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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10485
Tipo: | Tese |
Data do documento: | 12-Abr-2013 |
Autor(es): | SOUZA, Liane Dahás Jorge de |
Primeiro(a) Orientador(a): | SOUZA, Carlos Barbosa Alves de |
Primeiro(a) coorientador(a): | Garcia-Mijares, Miriam |
Título: | Investigando a formação de classes funcionais em cães e ratos |
Título(s) alternativo(s): | Investigating a training of functional lessons in dogs and mice |
Agência de fomento: | CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico |
Citar como: | SOUZA, Liane Dahás Jorge de. Investigando a formação de classes funcionais em cães e ratos. Orientadora: Miriam Garcia-Mijares. 2013. 98 f. Tese (Doutorado em Teoria e Pesquisa do Comportamento) - Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Universidade Federal do Pará, , Belém, 2013. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10485. Acesso em:. |
Resumo: | Este estudo objetivou ensinar um responder compatível com a formação de classes funcionais de estímulos olfativos a três cães domésticos através de três fases de treino de reversões repetidas de discriminações simples combinadas: (1) com dois estímulos; (2) em pares com os estímulos de dois conjuntos, e (3) com quatro estímulos. Os sujeitos aprenderam as tarefas nas Fases 1 e 2. Dois dos sujeitos apresentou learning set da tarefa na Fase 1, mas nenhum apresentou responder condizente com a formação de classes. Discute-se que a exigência de discriminar quatro estímulos na mesma tentativa pode ter dificultado o treino, e se sugere um novo estudo para tratar com essa dificuldade. |
Abstract: | This study aimed to install a repertoire adequate to the class formation of olfactory stimuli in three domestic dogs through training repeated yoked reversals of simple discriminations in three phases: (1) with two stimuli (2) in pairs with two sets of stimuli, and (3) with four stimuli. The subjects learned the tasks in Phases 1 and 2, and two of them showed learning set of the task in Phase 1; but none responded in a way befitting the formation of classes. It is argued that the requirement to discriminating four stimuli in the same trial may have disrupted training, and a new study is suggested to deal with this difficulty. |
Palavras-chave: | Reversões repetidas de discriminações simples combinadas Classes funcionais Cães domésticos |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Teses em Teoria e Pesquisa do Comportamento (Doutorado) - PPGTPC/NTPC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Tese_InvestigandoFormacaoClasses.pdf | 4,31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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