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Dissertações em Teoria e Pesquisa do Comportamento (Mestrado) - PPGTPC/NTPC

URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/2333

O Mestrado Acadêmico iniciou-se em 1987 e pertence ao Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento (PPGTPC), que integra o Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento(NTPC) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

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  • DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Efeito da punição com timeout de uma resposta alternativa na ressurgência de um comportamento previamente extinto
    (Universidade Federal do Pará, 2024-08-09) VANDERLEY-CARDOSO, Ana Paula; CARVALHO NETO, Marcus Bentes de; http://lattes.cnpq.br/7613198431695463; SOARES FILHO, Paulo Sérgio Dillon; http://lattes.cnpq.br/8647259688931170
    Ressurgência é o fenômeno comportamental de reaparecimento de uma resposta-alvo, previamente extinta, após desvalorização de uma alternativa. Tradicionalmente, a resposta alternativa tem suas condições de manutenção alteradas por procedimentos de extinção, porém, pouco se sabe sobre os efeitos do uso de outros procedimentos de desvalorização como o timeout, forma de punição negativa utilizada em situações aplicadas. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito da punição da resposta alternativa com timeout na ressurgência do comportamento. Dois experimentos de quatro fases foram realizados. Experimento 1: Na Fase 1, uma resposta-alvo foi reforçada em um VI 10 s. Na Fase 2, a resposta-alvo foi extinta enquanto uma resposta alternativa passou a produzir reforços em um VI 10 s. Na Fase 3, foi sobreposta uma contingência de timeout (50 s) à contingência de reforço em vigor. Na Fase 4, ambas as respostas foram postas em extinção. Experimento 2: as fases 1, 2 e 4 foram similares às do Experimento 1, com a única diferença que as sessões iniciaram com um período de blackout e tiveram tempo de time-in reduzido a partir do final da fase 2. Na fase 3, uma contingência de timeout (30 s) foi sobreposta ao reforçamento alternativo. Os resultados indicaram que o timeout desvalorizou a opção alternativa em ambos os experimentos e induziu ressurgência para todos (Experimento 1) e para a maioria (Experimento 2) dos sujeitos. Possíveis variáveis que podem ter levado a estes resultados são discutidas.
  • DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Ensino Intensivo de Tato: efeitos da redução da intensidade na indução de nomeação bidirecional e incidental em crianças com autismo
    (Universidade Federal do Pará, 2024-09-12) BASTOS, Isabelly Costa; SOUZA, Carlos Barbosa Alves de; http://lattes.cnpq.br/1264063598919201; LOBATO, Andréa Fonseca Farias; http://lattes.cnpq.br/7074169433113207
    A consolidação do repertório de Nomeação Bidirecional (NB) como a relação comportamental generalizada da Nomeação Bidirecional Incidental (NBI) é apontada como central para o desenvolvimento linguístico adequado. Um estudo anterior apontou que um procedimento de ensino intensivo de tato (ITI) com 100 tentativas de ensino por dia, implementado três vezes por semana, resultou na indução de NBI e NB em duas crianças autistas. O presente estudo avaliou os efeitos de um ITI com 50 tentativas de ensino por dia, implementadas três vezes por semana, na indução de NB e NBI em três crianças autistas. Os participantes foram expostos a: 1) pré-testes de NB e NBI; 2) ensino de ITI; 3) pós-testes de NB e NBI; 4) testes de generalização de NB e NBI e, 5) testes de manutenção de NB e NBI. Verificou-se que após a implementação do ITI com até três conjuntos de estímulos, apenas um participante apresentou emergência de NB e nenhum a emergência de NBI. Discute-se a necessidade de se prosseguir investigando variações paramétricas na implementação do ITI (ex. número de tentativas por dia ou por semana e de conjuntos de estímulo utilizados), considerando também aspectos como o repertório verbal inicial dos participantes, funções reforçadoras dos estímulos antecedentes e consequenciadores sociais utilizados e das respostas de observação aos estímulos, e o efeito de exigir ou bloquear a emissão de respostas ecoicas.
  • DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Ensino por múltiplos exemplares e a emergência de nomeação bidirecional e incidental em crianças autistas
    (Universidade Federal do Pará, 2024-09-13) CARDUNER, Bernardo Serruya; SOUZA, Carlos Barbosa Alves de; http://lattes.cnpq.br/1264063598919201
    A nomeação bidirecional (NB) é um repertório comportamental caracterizado pela emergência de respostas de ouvinte para objetos/eventos após o ensino de respostas de falante para esses objetos/eventos, e vice-versa. A consolidação desse repertório como uma relação comportamental generalizada implica na nomeação bidirecional incidental (NBI – emergência de respostas de falante e ouvinte para objetos/eventos após exposições aos nomes dos mesmos), que é apontada como um repertório pivotal para o desenvolvimento da linguagem. O ensino por múltiplos exemplares (multiple exemplar instruction – MEI) é um procedimento que tem sido apontado como capaz de induzir NBI em pessoas autistas. O atual estudo teve como objetivo avaliar o efeito de um MEI com rotação de tentativas ouvinte (discriminação auditivo- visual-DAV) e falante (tato intraverbal), sem exigência ecoica, na indução de NB e NBI em duas crianças autistas. Os participantes podiam ser expostos a até cinco etapas experimentais, dependendo de seu desempenho: 1) pré-testes de NB e NBI; 2) MEI 3) pós-testes de NB e NBI; 4) testes de generalização de NB e NBI; e 5) testes de manutenção de NB e NBI. Os resultados mostraram que o MEI não resultou na emergência de NB e NBI, com os participantes apresentando nomeação unidirecional de ouvinte desde os pré-testes. Discutem-se aspectos metodológicos a serem avaliados em futuros estudos sobre o papel do MEI na indução de NB e NBI, entre eles os efeitos da exigência ou bloqueio de ecoicos durante o MEI, e o estabelecimento da função reforçadora das consequências sociais utilizadas no ensino de DAV e tato intraverbal, e das respostas de observação dos estímulos. Palavras-chave: nomeação bidirecional; nomeação bidirecional incidental; ensino por múltiplos exemplares; crianças autistas.
  • DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Nomeação bidirecional e incidental em crianças com autismo: efeitos da exigência de ecoicos no ensino por múltiplos exemplares
    (Universidade Federal do Pará, 2024-09-12) SOUSA, Camila de Oliveira; SOUZA, Carlos Barbosa Alves de; http://lattes.cnpq.br/1264063598919201
    A nomeação bidirecional (NB) é um repertório comportamental que implica que o ensino de respostas de falante para objetos/eventos resultará na emergência de respostas de ouvinte para esses objetos/eventos, e vice-versa. O estabelecimento desse repertório como uma relação comportamental generalizada resulta na nomeação bidirecional incidental (NBI - emergê ncia de respostas de falante e ouvinte para objetos/eventos após a exposição incidental aos seus nomes), apontada como fundamental no desenvolvimento pleno da linguagem. O ensino por múltiplos exemplares (MEI) é um procedimento que tem sido apontado como eficaz para induzir NBI em pessoas autistas. O presente estudo avaliou o efeito de um MEI constituído por tentativas de emparelhamento ao modelo auditivo-visual (AVMTS) e tato intraverbal, com exigência ecoica (MEIce) e sem exigência ecoica (MEIse) nas tentativas de AVMTS, na indução de NB e NBI em quatro crianças autistas. Os participantes foram expostos a até cinco etapas experimentais: pré -testes de NB e NBI; MEI (ce e/ou se); pó s-testes de NB e NBI; e testes de generalizaçã o e manutenção de NB e NBI. Verificou-se que dois participantes que foram expostos ao MEIce, assim como uma que foi exposta ao MEIse, apresentaram NB e NBI nos pós-testes. Já outro participante, que foi exposto primeiro ao MEIse e depois ao MEIce, não apresentou NB e NBI nos pós-testes. Discute-se a necessidade de investigar o papel das funções reforçadoras sociais e das respostas de observação aos estímulos na ocorrência de respostas ecoicas e de ouvinte como moduladores do efeito do MEI na indução de NB e NBI.
  • DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Satisfação no Trabalho de Cuidadores de Pessoas com deficiência
    (Universidade Federal do Pará, 2020-04-27) PINHEIRO, Kelly Vale; SILVA, Simone Souza da Costa; http://lattes.cnpq.br/9044423720257634
    A qualidade de cuidados prestados às pessoas em situação de vulnerabilidade, em especial com deficiência e em serviços de acolhimento, associada à crescente redução de engajamento profissional no cuidado em saúde, reflete na percepção que cuidadores têm sobre sua satisfação no trabalho. Esta pesquisa propôs descrever a percepção de satisfação no trabalho de cuidadores de pessoas com deficiência em instituição de acolhimento brasileira baseada no enfoque da teoria de Herzberg e nos fundamentos da psicologia positiva. Partindo-se de um inventário sociodemográfico e 11 entrevistas coletivas foram coletadas informações sobre os fatores promotores de satisfação de um grupo de cuidadores de pessoas com deficiência em acolhimento institucional. Com a aplicação da análise de conteúdo e o método de Reinert, associados, emergiram dos dados analisados duas categorias: satisfação consigo e satisfação com o outro. A satisfação envolvendo aspectos individuais (aprendizado pessoal, doação, prazer pessoal e reconhecimento) e sociais (prazer relacional, aprendizado do outro, prazer do outro, adoção e expectativa de vida) tem como base as interações com o acolhido. Não ter um desenho longitudinal foi um fator limitador deste estudo, sendo também uma proposta para futuras pesquisas, uma vez que as relações, constituintes propulsores do desenvolvimento humano, se processam ao longo do tempo.
  • DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Avaliando a alteração da função de faces via equivalência de estímulos e pareamento de estímulos tipo respondente (ReT) em crianças com TEA
    (Universidade Federal do Pará, 2020-04-28) BORDA, Gisell Andrea Díaz; SILVA, Álvaro Júnior Melo; http://lattes.cnpq.br/8960291779730857; BARROS, Romariz da Silva; http://lattes.cnpq.br/7231331062174024; https://orcid.org/0000-0002-1306-384X
    Crianças com desenvolvimento atípico podem apresentar déficit em respostas de observação a faces. Isso pode explicar, em parte, algumas das dificuldades no comportamento dessas crianças quanto às interações sociais e quanto à aquisição de repertórios complexos como o repertório verbal. A presente dissertação visou avaliar o efeito de dois tipos de procedimentos (instrução baseada em equivalência e pareamento de estímulos) sobre a alteração da função das faces medidas através de testes de preferência por figuras de faces humanas e duração do olhar a faces humanas propriamente em testes sociais. Nos dois estudos aqui apresentados, investigaram-se os processos comportamentais envolvidos nas respostas de observação a faces em crianças com diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O Estudo I avaliou o efeito de instrução baseada em equivalência sobre a transferência de função de itens de preferência para figuras de faces humanas e faces humanas propriamente. Três crianças diagnosticadas com TEA participaram do estudo. Utilizou-se um delineamento Pré-teste – Pós-teste com controle temporal de linha de base múltipla, dividido em três fases: a) Pré- teste, avaliação das respostas de escolha e atenção a faces, b) Intervenção, formação de classes de equivalência mediante MTS por identidade e consequência específica para cada classe, c) Pós-teste: replicação das medidas realizadas no Pré-teste. A partir dos dados, verificou-se que, apesar da dificuldade para documentar a emergência de relações condicionais que atestam as propriedades das relações de equivalência (apenas simetria foi obtida para dois dos três participantes), alteração nas respostas de escolha por figuras de faces humanas foi evidenciada em dois participantes. Uma das três crianças apresentou mudanças nos testes sociais. No entanto, na etapa de reforçamento das relações condicionais deste estudo, houve pareamento entre estímulos: o acesso a um item de preferencia de alta magnitude é precedido pela apresentação de um estímulo visual (figuras de faces humanas). Portanto, o Estudo II objetivou avaliar o possível efeito desse pareamento por si só sobre a função de faces em crianças com diagnóstico de TEA. Fizeram parte do Estudo II duas crianças que não participaram do Estudo I. Utilizou-se um delineamento de comparação intra-sujeito de medidas Pré-teste e Pós-teste, organizadas dentro de um delineamento experimental de sondas múltiplas entre participantes, dividido em três fases, das quais as fases: a) Pré-teste; b) Intervenção: pareamento de tipo respondente (ReT) entre figura de face e item de preferência de maior magnitude e entre figura abstrata e item de preferência de menor magnitude e c) Pós-teste: repetições das medidas da fase Pré-teste do Estudo I. O Estudo II consistiu, portanto, de um estudo complementar ao Estudo I. Os resultados no Estudo II permitem evidenciar o efeito na alteração da função das faces nos testes realizados para um dos dois participantes. Os dados obtidos na presente dissertação pretenderam produzir conhecimento à área de pesquisa básica para identificar processos comportamentais envolvidos nas respostas de observação às faces humanas, assim como fornecer informação relevante para a área de Análise do Comportamento aplicada à intervenção de crianças que apresentem dificuldades de atenção a faces. Os procedimentos explorados apontam o uso de estratégias metodológicas para a alteração da função das faces e evidenciam o potencial do paradigma de equivalência de estímulos na alteração de respostas de observação.
  • DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Ensino de discriminações de sílabas e emergência da leitura recombinativa em crianças com dificuldades em leitura
    (Universidade Federal do Pará, 2021-01-08) SAITO, Erick Kazuyoshi Noborikawa; KATO, Olivia Misae; http://lattes.cnpq.br/3612219210222465
    A leitura é uma das habilidades sociais e de comunicação que é amplamente requisitada em um convívio em meio social, mas muitas vezes o ensino eficiente da leitura não ocorre, criando outros problemas no ambiente escolar e familiar de crianças. Foram feitos vários estudos com o ensino discriminativo de sílabas, unidades menores que a palavra, para promover a leitura, e nestes estudos os resultados documentam a emergência de leitura recombinativa e com compreensão. Este estudo proposto investigou se aplicando a metodologia de ensino de discriminações condicionais poderia emergir a nomeação oral, cópia e ditado, leitura textual e ix com compreensão e a construção de novas palavras em três crianças do 1° e 2° ano do ensino fundamental com dificuldades em leitura. Na Etapa I foi realizado as fases de ensino e de testes das sílabas de ensino (no, bo, na, do, ne, to, la e pe) e as recombinadas (ba, be, da, de, ta, te, lo, le, pa e po), na Etapa II foi realizado os testes de nomeação de palavras, leitura textual e com compreensão e construção de novas palavras com as sílabas utilizadas anteriormente na Etapa I. Os resultados documentam que houve a emergência da leitura textual e com compreensão, em que todos os participantes atingiram os critérios de acertos exigidos em cada tipo de fase (ensino e teste), podendo afirmar a eficiência do método de ensino utilizado para a leitura recombinativa, e a inserção da nova fase de construção de palavras contribuiu metodologicamente para esta linha de pesquisa.
  • DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    A rotina e o perfil cognitivo de crianças com e sem transtorno de déficit de atenção e hiperatividade
    (Universidade Federal do Pará, 2020-06-10) MACEDO, Cleidson Felipe Damasceno de; SILVA, Simone Souza da Costa; http://lattes.cnpq.br/9044423720257634
    O objetivo deste estudo foi avaliar a Rotina e o Perfil cognitivo de crianças com e sem diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Participaram do estudo 30 crianças no grupo experimental (GE) e 30 crianças no grupo controle (GC), entre 8 a 12 anos. A coleta foi realizada em um centro de saúde e em escolas públicas no município de Belém. Foram utilizados os seguintes instrumentos: O Questionário Clínico e Sóciodemográfico; O inventário de Rotina Ocupacional preenchido pelos cuidadores e pelas crianças para descrever a Rotina; O roteiro de entrevista SNAP IV utilizado para rastreio dos sintomas e o Wisc IV para avaliação do perfil cognitivo. Os resultados apontam que os valores médios obtidos nos índices de Compreensão Verbal (ICV), Organização Perceptual (IOP), Velocidade de Processamento (IVP) e QI Total são estatisticamente iguais para ambos os grupos. No entanto, o GE obteve desempenho inferior ao GC no Índice de Memória Operacional (IMO). Nos resultados de Rotina, identificou-se ausência de diferenças estatísticas entre os dois grupos. Além disso, observou-se que as crianças de ambos os grupos gastam mais tempo com atividades de descanso, apresentando elevado nível de satisfação, e lazer, apontando essas atividades como irrelevantes. Ambos os grupos apresentaram dificuldade com a categoria Dever de Casa. Este estudo apresenta contribuições importantes para a literatura, tendo como principais achados as semelhanças da rotina e, do perfil cognitivo, entre crianças com e sem as características do transtorno. Sugere-se estudos com populações maiores para melhor compreensão do tema.
  • DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Analise paramétrica do comportamento do zebrafish no labirinto em cruz com rampa
    (Universidade Federal do Pará, 2020-03-20) MOTTA, Carla Mendes da; JUNIOR, Amauri Gouveia; http://lattes.cnpq.br/1417327467050274
    Os modelos animais não humanos têm sido uma ferramenta útil na compreensão da ansiedade e no desenvolvimento de tratamentos para esta psicopatologia. Estudos paramétricos ajudam a garantir e aumentar a validade destes modelos, na medida em que identificam quais parâmetros são relevantes na produção dos comportamentos ansiosos. O Labirinto em Cruz com Rampa (LCR) é uma proposta de modelo animal de ansiedade para peixes, adaptado a partir do Labirinto em Cruz Elevado. O presente estudo consistiu em uma análise paramétrica da resposta do zebrafish no LCR, avaliando o efeito do sexo dos animais e da manipulação dos parâmetros inclinação da rampa, nível de luz e largura dos braços do aparato. Os resultados mostraram que os animais têm preferência pelos braços planos em detrimento dos braços com rampa, independente do sexo, inclinação, luz ou largura, que o nível de iluminação em 700 lux aumenta a atividade exploratória geral, e que a inclinação da rampa em 34,43º aumenta o número de entradas nos braços planos. O LCR parece ser um modelo válido para o estudo da ansiedade com zebrafish e as medidas padrão do aparato parecem adequadas.
  • DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    O efeito do feedback imediato e atrasado no desempenho de descrever competências em servidores públicos
    (Universidade Federal do Pará, 2021-02-04) SANTOS, Bruna Daniela Lucas; COSTA, Thiago Dias; http://lattes.cnpq.br/1248194912228326
    O feedback é a intervenção mais comum em análise do comportamento aplicado a organizações (OBM). O feedback é a informação sobre a performance que permite o indivíduo mudar o seu comportamento no futuro. Apesar do grande número de pesquisas sobre o feedback em OBM, ainda há divergências sobre quais formas, funções e características tornam o feedback mais eficaz. O presente estudo teve o intuito de comparar a eficácia do feedback oferecido antes e após a realização de uma atividade. Os participantes foram avaliados no comportamento de “descrever competências”. Para tanto, os participantes foram convidados a ouvir um áudio. No áudio, uma situação específica era descrita e os participantes deveriam então elaborar uma competência condizente. Ao todo, os participantes deveriam elaborar 9 competências. O participante 1 (P1) teve o feedback oferecido com atraso após o desempenho de ensino, mas imediatamente antecedente ao próximo desempenho. Na condição experimental oferecida aos participantes 2 e 3 (P2 e P3), o feedback era oferecido imediatamente após o desempenho do aprendiz mas antecipado em relação à próxima oportunidade de realizar a tarefa. Os três participantes apresentaram melhoria de performance. Todavia, o P1 apresentou um crescimento maior em comparação com o P2 e P3. Os resultados apontaram que o feedback dado antes à realização da próxima oportunidade de desempenho foi mais efetivo se comparado ao fornecido logo após a performance do indivíduo, considerando um contexto com uma tarefa complexa e com longos intervalos entre a próxima oportunidade de desempenho . Esses resultados são semelhantes aos apresentados pela literatura em características parecidas de complexidade da tarefa e intervalo entre sessões. Contudo, ao analisar os resultados dessa pesquisa deve-se levar em consideração as limitações presentes, como o baixo número de participantes e impossibilidade de realizar a coleta presencialmente.
  • DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Famílias pobres de crianças com deficiência: saúde mental, forças e dificuldades de irmãos primogênitos típicos
    (Universidade Federal do Pará, 2021-09-08) TORRES, Daniele Loureiro; CRUZ, Edson Júnior Silva da; http://lattes.cnpq.br/0227617708373838; http://orcid.org/0000-0003-1884-3172; SILVA, Simone Souza da Costa; http://lattes.cnpq.br/9044423720257634
    Neste estudo, a saúde mental, as forças e as dificuldades de irmãos primogênitos típicos de pessoas com deficiência foram avaliadas quantitativamente, com base na percepção dos seus cuidadores principais (mães, pais e avós). As respostas de 31 cuidadores ao Questionário de Força e Dificuldades (SDQ; Goodman, 1997) para crianças de quatro a dezessete anos que são irmãos de pessoas com deficiência foram reunidas e analisadas em conjunto com as respostas do Índice de Pobreza da Família (IPF), que traça o perfil de pobreza multidimensional. Descobriu-se que os irmãos típicos não apresentavam nenhum problema emocional relevante estatisticamente. Adicionalmente, observou-se que todas as famílias participantes se enquadravam no perfil de pobreza multidimensional, corroborando com os estudos que relacionam a deficiência com a pobreza. A quantidade de participantes e os tipos de deficiência, não permitiram a generalização dos resultados, sugere-se que estudos futuros investiguem as oportunidades de serviços de saúde, educacional e de trabalho a esse público. O estudo contribui de modo que os dados obtidos podem ser utilizados como base de medidas preventivas de problemas emocionais em irmãos típicos.
  • DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Efeitos da perda rápida de peso em aspectos psicológicos em atletas de esportes de combate
    (Universidade Federal do Pará, 2021-10-21) VALE, Flavia Beatriz Xavier do; JUNIOR, Amauri Gouveia; http://lattes.cnpq.br/1417327467050274
    A Perda Rápida de Peso (PRP) é a redução em média 3-5% da massa corporal em um curto período. É utilizada por atletas de modalidades de combate para obter vantagens e lutar em categorias inferiores. A variação de peso influencia em aspectos emocionais e cognitivos de indivíduos, portanto, o objetivo da pesquisa foi verificar se há diferenças entre atletas de Brazilian Jiu Jitsu (BJJ) que conseguem e que não conseguem perder peso, e se a PRP influencia em parâmetros psicológicos. A amostra foi composta por conveniência de 17 atletas de (BJJ) do sexo masculino, saudáveis, com idade de 25,7 ± 5,7 anos, experiência competitiva e de PRP pré-competitiva, com faixa mínima azul. A pesquisa foi dividida em dois experimentos: a avaliação emocional e cognitiva dos atletas e formação do Grupo Experimental (GE) x Grupo Controle (GC); e o experimento 2, com atletas que conseguiram perder peso, em três momentos: linha de base, perda de 3% e perda de 5% do peso. Utilizou-se o Inventário de Ansiedade Traço-Estado, Inventário de depressão de Beck, Testes Stroop Cores e Palavras, Teste de Trilhas e Go No Go. Não foram encontradas diferenças significativas entre as sessões, mas observouse diferenças entre grupos Perde (GE) x Não perde (GC) na função de controle inibitório. Conclui-se que a perda rápida de até 5% peso orporal não altera parâmetros emocionais, como níveis de ansiedade e depressão, e parâmetros cognitivos de atletas, mas a função cognitiva de controle inibitório pode ser decisiva no sucesso da estratégia de PRP.
  • DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Identificação e manejos de contingências de comportamento autolesivo em adolescentes
    (Universidade Federal do Pará, 2021-05-05) MACATRÃO, Gabriela Ferreira; MENEZES, Aline Beckmann de Castro; http://lattes.cnpq.br/8107199720875369; http://orcid.org/0000-0002-3136-3707
    O comportamento autolesivo é um tema que está cada vez mais em questão por sua grande incidência em adolescentes. Na pespectiva da Análise do Comportamento, esse fenômeno pode ser compreendido pela utilização da análise funcional que, detecta os antecedentes, a resposta e as consequências do autolesivo, identificando o que pode manter esse padrão comportamental (reforço posivito, negativo, automático, etc.). Este trabalho teve como objetivo investigar efeitos da análise funcional em condutas autolesivas em adolescentes. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede pública de Belém do Pará com uma partipante. A intervenção se sucedeu em encontros semanais individuais para realizar a análise funcional do comportamento autolesivo e mensurar a ideação do comportamento inadequado, visando a ampliação do repertório adaptativo, em especial no que se refere a lidar com situações aversivas. Os resultados apontaram consequências positivas tanto para a diminuição da frequência do comportamento autolesivo como também para a redução da ideação dos pensamentos inadequados. Foi analisado de forma comparativa: comportamento não verbal, habilidade de fazer auto- análise, e a diferença entre o comportamento público e o privado.
  • DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Comportamentos agressivos de alunos: uma leitura a partir da análise do comportamento.
    (Universidade Federal do Pará, 2021-05-06) SILVA, Íris Luciana Silva da; MENEZES, Aline Beckmann de Castro; http://lattes.cnpq.br/8107199720875369; http://orcid.org/0000-0002-3136-3707
    A educação tem inúmeras contribuições para com a sociedade, contudo, a ocorrência de comportamentos agressivos pode ser um desafio para que ela obtenha êxito em seus objetivos. Sendo assim, propõe-se neste estudo realizar uma análise conceitual dos comportamentos agressivos de alunos em sala de aula, a partir de suas formas de uso em estudos da literatura analítico-comportamental. A presente pesquisa dividiu-se metodologicamente em: especificação e seleção das fontes, levantamento e tratamento das informações. A partir dessas etapas foram selecionados quatro artigos e construídas quatro categorias de análise. Como principais achados, destacaram-se: variáveis do próprio ambiente escolar enquanto eventos antecedentes ao comportamento agressivo de alunos, tais como a produção de demandas aversivas para os discentes e o comportamento do professor. No que tange a classe de respostas, encontrou-se mais topografias de agressões físicas, direcionadas tanto a própria pessoa quanto a outrem ou ainda outros lugares e/ou objetos. Quanto as consequências e as funções, cita-se a fuga de demandas e interrupção de atividades (reforçamento negativo) e obtenção de atenção dos discentes pelos professores (reforçamento positivo). Por fim, conclui-se que revisitar a literatura científica do campo da análise do comportamento pode ser relevante para gerar novos questionamentos acerca da temática de comportamentos agressivos de alunos no contexto escolar, auxiliando na compreensão destes.
  • DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Metas parentais de socialização da emoção em Vilas agrícolas e pesqueiro extrativistas no norte do brasil.
