Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI

URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/8499

O Mestrado Acadêmico em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas pertence ao Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGDOC) do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 157
  • TeseAcesso aberto (Open Access)
    Interconexões envolvendo história das cônicas e o GeoGebra para o Ensino.
    (Universidade Federal do Pará, 2025-02-27) SÁNCHEZ SÁNCHEZ, Ivonne Coromoto; MENDES, Iran Abreu; http://lattes.cnpq.br/4490674057492872
  • DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Uma experiência (auto)formativa sobre os impactos gerado pelo descarte de resíduos provenientes do processamento do leite: incentivando o ensino por pesquisa na Educação básica.
    (Universidade Federal do Pará, 2024-05-22) CARVALHO, Samara de Oliveira; PARENTE, Andrela Garibaldi Loureiro
    Visamos na construção dessa pesquisa vivenciar uma prática pedagógicas inspirada pelos princípios do Ensino Por Pesquisa, investigando-a (auto)formativamente. A partir da vivência da prática e da pesquisa criei como produto educacional um Caso de Ensino. Com esse produto viso contribuir com a prática de outros professores de ciências, desta vez, coerentes com um ensino que incentive a pesquisa sobre problemáticas de relevância social e que comprometa os estudantes em discussões e debates que os auxiliem em atitudes cidadãs. Contudo, objetiva –se vivenciar uma prática pedagógica inspirada pelos princípios do ensino por pesquisa, investigando-a (auto)formativamente. Assim, esse estudo tem como referencial teórico a perspectiva de ensino por pesquisa. A partir dos pressupostos dessa pesquisa projetamos uma prática pedagógica com a intenção de vivenciá-la, produzindo registros e analisando essa prática pedagógica. Por meio das leituras e discussões sobre o ensino por pesquisa planejamos realizar um ensino guiado pela pesquisa com os estudantes. Pois, a pesquisa narrativa trata-se de um processo dinâmico de viver e contar histórias podendo ser revividas e recontadas. A pesquisa visou contribuir de forma significativa para o processo (auto)formativo docente, com a aprendizagem sobre a abordagens de ensino, refletindo – na sobre a própria prática. Com o desenvolvimento desse estudo, foi possível refletir sobre trabalho realizado, sobre a importância das experiências vivenciadas que configuram bases para a (auto)formação quando refletimos na própria prática aprimorando os conhecimentos adquiridos.
  • DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Ensino de operações básicas com jogos a uma estudante com transtorno de espectro autista (TEA)
    (Universidade Federal do Pará, 2024-05-24) OLIVEIRA, Luiza Barros; MANFREDO, Elizabeth Cardoso Gerhardt
  • DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Educação ambiental : uma abordagem crítica e decolonial
    (Universidade Federal do Pará, 2024-07-02) GONÇALVES, Mardony Barbosa de Paula; FREITAS, Nádia Magalhães da Silva
    O presente trabalho tem como tema a Educação Ambiental (EA) em suas vertentes crítica e decolonial. Tal proposição surge a partir da análise da agenda 21 escolar, um dos projetos de EA trabalhados na rede de ensino do município de Canaã dos Carajás, no estado do Pará, na qual foi percebida que segue uma tendência conservadora e pragmática. Considerando a necessidade de uma formação crítica de nossos alunos e tendo como documento norteador a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que em uma suas competências defende a sensibilização socioambiental, o consumo responsável, o posicionamento ético, pensamos como produto didático, um caderno temático, de modo a contribuir com a prática docente de professores vinculados à rede pública municipal, tendo como objetivo fomentar a EA na macrotendência crítica, em associação as perspectivas decoloniais, notadamente para o compreensão de problemas ambientais que afligem a atual sociedade. De abordagem qualitativa, este trabalho de pesquisa se apoiou na revisão bibliográfica de natureza narrativa, tendo como plataforma de busca o google acadêmico, de modo a reunir alguns artigos que discutam a temática. Com o resultado dessa pesquisa foi elaborado o produto educacional, um caderno temático, com o seguinte título “Caderno de Educação Ambiental: vertentes crítica e decolonial”, o qual aborda tópicos fundamentais que permeiam a educação ambiental, como o histórico da Educação Ambiental, as políticas de Educação Ambiental, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, a crise ambiental, abordagem crítica às questões ambientais, a (de)colonialidade da natureza e temas contemporâneos em Educação Ambiental. Acreditamos que, ao contribuir com ampliação do repertório cognitivo dos professores, podemos alcançar a sala de aula, no que se refere a preparação de estudantes para problematizar os desafios socioambientais contemporâneos.
  • DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Contribuições da avaliações externas, SAEB para as avaliações internas
    (Universidade Federal do Pará, 2023-12-13) LIMA, Mariéle Lobato de; MACHADO JÚNIOR, Arthur Gonçalves
  • DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Atividades de mediação de leitura em aulas de química sobre alimentação saudável e tabela periódica
    (Universidade Federal do Pará, 2021-12-16) PAIXÃO JUNIOR, Hélio Nascimento da; PESSOA, Wilton Rabelo
    O estudo da Química pode ampliar a visão dos estudantes sobre seu universo de vivências, ao mesmo tempo em que considerar tais contextos pode facilitar a compreensão desta ciência. No entanto, percebemos que ainda existe uma resistência ao seu estudo por parte dos alunos, principalmente ao deparar-se com um ensino que privilegia nomenclaturas, fórmulas e cálculos. Tal ensino faz o aluno perceber a Química a partir de uma visão estereotipada, ou em suas palavras, como ‘uma versão ainda mais complicada da matemática’. O presente trabalho propõe apresentar e discutir contribuições da interação entre mediação de leitura e ensino de química, já que a utilização dos textos científicos como recurso didático pode ser considerada como um meio facilitador da aprendizagem. Partimos da ideia que, despertar a curiosidade pela busca de novas informações, motiva o aluno a se envolver em sua aprendizagem, por isso, é importante promover sua enculturação desde o ensino básico, com o uso da linguagem científica no processo de ensino e aprendizagem da Química. Tal pesquisa tem como objetivo propor a mediação de leitura como recurso didático no ensino da Química, por meio da literatura científica, com o uso de artigos científicos – AC ou textos de divulgação científica – TDC, com intuito de promover e melhorar a construção do conhecimento científico em sala de aula. A mediação de leitura de AC ou TDC foi empregada como veículos de aprendizagem aos estudantes do primeiro ano do ensino médio, de uma Escola da Rede Pública de Ensino da Ilha de Mosqueiro/PA e, sobretudo, como forma de auxiliar os estudantes a pensar e se posicionar criticamente diante da sociedade.Os resultados desta pesquisa sugerem que a mediação de leitura, associada a atividades de escrita e discussão são fatores relevantes na aquisição de conhecimentos químicos, contribuindo para a formação de um aluno consciente e crítico sobre os problemas sociais. Em síntese, essa interação estabelecida entre leitor e texto científico pode contribuir para tornar a aprendizagem mais efetiva.
  • DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Alfabetização matemática: comparação e quantificação no 2º ano do Ensino Fundamental.
    (Universidade Federal do Pará, 2024-07-10) SILVA, Lenilda de Araujo; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437; https://orcid.org/0000-0002-7185-4009
  • DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Anomalias da água: uma abordagem para educação básica
    (Universidade Federal do Pará, 2024-08-08) SANTOS, Jaqueliane Souza dos; CRISPINO, Luis Carlos Bassalo
    O presente trabalho se insere em uma linha investigativa que tem o objetivo de explorar comportamentos anômalos da água no Ensino de Física e de Ciências. Anomalia consiste em uma irregularidade ou anormalidade, que pode ser apresentada, por exemplo, no comportamento de um determinado material. A água, em particular, apresenta vários comportamentos ditos anômalos, que a tornam um fluido bastante diferenciado dos demais e com grande potencialidade para o Ensino de Física e de Ciências. As anomalias da água estão associadas a algumas de suas propriedades físicas como, por exemplo, tensão superficial, calor específico e dilatação térmica, que são objetos de pesquisa deste trabalho. A pesquisa foi desenvolvida em colaboração com o Laboratório de Demonstrações (LABDEMON) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Nossa proposta contempla a produção e publicação de vídeos no canal do YouTube “Laboratório de Demonstrações – UFPA” e a produção de uma sequência didática sobre a temática anomalias da água, com a finalidade de contribuir com a ação docente de professores de Física e de Ciências da Educação Básica. Assim, experimentos associados à temática foram desenvolvidos em sala de aula, utilizando como referencial teórico - metodológico as Sequências de Ensino por Investigação (SEI) e juntamente com os vídeos produzidos, à aplicação efetiva da proposta representou um dos primeiros contatos dos estudantes com atividades de demonstração experimental. O material didático produzido permite que professores, assim como estudantes, possam reproduzir os experimentos e também analisar e discutir os resultados em diferentes contextos da educação, tanto na Educação Básica quanto nos níveis Técnico e Superior.
  • DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    A educação do olhar para as questões socioambientais na formação inicial de professores
    (Universidade Federal do Pará, 2024-09-13) COSTA, Adriana Silva Carvalho da; RAPOSO, Elinete Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6737474841439654
    Com o objetivo de incluir as questões socioambientais na formação inicial de professores no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia e de discutir a educação do olhar, utilizamos a fotografia como instrumento didático e de sensibilização nesta pesquisa. A fotografia atuou como um meio pelo qual, durante a formação, os alunos tiveram a oportunidade de refletir, analisar e ampliar sua visão sobre a urgência dos debates socioambientais no contexto escolar. Para contribuir com a ampliação e efetivação dessas discussões, apresentamos como produto educacional um E-BOOK, que tem como proposta ser uma ferramenta pedagógica para docentes na abordagem de questões socioambientais a serem aplicadas no âmbito escolar. Os participantes desta pesquisa são acadêmicos do do curso de Pedagogia de uma faculdade particular, localizada em Benevides, no estado do Pará. A pesquisa em desenvolvimento possui uma abordagem qualitativa e alicerça-se no contexto da pesquisa-ação. Os dados foram analisados mediante Análise Textual Discursiva (ATD). O referencial teórico compõe-se de uma revisão bibliográfica sobre as questões socioambientais na formação de professores e sobre a importância da educação do olhar. Para a construção dos dados da pesquisa, foi utilizado um questionário, resultante do processo formativo. O objetivo desta pesquisa é contribuir para uma formação inicial de professores voltada para a educação do olhar sobre as questões socioambientais.
  • DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    O Ensino de botânica na prática de professores de ciências do ensino fundamental II no município de Salvaterra, Pará: uma proposta de intervenção utilizando trekking como estratégia metodológica para formação docente
    (Universidade Federal do Pará, 2023-08-18) SOARES, Ana Deuza da Silva; PERES, Ariadne da Costa; http://lattes.cnpq.br/5424406285707749; https://orcid.org/0000-0001-9228-3690
    Este estudo propôs-se a entender as dificuldades que os professores de Ciências vêm enfrentando no ensino da Botânica no ensino fundamental II, tendo como ponto de partida um estudo voltado para o município de Salvaterra (PA). O ensino da botânica desde a educação básica vem sendo marcado por cursos tradicionais, pois os mesmos ainda se mostram impactados por um ensino tecnicista e que de uma certa forma ainda tem seu bojo, desde a formação inicial, tendo sua culminância na escassez em formações continuadas aos professores de Ciências e em especial na área da Botânica. O objetivo deste trabalho foi investigar as dificuldades que os professores de Ciências têm em ensinar os conteúdos correlacionados com a aprendizagem voltada para o objeto de aprendizagem dentro dos eixos temáticos que envolvem os conhecimentos sobre a Botânica. Discutir as dificuldades, porém sem esquecer a importância do uso de métodos alternativos para promover uma educação científica que pretenda promover um processo educativo em que os espaços não-formais são apontados como uma maneira desta ação de ensino aprendizagem possa continuar se desenvolvendo a partir da experiência e vivência em locais diferentes, como uso das trilhas ecológicas, possibilitando um novo caminhar dentro do ensino da Botânica. Foram utilizados questionários semiestruturados para obter dados dos indivíduos envolvidos nas questões de pesquisa, disponibilizados de forma online. Os resultados mostram que as dificuldades observadas quanto ao ensino podem estar relacionadas aos métodos que precisam ser melhorados em especial no que se refere às áreas de contextualização. Este estudo visa atender, pelo menos em parte a necessidade de investigar e partir das reflexões dispostas pela pesquisa e propor alternativas de elementos que possam servir de auxiliares na construção de metodologias que contribuam com a melhoria no trabalho realizado em sala de aula para o ensino da Botânica para as séries finais do ensino fundamental.
  • DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Vivências (auto)formativas com o ensino por pesquisa: o estudo da poluição das águas do Igarapé Ilha do Coco
    (Universidade Federal do Pará, 2024-05-17) CUNHA, Paulo Roberto Rego; PARENTE, Andrela Garibaldi Loureiro; http://lattes.cnpq.br/0934892702963831; https://orcid.org/0000-0003-3396-700X
    Objetivamos apresentar uma pesquisa sobre a própria prática a partir de um estudo (auto) formativo com ênfase no ensino por pesquisa. A (auto)formação foi estudada tendo como referencial epistemológico, teórico e metodológico a pesquisa narrativa. Esta visa o estudo da experiência, entendo-a como um fenômeno contínuo que integra sua tridimensionalidade. Nesse contexto, uma das orientações dentro da pesquisa narrativa, é a produção de conhecimento por meio de narrativas, contar histórias ou casos vivenciados, na qual a problemática narrada, seja ela de cunho social, cultural e ambiental, impulsiona discussões reflexivas e mudanças. O ensino, orientado pelos princípios do ensino por pesquisa, direcionou o planejamento e a prática pedagógica investigativa por meio das “atividades de ensino por pesquisa” proposta como produto educacional. No exercício teórico e reflexivo, o professor constrói conhecimento no e sobre o ensino ao pesquisar a própria prática concebida a partir de referenciais que servem como fontes de ação, reflexão e escolhas. Sob essa ótica, mudanças constituem parte do processo de ensino-aprendizagem e podem ocorrer durante os momentos de ensino, constituindo desafios mobilizadores da sua capacidade criativa do professor.
  • DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Projeto ecopolítico pedagógico: ponderações plausíveis à sua construção
    (Universidade Federal do Pará, 2024-07-02) ALVES, Helenilza Nascimento; FREITAS, Nádia Magalhães da Silva; http://lattes.cnpq.br/2982253212145468; https://orcid.org/0000-0003-0042-8640
    O presente trabalho discute a constituição de um projeto de educação que contemple as dimensões socioambientais e políticas no processo de ensino escolar com o objetivo construir um arcabouço teórico com elementos textuais que indiquem a importância de se pensar as questões socioambientais, precisamente no Projeto Pedagógico da Escola, para assim constituir sua dimensão ecopolítica. Como procedimento metodológico realizamos uma pesquisa narrativa, capaz de extrair da literatura relevante, ponderações plausíveis às questões socioambientais contemporâneas, analisando o currículo formal representado pela Base Nacional Comum Curricular articulando o ensino de ciências mediado pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de modo que possamos motivar a consideração da dimensão ecopolítica para o Projeto Pedagógico da Escola. Como resultado obtivemos um caderno com apontamentos teóricos a respeito do caráter de formação política do ensino de ciências tendo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável como princípio problematizador da realidade, com sugestões metodológicas ilustradas por trilhas pedagógicas acompanhadas de sequências de atividades que articulam o currículo escolar com as problemáticas reais da vida dos estudantes tornando-os ativos no processo de aprendizagem significativa. Concluímos que o Projeto Pedagógico da escola precisa considerar a formação ecopolítica do sujeito a fim de romper com o analfabetismo ambiental instaurado pelas carências de intencionalidade pedagógica para a formação do sujeito autônomo, crítico, ético e solidário que possa agir no mundo tendo o conhecimento historicamente construído como norteador de modo a posicionar-se qualificadamente diante das injustiças sociais e ambientais. A pesquisa gerou o Produto Educacional intitulado “O ensino de ciências mediado pelos objetivos de desenvolvimento sustentável: por uma formação ecopolítica”.
  • DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Letramento matemático no 2º ano dos anos iniciais do ensino fundamental a partir do ponto de vista dos professores sobre suas práticas docentes
    (Universidade Federal do Pará, 2024-07-04) FARIAS, Mirian Zuqueto; PALHETA, Franciney Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8942939645217142; LUCENA, Isabel Cristina Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/3255121871351967
    Neste contemporâneo estudo, buscou-se analisar o ponto de vista dos professores que ensinam matemática no 2º ano, nos anos iniciais do ensino fundamental sobre suas práticas docentes em relação ao letramento matemático. Com base neste trabalho, propõe-se como produto educacional titulado “Catálogo Informativo: letramento matemático para os anos iniciais um levantamento para a prática docente a partir do eduCAPES”, contendo informações e orientações didáticas relacionadas aos resultados da pesquisa, no intuito de auxiliar professores em relação ao ensino da matemática, evidenciando todos os professores do 2º ano dos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de ensino, totalizando 49 professores. Diante disso, optou-se pela pesquisa de natureza aplicada com abordagem quantitativa assentada nos procedimentos metodológicos do estudo de caso. As informações foram levantadas por meio de um questionário guia pelo google forms com 10 perguntas fechadas, a fim de se identificar o ponto de vista dos professores sobre letramento matemático na perspectiva para suas próprias práticas docentes. Com esta perspectiva o embasamento teórico pauta-se em Rosalind Thomas (2005), Vygotsky (1996), Brian Street (2013), Tfouni (2017), Souza (2018),Passos e Nacarato (2018), Dante (2021), Soares (2021), Ubugai (2021), Nascimento (2021),Silva (2021), Carvalho (2022), Nunes e Alves (2023), Guerra (2023), Carvalho e Araújo (2022), Santos (2022), Possetti (2022), Silva e Oliveira (2022), Freire (1996), Ponte (2018), Alarcão (2022) Severino (2018) e Prodanov e Freitas (2012). Em síntese, os resultados destacam a importância de adaptar e renovar as práticas pedagógicas para garantir que o ensino da matemática se torne mais significativo para os estudantes. Um aspecto fundamental identificado na pesquisa é a necessidade de enfatizar, na formação de professores, a importância do letramento matemático como um processo que prepara os alunos para o enfrentamento de problemas práticos, pensar criticamente e se envolver em atividades que demandem habilidades matemáticas.
  • DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
  • DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Educação financeira na perspectiva do letramento matemático: uma proposta de formação continuada para professores do 2º ciclo do ensino fundamental.
    (Universidade Federal do Pará, 2024-01-08) PARAENSE, Cleomara Batista; MANFREDO, Elizabeth Cardoso Gerhardt; http://lattes.cnpq.br/5159121717599196; https://orcid.org/0000-0002-5391-0097
    O presente estudo tem como finalidade analisar práticas de Letramento Matemático em Educação Financeira Escolar no Ensino Fundamental. O estudo assumiu como uma investigação de natureza qualitativa, e adotou como modalidade a pesquisa participante, vista como a mais adequada para este estudo, uma vez que o contexto da pesquisa foi à proposição de um curso de Educação Financeira para professores, a partir de práticas de Letramento Matemático, resultando na construção do material produto educacional sobre essa temática, colaborando com a prática docente. O curso de formação de professores foi desenvolvido em quatro momentos: apresentação, fundamentos básicos do curso, práticas de ensino e aprendizagem, e resultados. As práticas de Letramento Matemático em Educação Financeira foram expostas por meio de atividades que abordaram conteúdos matemáticos e não matemáticos, o que indica uma abordagem transversal e integrada do ensino da Educação Financeira com as outras áreas do conhecimento. É válido ressaltar que as atividades sugeridas buscaram promover reflexões e discussões, no sentido de orientar e propor práticas pedagógicas explorando situações concretas vivenciadas pelos participantes, que promove o pensar crítico reflexivo no contexto da Educação Financeira. A construção dos resultados se deu a partir dos questionários inicial e final, diário de campo, com a finalidade de registrar e analisar a percepção dos professores sobre seus conhecimentos com relação à temática, as experiências adquiridas no curso de formação, além dos saberes docentes mobilizados com a formação de professores, a partir do conhecimento específico de conteúdo, conhecimento pedagógico e conhecimento de currículo, das atividades da pesquisa realizadas durante o curso direcionado aos quatorzes participantes da pesquisa, da rede pública e particular da Educação Básica, no município de Belém – PA. Com isso, defende-se a partir dos resultados do presente estudo, a importância de abordar a temática da Educação Financeira na perspectiva do Letramento Matemático nos curso de formação de professores na Educação Básica e, consequentemente, as atividades que abordam a temática, de modo que possam transformar e gerar reflexões sobre a prática docente para o ensino desse tema na Educação Básica.
  • DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Geometria e educação infantil: percepções sobre o trabalho docente com crianças
    (Universidade Federal do Pará, 2023-08-22) MELO, Maria Marcilene; MACHADO JUNIOR, Arthur Gonçalves; http://lattes.cnpq.br/3148593292236740; https://orcid.org/0000-0002-9933-2894
    A presente pesquisa perpassa pela seguinte questão de investigação: em que termos a construção do pensamento geométrico das crianças vem sendo proposta nas práticas pedagógicas da Educação Infantil? Para tanto, adotamos como fundamentação teórica as ideias de Imbernón (2009, 2011) sobre a importância da formação continuada, de Lorenzato (2018) e de Valente (2014), abordando a geometria da criança, e os documentos oficiais RCNEI (1998), DCNEI (2009) e BNCC- EI (2017). O objetivo deste estudo versa sobre compreender as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores(as) de educação infantil na construção do pensamento geométrico das crianças. Desse modo, o processo formativo foi desenvolvido no município de São Francisco do Pará, por meio de um curso de formação para 5 coordenadores e 23 professores de educação infantil. A implementação ocorreu no 1º semestre de 2022 e o método da pesquisa partiu de uma abordagem qualitativa do tipo pesquisa participante. Optou-se pela Análise Textual Discursiva (ATD), de Moraes e Galiazzi (2011, 2016), para análise dos dados coletados e utilizou-se para a construção das coletas de dados os seguintes instrumentos;(I) questionário; (II)diário de campo, para as observações sistemáticas;(III) vídeos e áudios. A pesquisa inspirou as atividades que constituem o produto educacional em formato de e-book. Em relação aos resultados, emergiram novos paradigmas como a relevância da formação continuada para o desenvolvimento de novas práticas e o conhecimento individual e coletivo do professor sobre o objeto investigado.
  • DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Ensino-avaliação-aprendizagem de multiplicação nos anos iniciais com o uso de tarefas.
    (Universidade Federal do Pará, 2024-05-29) BRAGA, Vânia Ferreira; LUCENA , Isabel Cristina Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/3255121871351967
    Esta pesquisa teve por objetivo investigar, a partir de uma dada proposta de ensino, como as aprendizagens ocorrem em um contexto comum de sala de aula. Foi considerado com mais aprofundamento os processos vivenciados pelos alunos na aprendizagem de conceitos que contemplam as ideias da multiplicação, do que apenas os resultados das respostas das tarefas. O aporte teórico que orienta este estudo está nos debates a respeito da avaliação para a aprendizagem e a diversificação das tarefas no campo multiplicativo, em especial a operação de multiplicação. As tarefas foram desenvolvidas em uma escola da rede de ensino municipal de Canaã dos Carajás-PA, em uma turma do 5º ano, com 32 participantes. O percurso investigativo foi de natureza qualitativa. Os dados foram obtidos por meio de registros, orais e escritos, produzidos por grupos de alunos no momento do desenvolvimento de 6 (seis) tarefas do tipo problema, exercício, investigação e exploração do campo conceitual multiplicativo. Essas tarefas foram pautadas nas habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) voltadas para o 4º ano do Ensino Fundamental, potencialmente, com o propósito de ensinar, aprender e avaliar. No desenvolvimento das atividades, buscamos estabelecer conexões entre procedimentos aditivos e multiplicativos, regularidades numéricas de múltiplos e os processos envolvidos na resolução do algoritmo da multiplicação. A análise dos dados foi interpretativa dos registros obtidos no desenvolvimento de tarefas, tidas como de ensino-aprendizagem-avaliação, realizadas em sala de aula pelos grupos de alunos. Tomamos como referência a avaliação na perspectiva formativa (Fernandes, 2005, 2006, 2008), a diversificação de tarefas, tipo exercício, problema, investigação e exploração (Ponte, 2005, 2006, 2010, 2014) e a Teoria dos Campos Conceituais (Vergnaud, 1993, 1996, 2003, 2009). A diversificação das tarefas se mostrou propícia para a compreensão e o desenvolvimento de esquemas estratégicos de resolução de situações que envolvem as quatro ideias inerentes à multiplicação. Desse modo, indicamos as tarefas com caminho para articular o ensino-aprendizagem-avaliação, pois elas se configuraram como elementos essenciais em um ambiente de aprendizagem colaborativo, por meio de feedback direcionado, para o desenvolvimento do pensamento multiplicativo. A presente pesquisa apontou que as tarefas de caráter investigativo/exploratório ainda são pouco propostas em contexto de sala de aula e o fato de registrar os caminhos que foram percorridos para se chegar à resolução foi tido com algo difícil pelos alunos, por essa não ser uma prática corriqueira em sala de aula. Além desses resultados, a pesquisa gerou o Produto Educacional: Tarefas de ensino aprendizagem-avaliação de multiplicação: uma proposta para professores que ensinam matemática, que é destinado, principalmente, aos professores do 4º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de direcionar e apoiar esses professores em suas aulas e, assim, contribuir com o processo de ensino-aprendizagem-avaliação.
  • DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Pesquisa-formação com professoras de física do ensino médio integrado: por entre reflexões de transformação da própria prática e diálogos coletivos
    (Universidade Federal do Pará, 2024-12-12) SILVA, Sérgio Yuri de Almeida da; MARTINS, France Frahia; http://lattes.cnpq.br/4765567823575996; https://orcid.org/0000-0001-7933-6014; MOURA, Sebastião Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/0092932409685292; https://orcid.org/0000-0003-4254-6960
    Nesta investigação narrativa, busco compreender como professoras de Física, em processo de pesquisa-formação, refletem sobre a transformação de suas próprias práticas docentes a partir da avaliação de um material educacional de Física para o ensino médio integrado. A problemática que norteia este estudo é: em que termos essas professoras, durante o processo de pesquisa-formação, refletem sobre a transformação da própria prática a partir dessa avaliação? Metodologicamente, adoto a Pesquisa Narrativa como método de investigação qualitativa e fenômeno a ser explorado, por meio de um processo de pesquisa-formação desenvolvido com duas professoras atuantes no ensino médio integrado de uma instituição federal no estado do Pará, Brasil. A pesquisa-formação foi estruturada em três etapas principais: (1) “Reconhecendo me”, que incentiva as professoras a refletirem sobre suas trajetórias profissionais e práticas pedagógicas; (2) “Análise da Sequência Didática”, que promove a crítica e adaptação de materiais didáticos para aplicação em contextos reais de ensino; e (3) “Diálogos Reflexivos”, que facilitam a troca de experiências e ideias entre as docentes, visando ao aprimoramento do ensino de Física. Para a construção e análise dos dados, utilizei a Análise Textual Discursiva a partir de diálogos coletivos gravados em áudio e transcritos. Os resultados evidenciam a importância da reflexão contínua sobre a prática docente na transformação pessoal, por meio de diálogos reflexivos nos quais as professoras puderam analisar criticamente suas práticas e compartilhar emoções e singularidades relacionadas à profissão. Esse processo colaborativo fortaleceu não apenas o desenvolvimento de um produto educacional mais robusto e alinhado às necessidades reais de ensino, mas também promoveu uma compreensão mais ampla da docência. Concluo ser essencial promover ações na formação de professores, expandindo a pesquisa-formação para abranger mais temas e problemáticas que integrem o ensino de Física aos cursos do ensino médio integrado nas instituições federais. A colaboração e a reflexão contínua beneficiaram tanto a formação das professoras quanto o desenvolvimento de um produto educacional alinhado às demandas reais do ensino. Como fruto desta experiência, foi desenvolvido um produto educacional denominado "Referencial de Pesquisa-Formação para Professores de Física do Ensino Médio Integrado: (Re)Conhecimento de Si e Diálogos Reflexivos", que propõe meios e estratégias necessárias ao desenvolvimento da formação docente com processos metodológicos adaptáveis às diversas realidades enfrentadas no ensino médio integrado.
  • DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Ensino de ciências no quilombo de pau furado: alternativas metodológicas inclusivas sobre morfologia vegetal para estudantes com deficiência visual.
    (Universidade Federal do Pará, 2023-05-08) FROTA, Raiza Alcântara; LEITÃO, Wanderléia Azevedo Medeiros; http://lattes.cnpq.br/9180849418936246; https://orcid.org/0000-0002-7107-6630
    Ao aprofundar os olhares para a Educação Especial, apresenta-se a questão norteadora da pesquisa: “Como se configuram alternativas didáticas, abordando o tema morfologia vegetal, visando criar condições favoráveis de ensino e aprendizagem de estudantes com Deficiência Visual e normovisuais, num contexto educativo quilombola? Optou-se pela abordagem qualitativa e a metodologia pesquisa-ação. O objetivo é analisar os resultados do encadeamento de atividades sobre a temática morfologia vegetal, a fim de verificar como se efetivam os processos de ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência visual, tendo como foco a vivência, saberes, fazeres e a aprendizagem colaborativa. O estudo foi realizado em Salvaterra, município do arquipélago do Marajó, na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Quilombola Benedito Thomaz Carneiro, da Comunidade Quilombola de Pau Furado. Os participantes da pesquisa são estudantes da turma de 7º ano (na qual está incluso um estudante com Deficiência Visual), a diretora, técnica educacional e professora de ciências. Sobre o grau de satisfação com as ações, 57,9% ficaram muito satisfeitos e 42,1% totalmente com a aula de campo; 63,1% ficaram totalmente satisfeitos com a coleta e identificação das partes dos vegetais; 63% ficaram muito satisfeitos em aprender morfologia das plantas da própria comunidade; 57% ficaram totalmente satisfeitos em realizar pesquisas com seus familiares e confeccionar exsicatas; sobre a parte dos vegetais 89,5% aprenderam mais sobre os tipos de raízes. O produto educacional é um ebook intitulado: “Botânica Interativa” composto por desenhos e explicações sobre morfologia vegetal com personagens femininos da comunidade quilombola em questão. Serão abordados vegetais locais visando tornar o conteúdo de botânica mais atrativo, interativo, contextualizado e identitário. Os dados desta pesquisa apontam importantes momentos de ampliação do debate sobre o processo de inclusão de estudantes com deficiência visual em sala de aula, assim como demonstra a importância de investimentos em alternativas metodológicas, recursos didáticos que possam tornar o ensino e a aprendizagem de Ciências da Natureza inclusivo, significativo e transformador, com um olhar diferenciado para a dinâmica da Educação do Campo, para as pessoas que vivem no campo.
  • DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Sequência didática na perspectiva do campo conceitual aditivo para o ensino e aprendizagem das operações de adição e subtração.
    (Universidade Federal do Pará, 2023-10-03) GONÇALVES, Maria Luciana Souza; SILVA, Renata Lourinho da; http://lattes.cnpq.br/7692379318643297
    Esta pesquisa trata das dificuldades de aprendizagem dos alunos do 2° ano do Ensino Fundamental, que envolvem os conceitos e as operações de adição e subtração. Essas dificuldades foram evidenciadas, em sala de aula, bem como, nos resultados das provas do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) do ano de 2019 na revisão de literatura e na aplicação de uma sequência didática, reforçando, assim, a problemática sobre o ensino de adição e subtração nos anos iniciais do ensino fundamental. Com isso, o objetivo é estruturar uma Sequência Didática na perspectiva da Teoria dos Campos Conceituais para o ensino e aprendizagem dos conceitos e operações da adição e subtração nos anos iniciais do ensino fundamental. Nesse sentido, a estrutura metodológica da pesquisa está ancorada na Engenharia Didática, em que foi identificado em dois livros didáticos que pouco exploram as categorias de problemas do campo aditivo designadas por Vergnaud. Deste modo, apresentamos como produto educacional um livro paradidático como um modelo de sequência didática que explora estudos dos conceitos de adição e subtração, bem como, as operações a partir da perspectiva do campo conceitual aditivo de Vergnaud.