Os processos de revisão e reescrita na produção do gênero conto popular belenense escrito

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2018-03-29

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Universidade Federal do Pará

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PEREIRA, Andressa do Rosário dos Santos. Os processos de revisão e reescrita na produção do gênero conto popular belenense escrito. 2018. 246 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2018. Programa de Pós-Graduação em Letras. Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10167>. Acesso em:.

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Esta pesquisa consiste em um estudo teórico-prático sobre os processos de revisão e de reescrita na produção do gênero conto popular belenense escrito, a partir do trabalho com esse gênero discursivo, em uma turma de 7º ano. Parte da hipótese de que os alunos, ao participarem de um projeto pedagógico de leitura e escrita - a partir da produção textual do gênero supracitado, considerando os processos de revisão e reescrita mediada por bilhetes orientadores na construção desse gênero, atenderiam frequentemente a estratégia “atender a correção e reformular conforme lhe foi sugerido” e recorreriam mais vezes às operações acréscimo e substituição. Em vista desse propósito, a investigação tem como objetivo geral compreender os processos de revisão e reescrita do gênero discursivo conto popular belenense, produzido por alunos do 7º ano, com o intuito de contribuir para a formação de produtores competentes de textos. À luz da Linguística Aplicada, a investigação, vinculada ao Projeto de Pesquisa Práticas de Linguagem e Formação Docente, da UFPA, campus de Castanhal, tem por pressupostos a concepção dialógica da linguagem, a partir dos teóricos do Círculo de Bakhtin e de pesquisadores que seguem este viés. Caracteriza-se como pesquisa-ação, qualitativo-interpretativa, de cunho etnográfico e de natureza aplicada e realizou-se em uma escola da rede municipal de ensino, na cidade de Ananindeua/PA. Buscando responder à questão acerca de como os processos de revisão e reescrita contribuem para o desenvolvimento de habilidades de escrita de alunos do 7º ano do ensino fundamental, aumentando a competência comunicativa desses alunos na construção do gênero discursivo conto popular belenense escrito, realizamos, primeiramente, um diagnóstico da turma, a partir da implementação de uma proposta de produção textual, para verificar quais conhecimentos os alunos já possuíam sobre o gênero conto popular belenense escrito bem como suas dificuldades referentes à escrita. Em seguida, a partir do diagnóstico realizado, elaboramos uma proposta de intervenção com o referido gênero, utilizando a metodologia de projetos de leitura e escrita de Lopes-Rossi (2008). Na sequência, implementamos a proposta na turma e selecionamos as produções textuais e, a partir delas, verificamos que, de posse de seus textos revisados pela professora pesquisadora, via bilhete orientador, os alunos optaram pelas seguintes estratégias: i. atender parcialmente a revisão sugerida pela professora pesquisadora; ii. atender as sugestões de revisão propostas. Com relação aos aspectos linguístico-discursivos utilizados pelos sujeitos no ato da reescrita, verificamos uma significativa ocorrência de substituições e acréscimos no processo de reescrita a partir da orientação do professor por meio do bilhete orientador. Como resultado, observamos que os processos de revisão e reescrita contribuem para que haja uma reflexão do aluno sobre a necessidade de deslocar-se da posição de sujeito passivo - aquele que escreve apenas para exercitar ou para alcançar uma nota - para a posição de quem inicia um processo de compreender-se como um sujeito inserido em um processo dialógico de construção da escrita.

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PEREIRA, Andressa do Rosário dos Santos. Os processos de revisão e reescrita na produção do gênero conto popular belenense escrito. 2018. 246 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2018. Programa de Pós-Graduação em Letras. Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10167>. Acesso em:.