SIBI! EM BREVE O RIUFPA ESTARÁ LIBERADO! AGUARDEM!
 

Percepções dos servidores sobre responsabilidade social em unidades de extensão da Universidade Federal do Pará

Imagem de Miniatura

Data

19-10-2017

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Agência de fomento

Contido em

Citar como

HORTA, Luiza Cristilene da Costa. Percepções dos servidores sobre responsabilidade social em unidades de extensão da Universidade Federal do Pará. 2017. 101 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Belém, 2017. Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10314>. Acesso em:.

DOI

O objetivo principal deste trabalho é identificar as percepções de servidores da Clínica de Odontologia, Clínica de Psicologia e Núcleo de Prática Jurídica ao que se refere à responsabilidade social da UFPA. Os objetivos específicos são: 1) discutir conceitualmente a responsabilidade social no setor público, 2) descrever os serviços disponibilizados pelas unidades que prestam serviços à comunidade do entorno, e 3) verificar como essas ações são percebidas e avaliadas pelos servidores, com base nas dimensões de responsabilidade socioambiental. O referencial apresenta conceitos de práticas socioambientais, concepções de responsabilidade social da ABNT NBR IS0 26000 e do Instituto Ethos de Responsabilidade Social, discute a inserção da responsabilidade social na administração pública, em especial nas Universidades, considerando as contribuições destas para o desenvolvimento sustentável. A abordagem de análise é qualitativa, constituída de pesquisa bibliográfica, levantamento documental e pesquisa de campo. Os atores da pesquisa são os servidores do Núcleo de Prática Jurídica da UFPA, da Clínica de Psicologia e da Clínica de Odontologia, unidades da UFPA que disponibilizam serviços à comunidade. Foram realizadas entrevistas, orientadas por instrumental elaborado com base nas dimensões dos Indicadores de Responsabilidade Social do Instituto Ethos: visão e estratégia, governança e gestão, social e ambiental. Os resultados indicam percepções positivas dos servidores sobre responsabilidade social organizacional, ao expressarem visões gerais sobre missão, visão e valores institucionais, satisfação no trabalho e identificarem o compromisso social das ações realizadas. Algumas dificuldades relacionadas a problemas com a estrutura física e orçamentárias não comprometem a identificação dos atores entrevistados com os objetivos das Unidades e não fragilizam a imagem sobre a responsabilidade social institucional.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

GESTÃO PÚBLICA DO DESENVOLVIMENTO

Linha de pesquisa

GESTÃO DE ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS

CNPq

CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL

País

Brasil

Instituição

Universidade Federal do Pará

Sigla da Instituição

UFPA

Instituto

Núcleo de Altos Estudos Amazônicos

Programa

Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública

item.page.isbn

Fonte

1 CD-ROM

item.page.dc.location.country

Fonte URI