Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10660
metadata.dc.type: | Dissertação |
Issue Date: | 4-Apr-2013 |
metadata.dc.creator: | RAMOS, Camila Carvalho |
metadata.dc.contributor.advisor1: | ASSIS, Grauben José Alves de |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | COSTA, Thiago Dias |
Title: | Desenvolvimento de metodologia de monitoramento das ações de capacitação na Universidade Federal do Pará |
Other Titles: | Developing methodology for monitoring capacitating actions in a Federal Educational Institution |
metadata.dc.description.sponsorship: | CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico |
Citation: | RAMOS, Camila Carvalho. Desenvolvimento de metodologia de monitoramento das ações de capacitação na Universidade Federal do Pará. 2013. 41 f. Orientador: Grauben José Alves de Assis. Dissertação (Mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento) - Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Universidade Federal do Pará, Belém, 2013. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10660. Acesso em:. |
metadata.dc.description.resumo: | O objetivo deste estudo foi desenvolver uma metodologia de monitoramento das ações de capacitação de uma instituição federal de ensino. O estudo foi realizado na Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas com 26 servidores técnico-administrativos. Foi utilizada a avaliação do tipo 360º, na qual o servidor se auto-avalia e é avaliado por diferentes atores organizacionais. O procedimento incluiu o mapeamento de competências, a criação de indicadores de desempenho, a validação dos indicadores e a aplicação do questionário de avaliação. Os resultados mostraram que a metodologia proposta possui itens de escala adequados que possibilitam uma avaliação objetiva do desempenho do servidor. Portanto, a nova metodologia foi considerada promissora para o desenvolvimento dos servidores e o processo de decomposição se mostrou eficaz para a criação de indicadores de avaliação. |
Abstract: | The present study was to develop a methodology for monitoring capacitating actions in a federal educational institution. The study was carried out at the Pro-rectory of Development and Management of Personnel with 26 technical-administrative public workers. We used the 360º type performance evaluation, in which the public worker performs self-evaluation and also is evaluated by different organizational actors. The procedure comprised: mapping the competences, establishing performance indicators, validating indicators, and implementation of the evaluation questionnaire. The results showed that the proposed methodology has adequate scale items that make possible an objective evaluation of the worker performance. Therefore, the new methodology was considered as a promising tool for the development of public workers and the process of competence decomposition was effective to create evaluation indicators. |
Keywords: | Gestão por competências Avaliação de treinamento por múltiplas fontes Indicadores de desempenho Decomposição de competências |
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: | PSICOLOGIA EXPERIMENTAL |
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: | ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO: BASES EXPERIMENTAIS E HISTÓRICO-CONCEITUAIS |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Pará |
metadata.dc.publisher.initials: | UFPA |
metadata.dc.publisher.department: | Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
Appears in Collections: | Dissertações em Teoria e Pesquisa do Comportamento (Mestrado) - PPGTPC/NTPC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_DesenvolvimentoMetodologiaMonitoramento.pdf | 674,68 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License