Desamparo aprendido com o zebrafish (Danio rerio)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Tipo

Data

2014-05-23

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Citação

NASCIMENTO, Gabriela Souza. Desamparo aprendido com o zebrafish (Danio rerio). Orientador: Amauri Gouveia Jr. 2014. 89 f. Tese (Doutorado em Teoria e Pesquisa do Comportamento) - Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Universidade Federal do Pará, Belém, 2014. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10480. Acesso em:.

DOI

Exposição a eventos aversivos incontroláveis gera dificuldade de aprendizagem para relações de contingência, fuga e/ou esquiva. Tal fenômeno foi denominado de desamparo aprendido e tem sido relacionado à depressão e transtorno de estresse póstraumático. Este trabalho é composto de três estudos com os objetivos de: produzir desamparo aprendido em Danio rerio (Estudo I), investigar os efeitos da luz sobre o teste de fuga (Estudo II) e avaliar os efeitos da imipramina administrada em regime agudo sobre o desamparo aprendido em Danio rerio (Estudo III). Em todos os experimentos foi utilizada uma shuttlebox de acrílico (INSIGHT Equipamentos), que continham uma área central (removível) que permitia o isolamento dos sujeitos. O protocolo geral consistiu de duas fases: 1) Tratamento, onde cada peixe do tratamento choque incontrolável (CHI) foi submetido a 60 choques aleatórios e incontroláveis (0.7- 0.9 V, com duração de 30 segundos), nesta fase os sujeitos do grupo que não receberam tratamento com choque elétrico (NCH) apenas permaneceram na área central por 60 minutos; e 2) Teste, onde cada sujeito, indiferente do tratamento recebido, foi submetido a uma sessão de fuga com 30 choques (0.7 a 0.9V, duração máxima de 30 segundos). No estudo I, foram utilizados 3 grupos, um experimental (GE-CHI) e dois controles, um permanecendo no aquário experimental por 60 minutos sem choque (GCNCH) e outro que permaneceu no aquário viveiro durante a fase I (GF-NCH). No estudo II foram utilizados 4 grupos, um par de NCH e CHI submetidos ao teste com luz, outro par (NCH e CHI) que realizaram o teste na condição sem luz. Já no estudo III foram utilizados 6 grupos de acordo com a concentração de imipramina administrada por 10 minutos, antes da sessão teste: 0,0 mg/l NCH; 0,0 mg/CHI; 1,0 mg/l NCH; 1,0 mg/l CHI; 2,0 mg/l NCH; e 2,0 mg/l CHI. Os principais resultados mostraram que é possível gerar desamparo aprendido em Danio rerio (estudo I), sendo que a luz é uma variável que pode interferir diretamente na aquisição do fenômeno (estudo II) e a imipramina aguda, nas doses aqui administradas não reverteram o desamparo aprendido em Danio rerio.

Agência de Fomento

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

1 CD-ROM

item.page.dc.location.country

Citação

NASCIMENTO, Gabriela Souza. Desamparo aprendido com o zebrafish (Danio rerio). Orientador: Amauri Gouveia Jr. 2014. 89 f. Tese (Doutorado em Teoria e Pesquisa do Comportamento) - Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Universidade Federal do Pará, Belém, 2014. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10480. Acesso em:.