific objectives, we intend: (i) to ascertain how these same subjects behave in a context with the singularities of the virtual world; and (ii) to verify how the use of speech sequencers facilitates the construction of meanings in their productions. To do this, we introduce the use of Facebook so that they also position themselves as critical readers, in order to compare what differentiates their critical online position from conventional writing, thus comparing the contexts of production and the differences that this implies in the lexical choices. In addition to the aforementioned authors, we have been in Lopes-Rossi (2008) and Solé (1998), which have led some of the guidelines we have proposed to achieve our objectives. To reach them and consolidate our analyzes, we applied an intervention proposal, carried out in the form of a teaching project, with modules for reading, writing and dissemination, which culminated in exchanges of letters between school students in different cities (Belém and Tomé-Açu) and posts in the profiles of our students from Belém. The results point out that there is a change of posture when the student-author subject is faced with a linguistic situation in which, in fact, there is a real interlocutor and the writing becomes significant and makes different grammatical, lexical and phraseological choices when structuring its statement in front of different interlocutors.
Palavras-chave: Livros e leitura
Letramento
Tecnologia educacional
Língua portuguesa - Escrita
Área de Concentração: LINGUAGENS E LETRAMENTOS
Linha de Pesquisa: LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL - DIVERSIDADE SOCIAL E PRÁTICAS DOCENTES
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Letras e Comunicação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Letras ( Mestrado Profissional) - PROFLETRAS/ILC

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