Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10500
Tipo: Dissertação
Data do documento: 23-Ago-2017
Autor(es): PACHECO, Ronivaldo Castro
Afiliação do(s) Autor(es): IFMA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão
Primeiro(a) Orientador(a): BRITO, Licurgo Peixoto de
Título: Ensino de astronomia: o lúdico e a experimentação como estratégias pedagógicas no ensino médio
Agência de fomento: 
Citar como: PACHECO, Ronivaldo Castro. Ensino de astronomia: o lúdico e a experimentação como estratégias pedagógicas no ensino médio. Orientador: Licurgo Peixoto de Brito. 2017. 85 f. Dissertação (Mestrado em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10500. Acesso em:.
Resumo: A contemplação do céu e a curiosidade por desvendar seus mistérios tem movido o homem desde os primórdios da civilização a buscar compreensões sobre o que o cerca. Muitos cientistas e filósofos consideram a Astronomia como o primeiro conhecimento humano organizado de forma sistemática. Assim, partindo dessa curiosidade nata, o ensino de Astronomia deve aguçar nos estudantes esse interesse, promovendo maior apreciação e aproximação dessa Ciência que faz parte de nossas vidas em diversos aspectos, que direta ou indiretamente são supridos e/ou explicados por informações e inspirações provenientes da Astronomia. Esta pesquisa tem como objetivo compreender as potencialidades e limitações da utilização das atividades lúdicas e experimentais para a aprendizagem de conceitos básicos de Astronomia por alunos do 1º ano do Ensino Médio. Assumimos a pesquisa qualitativa, na modalidade pesquisa participante, pois essa aborda aspectos da realidade do estudante ao promover ações coletivas para o benefício da comunidade escolar. Os resultados mostram que a estratégia de usar atividades lúdicas e experimentos para facilitar a aprendizagem apresenta fatores que favoreceram o ensino e a aprendizagem de Astronomia. Para a aplicação das atividades com os estudantes utilizamos os três momentos pedagógicos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco. Os estudantes participaram ativamente no desenvolvimento das atividades lúdicas, como os jogos e as brincadeiras, e na realização dos experimentos propostos, nos quais podemos verificar o potencial das estratégias utilizadas em sala de aula de forma positiva para construção do conhecimento dos estudantes. Esta pesquisa gerou um produto didático que consta como apêndice nesta dissertação. Trata-se de um guia para o professor, com orientações e sugestões de atividades lúdicas e experimentais, para o ensino de Astronomia, que propiciem reflexões sobre o conhecimento científico, enfatizando o caráter investigativo e possibilitando aos estudantes a construção do conhecimento de forma mais crítica e participativa na sociedade. Nesse sentido, esta pesquisa reporta as atividades lúdicas e experimentais como possibilidades de fomentar o ensino de Astronomia na Educação Básica, oportunizando maior aproximação de professores e estudantes desta área de conhecimento.
Abstract: The contemplation of the sky and the curiosity to unravel its mysteries has moved man from the beginnings of the civilization to obtain understandings on what surrounds him. Many scientists and philosophers regard astronomy as the first human knowledge organized systematically. Thus, starting from this natural curiosity, the teaching of Astronomy should spark the students that interest, by promoting greater appreciation and approximation of this science that is part of our lives in several aspects that are directly or indirectly supplied and/or explained by information and inspiration coming from Astronomy. The main objective of this research is to understand the potentialities and limitations of the use of playful and experimental activities for the learning of basic concepts of Astronomy by students of the 1st year of High School. We assume the qualitative research, in the participant research modality, as these kinds of research approach aspects of student's reality when promoting collective actions for the benefit of the school community. The results show that the strategy in using ludic activities and experiments in order to facilitate the learning can show factors that favored the teaching and learning of Astronomy. For application of the activities with the students, we used three pedagogical moments by Delizoicov, Angotti and Pernambuco. The students participated actively in the development of playful activities such as play activities and games and in the conduction of the proposed experiments, where we can verify the potential of strategies used in the classroom in a positive way to build students' knowledge. This research also generated a didactic product that appears as an Appendix in this dissertation. It is an orientation to the teacher, with guidelines and suggestions of playful and experimental activities for teaching Astronomy which provide reflections on scientific knowledge, emphasizing the investigative character, enabling students to construct knowledge in a more critical and participative approach in society. In this sense, this research reports the ludic and experimental activities as possibilities to foster the teaching of Astronomy in Basic Education, enabling a closer approximation of teachers and students of this area of knowledge.
Palavras-chave: Astronomia - Estudo e ensino
Jogos pedagógicos - Ensino médio
Prática de ensino
Ciência - Estudo e ensino (Secundário)
Área de Concentração: ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
Linha de Pesquisa: ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_EnsinoAstronomiaLudico.pdf5,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto_AtividadesLudicasExperimentais.pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons