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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10643
metadata.dc.type: | Dissertação |
Issue Date: | 28-Aug-2018 |
metadata.dc.creator: | LOUREIRO JÚNIOR, João Pereira |
metadata.dc.description.affiliation: | UFPA - Universidade Federal do Pará |
metadata.dc.contributor.advisor1: | ALMEIDA, Carlos Henrique Lopes de |
Title: | Poética do fracasso: utopia, memória e esquecimento em “os Detetives selvagens” de Roberto Bolaño |
metadata.dc.description.sponsorship: | FAPESPA - Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas |
Citation: | LOUREIRO JUNIOR, João Pereira. Poética do fracasso: utopia, memória e esquecimento em “os Detetives selvagens” de Roberto Bolaño. Orientador: Carlos Henrique Lopes de Almeida. 2018. 140 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2018. Programa de Pós-Graduação em Letras. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10643. Acesso em:. |
metadata.dc.description.resumo: | O objeto de pesquisa da presente dissertação é o romance “Os detetives selvagens” (1998) do escritor chileno Roberto Bolaño que será investigado a partir de uma discussão teórica que compreende os aspectos conceituais sobre utopia e suas relações com o tema do fracasso enquanto representação estética para uma literatura que abrange o período pós-ditatorial, tendo como dimensão discursiva a própria concepção do romance em uma possível análise sobre uma poética do fracasso. Outro ponto relevante a ser discutido a partir da análise literária da obra de Roberto Bolaño será a dimensão histórica proposta pela narrativa a partir dos conceitos de memória e esquecimento como componentes necessários para compreensão da história latino-americana como marcas indeléveis no que diz respeito aos traumas promovidos pelo advento das ditaduras no continente e como, a partir de uma releitura do passado a derrota geracional passa a ser vista como uma alegoria para a compreensão da resistência enquanto utopia reinventada. Nesse sentido, se analisa a construção estrutural do romance e seus aspectos polifônicos, aplicando-os aos aportes teóricos sugeridos pela pesquisa no afã de estabelecer o sentido de inquietude dos personagens que se movem no tempo e espaço da narrativa procurando por uma utopia que se reinventa como busca permanente, enquanto tentam dar voz a um passado ausente reerguido pelos mecanismos da memória. É importante destacar que além dos referidos aspectos conceituais a respeito de utopia investigados por Fernando Ainsa em A reconstrução da utopia (2006), do tema Fracasso/derrota analisados por Spiller e Sánchez (2009), Sánchez e Basile (2004), Foucault (2003), Idelber Avelar (2003); e da teoria relacionada à Memória e Esquecimento a partir dos estudos de Rossi (2010), Ricouer (2007) e Jacques Le Goff (2003), serão agregados à pesquisa, investigações narratológicas propostas por Gérard Genette (1979), Tzvetan Todorov (2003) bem como outros estudos sobre a novelística de Bolaño propostos por Tena (2010), Sotomayor (2007), a partir do diálogo critico/literário que evidencia a importância de alguns aspectos da obra analisada (narradores múltiplos, narratários-nômades, estrutura polifônica dos testemunhos) a partir deste eterno desejo humano de caminhar por um labirinto selvagem, tal qual os personagens bolañianos, perdidos em suas utopias reinventad. |
metadata.dc.description.resumen: | El objeto de investigación de la presente disertación es la novela "Los detectives salvajes" (1998) del escritor chileno Roberto Bolaño que será investigada a partir de una discusión teórica que comprende los aspectos conceptuales sobre utopía y sus relaciones con el tema del fracaso como representación estética para una literatura que abarca el período post-dictatorial, teniendo como dimensión discursiva la propia concepción de la novela en un posible análisis sobre la poética del fracaso. Otro punto relevante a ser discutido a partir del análisis literario de la obra de Roberto Bolaño será la dimensión histórica propuesta por la narrativa a partir de los conceptos de memoria y olvido como componentes necesarios para la comprensión de la historia latinoamericana como marcas indelebles en lo que concierne a los traumas promovidos por el advenimiento de las dictaduras en el continente y cómo, a partir de una relectura del pasado, la derrota generacional pasa a ser vista como una alegoría para la comprensión de la resistencia como utopía reinventada. En ese sentido, se analiza la construcción estructural de la novela y sus aspectos polifónicos, aplicándolos a los aportes teóricos sugeridos por la investigación en el afán de establecer el sentido de inquietud de los personajes que se mueven en el tiempo y espacio de la narrativa buscando una utopía que se reinventa como búsqueda permanente, mientras tratan de dar voz a un pasado ausente retomado por los mecanismos de la memoria. Es importante que además de los referidos aspectos conceptuales acerca de utopía investigados por Ainsa (2006), del tema Fracaso/derrota analizados por Spiller y Sánchez (2009), Sánchez y Basile (2004), Foucault (2003), Idelber Avelar (2003); y de la teoría relacionada a la Memoria y el olvido a partir de los estudios de Rossi (2010), Ricouer (2007) y Jacques Le Goff (2003), se agregarán a la investigación, estudios narratológicos propuestos por Gérard Genette (1979), Tzvetan Todorov (2003) así como otros estudios sobre la novelística de Bolaño propuestos por Tena (2010), Sotomayor (2007), a partir del diálogo crítico/literario que evidencia la importancia de algunos aspectos de la obra analizada (narradores múltiples, narratarios-nómadas, estructura polifónica de los testimonios a partir de este eterno deseo humano de caminar por un laberinto salvaje, tal cual los personajes bolañianos, perdidos en sus utopías reinventadas. |
Keywords: | Utopia Fracasso Memória Roberto Bolaño - Crítica e interpretação |
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: | ESTUDOS LITERÁRIOS |
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: | LITERATURA, INTERPRETAÇÃO, CIRCULAÇÃO E RECEPÇÃO |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Pará |
metadata.dc.publisher.initials: | UFPA |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Letras e Comunicação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
Appears in Collections: | Dissertações em Letras (Mestrado) - PPGL/ILC |
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