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Tipo: Dissertação
Fecha de publicación : 21-nov-2017
Autor(es): CASIMIRO, Aline Marques
Primer Orientador: SIMONIAN, Ligia Terezinha Lopes
Título : Estruturas de governança das escolas municipais de Castanhal, Pará
Citación : CASIMIRO, Aline Marques. Estruturas de governanças das escolas municipais de Castanhal, Pará. 2017. 110 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Belém, 2017. Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10305>. Acesso em:.
Resumen: Nesta dissertação de mestrado, discute-se a governança como resultado das estruturas formadas pela interação entre atores nas organizações públicas escolares, com enfoque nas escolas do município de Castanhal. Destaca-se que a maioria das escolas desse município não tem atingido as metas do IDEB projetadas para os anos finais do ensino fundamental. Entende-se que estruturas que definem a governança oferecem as condições para a atuação alinhada da gestão em relação aos objetivos e metas da política educacional. Sendo assim, para apreender a relação entre a governança e os resultados relativos ao desempenho dos discentes, partiu-se da compreensão das estruturas de governança das escolas públicas de Castanhal. Este trabalho tem como classificação metodológica a abordagem qualitativa e objetivo descritivo. Os procedimentos adotados para a coleta de dados foram a pesquisa bibliográfica, documental e estudo de caso. Utiliza-se das técnicas de entrevista semiestruturada aplicada ao secretário municipal de educação; de questionário aplicados aos gestores das escolas selecionadas. Infere-se, a partir dos dados obtidos, que estruturas hierarquizadas nas quais pouco se oferecem as condições para a participação dos atores interessados podem interferir nos resultados das variáveis mensuradas pelo IDEB. As organizações que privilegiam o compartilhamento do poder estão à frente daquelas de estrutura centralizada. Todas elas, no entanto, ainda precisam dispor de instrumentos de monitoramento do desempenho dos atores e das decisões tomadas. A identificação do modo como estão definidas as estruturas de governança das escolas do município de Castanhal demonstra que, ao contemplar os elementos propostos neste trabalho, eles servirão como guia na identificação de entraves para o atingimento das metas relativas ao processo de ensino-aprendizagem.
Resumen : In this master dissertation, governance is debated as a result of structures that are formed by the interaction among actors who work in public scholar organizations, with focus in schools in the municipality of Castanhal. The majority of theses schools have not reached the goals of the IDEB projected to the final series of elementary schools. It is considered that structures that generate governance offer the conditions to the acting of management that serve to an educational policy. Thus, to understand the relationship between governance and the results related to the performance of the learning community, the starting point is the identification of the governance structures of the public schools of Castanhal. It has as a methodologic classification the qualitative approach and a descriptive objetive. The assumed procedures to data collection were bibliographic and documental and case study. It was used the semi structured interview thecnic applied to municipal secretary of education; of questionaries applied to managers of the selected schools. It is inferred from the research results that hierarchical structures, the ones which offer few conditions to the participation of interested actors, do not contribute to school performances of the students regarding the measured variables by IDEB. The organizations that privilege the power sharing are in front of those of centralized structure, however, they still need to dispose of monitoring instruments of the actor’s performance and of made decisions. The visualization of the way as the governance structures are disposed, the structures of governance of the schools of the municipality of Castanhal demonstrate that, while contemplating the elements here proposed, they may help in the identification of obstacles to the achievement of the goals related to the teaching-learning process.
Palabras clave : Educação - Castanhal (PA)
Política educacional - Castanhal (PA)
Política pública - Educação - Castanhal (PA)
Governança corporativa
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: GESTÃO PÚBLICA DO DESENVOLVIMENTO
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Núcleo de Altos Estudos Amazônicos
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Aparece en las colecciones: Dissertações em Gestão Pública (Mestrado) - PPGGP/NAEA

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