    (Universidade Federal do Pará, 2021-07-07) REIS, João Victor Medeiros da Silva; CAVALCANTE, Lília Iêda Chaves; http://lattes.cnpq.br/4743726124254735
    A partir do conceito de socialização como processo de transmissão cultural que envolve o compartilhamento de regras, valores e crenças parentais, a presente dissertação, embasada no Modelo Ecocultural do Desenvolvimento Humano, objetivou analisar e comparar as metas e estratégias parentais de socialização da emoção de mães e pais em vilas agrícolas e pesqueiroextrativista. Assim, investigaram-se os objetivos desses cuidadores em relação ao desenvolvimento emocional que inicia na infância e como estes acreditam que podem alcançá- los. Participaram desta pesquisa 66 cuidadores, entre mães e pais residentes em vilas pesqueiroextrativistas do município de Bragança-PA, na Mesorregião do Nordeste Paraense, e também de vilas agrícolas do município de Castanhal-PA, na Mesorregião Metropolitana de Belém. Os dados foram coletados a partir do Formulário de Identificação dos Participantes (FIP), do Formulário de Dados Sociodemográficos (FDSD) e do Questionário de Metas de Socialização da Emoção (QMSE). Primeiramente foram relatados os resultados referentes às vilas pesqueiroextrativistas, contexto inédito em investigações como esta, e logo após foram descritos e comparados os dados coletados em vilas pesqueiro-extrativistas de Bragança e vilas agrícolas de Castanhal. Verificou-se inicialmente que nas metas de socialização da emoção de cuidadores das vilas pesqueiro-extrativistas predominaram evocações da categoria ‘automaximização’ (63,64%), seguidas da categoria ‘emotividade’ (19,83%). Quanto às condições para o desenvolvimento das crianças, os cuidadores responderam em sua maioria com evocações referentes à categoria ‘centradas no cuidador’ (37,70%), já em relação às estratégias que os cuidadores acreditavam ser possível realizar para que as crianças desenvolvessem as características almejadas, prevaleceram evocações da categoria ‘educar/orientar’ (56,92%). Na comparação entre os dois contextos de pesquisa, predominaram, em ambos, metas de socialização da emoção da categoria ‘automaximização’ e a aplicação do Teste Qui-quadrado de Independência apontou associação significativa (p = 0,0021) entre esta categoria e os contextos pesquisados. O teste indicou ainda que os cuidadores das vilas pesqueiro-extrativistas de Bragança que apresentaram frequência de respostas, nesta categoria, maior que a obtida nas vilas agrícolas de Castanhal. Também predominaram nos dois contextos de pesquisa respostas representadas pela categoria ‘centradas no cuidador’, mas sem diferença significativa das categorias centrais na comparação entre os dois contextos, como sugere o resultado obtido pelo Teste Qui-quadrado de Independência e Teste Exato de Fisher. Quanto às ações dos próprios pais para que as crianças tenham as características objetivadas, os cuidadores dos dois contextos apresentaram respostas em sua maioria referentes à categoria ‘educar/orientar’, porém sem associação significativa entre tal categoria e os contextos pesquisados, segundo o Qui-quadrado de Independência e Exato de Fisher. Tais resultados sugerem que os cuidadores socializam seus filhos a partir da construção de um self autônomo-relacional, com tendência à valorização da autonomia na expressão das emoções e na tomada de decisões relacionadas a estas. Além disso, também se espera que a criança priorize expressões emocionais que contribuam para a harmonia das relações interpessoais e para interdependência emocional em relação a família, o que a literatura tem demonstrado ser uma característica geralmente presente em contextos que experimentam um processo de transição do rural para o urbano, com modernização de suas estruturas econômicas e sociais.
  • DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Extinção espacial em crianças de diferentes idades
    (Universidade Federal do Pará, 2021-07-06) REIS, Maiana Araújo dos; TONNEAU, François Jacques; http://lattes.cnpq.br/2917023797307669
    Evidências experimentais apontam que insetos em geral, e formigas em particular,dependem de pistas espaciais ao percorrer longas distâncias em busca de alimento. Num estudo que serviu de inspiração para esta pesquisa, Wehner e Srivinasan (1981) concluíram que, ao serem colocadas em um ambiente desconhecido, as formigas do deserto (Cataglyphis Formicidae, Hymenoptera) não se movimentam de forma aleatória. Ao contrário, estes insetos passam a maior parte do tempo nos lugares onde o avanço em busca de comida e retorno ao ninho é mais promissor: formigas em busca de seu ninho mostram um padrão de exploração com oscilações espaciais recorrentes em direção do lugar alvo. Nesta pesquisa, feita com crianças na faixa etária de 6 a 12 anos de idade, o objetivo foi medir padrões comportamentais numa situação de extinção espacial e avaliar seu grau de semelhança aos das formigas do estudo de Wehner e Srivinasan. O método usado foi fazer com que a criança respondesse através de um mouse a um estímulo posto em uma tela de computador. Em sete tentativas iniciais de observação, a criança devia clicar em uma moeda para que esta aparecesse na tela. Em seguida foi implementada umafase de teste (extinção) de 3 minutos, na qual a moeda já não aparecia mais na tela independente dos cliques realizados. Os resultados obtidos durante a extinção sugerem que as crianças de menores idades (entre 6 e 7 anos) respondem de maneira maissemelhante ao comportamento das formigas de Wehner e Srivinasam, em quanto as crianças de idades maiores (entre 10 e 12 anos) seguem patrões de exploração mais sistemáticos e mais sensíveis às propriedades geométricas da tela do que à localização do objeto alvo.
  • DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Autores de agressão sexual de crianças e adolescentes: experiências adversas na infância e fatores associados
    (Universidade Federal do Pará, 2021-01-26) FERRAZ, Maíra de Maria Pires; VELOSO, Milene Maria Xavier; http://lattes.cnpq.br/6105598873866312; CALVACANTE, Lília Iêda Chaves; http://lattes.cnpq.br/4743726124254735; https://orcid.org/0000-0003-3154-0651
    Estudos sobre os diferentes perfis dos autores de agressão sexual de crianças e adolescentes (AASCA) são encontrados com mais frequência na literatura da área nas últimas décadas, contudo, na população brasileira, a investigação acerca de sua trajetória de vida tem recebido menos atenção, principalmente na perspectiva da bioecologia do desenvolvimento humano. Este estudo teve por objetivo demonstrar possíveis relações entre Experiências Adversas na Infância (EAI) e fatores pessoais e situacionais de AASCA do sexo masculino (N = 30), que cumpriam pena em unidades prisionais localizadas nas mesorregiões do estado do Pará-Brasil. Para tanto, foi construído um sistema de categorias apoiado no instrumento ACE-IQ, que define as EAI como vivências potencialmente traumáticas que se tornam fonte de estresse crônico, com desfechos negativos para o desenvolvimento em idades posteriores. Os resultados foram analisados a partir de duas etapas: a primeira, quantitativa, onde os descritores da ocorrência, frequência e tipologia de EAI foram identificados, e uma segunda, quanti-qualitativa, em que trechos das entrevistas com os AASCA foram inseridos no Software IRAMUTEQ para realização de análises textuais simples e multivariadas. Neste grupo amostral, 96,67% dos AASCA relatou ter vivenciado ao menos uma subcategoria de EAI, enquanto mais da metade (60%) revelou quatro ou mais, com média de 4,36 EAI por participante. O abuso físico foi a EAI mais relatada (70%), estando relacionada principalmente à figura da mãe, enquanto a morte e/ou separação dos pais (56,67%) e o abuso de substâncias no contexto doméstico (53,33%) estiveram relacionadas ao pai. Cerca de 40% dos participantes relataram experiências envolvendo o abuso sexual, cujos relatos especificavam características como idade e vínculo com o possível autor da agressão, enquanto as violências sociais apareceram principalmente em contextos de transição da infância para a adolescência. Observou-se que experiências de morte e/ou separação dos pais, negligência emocional e violência doméstica na trajetória de vida de AASCA podem elevar o risco de vivenciar abuso sexual na infância. AASCA com maiores scores de EAI agrediram suas vítimas de forma mais recorrente e com menor necessidade do uso de álcool e/ou outras drogas. Os resultados confirmaram a relação entre a frequência e a tipologia de EAI e fatores referentes à prática da agressão sexual, demonstrando que esta é uma variável a ser considerada na investigação com AASCA, uma vez que os efeitos do estresse por estas gerado podem manifestar-se em curto e longo prazos, o que pode implicar na adoção futura de comportamentos sexualmente abusivos. Sugere-se que estudos posteriores possam aplicar diretamente o ACE-IQ em amostras maiores, com a realização de pós-teste para conferir maior confiabilidade aos relatos coletados.
  • DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Redes sociais via estrutura social cognitiva em adolescentes de uma turma do ensino médio
    (Universidade Federal do Pará, 2021-06-17) GODINHO, Rejane Célia de Souza; PONTES, Fernando Augusto Ramos; http://lattes.cnpq.br/1225408485576678
    A estrutura social cognitiva mapeia as relações sociais percebidas pelos atores. Este estudo caracteriza o padrão de rede de uma sala de aula do ensino médio e verifica a percepção e a precisão das relações nesse ambiente. Para este fim, foram realizados dois estudos interconectados: 1) revisão baseada em análise de estrutura social cognitiva que objetivou investigar e sistematizar a literatura referente ao design de Estrutura Social Cognitiva na análise de rede social em ambiente escolar para identificar vazios, contribuições, limitações e aprimoramento desta técnica. 2) Estudo descritivo e exploratório para caracterizar o posicionamento diferencial de adolescentes na topologia da rede social, de acordo com a estrutura social cognitiva, quanto aos padrões de rede (maior ou menor densidade). Os resultados do primeiro estudo indicam estratégias que mensuram a precisão das percepções individuais e em grupo dos relacionamentos estabelecidos em dada rede social. Com base nesses dados, o estudo dois caracterizou o posicionamento diferencial de adolescentes na topologia da rede social e descobriu que os sujeitos com maior precisão na identificação das relações reais são os sujeitos que percebem o grupo de modo menos denso, e com separações claras entre subgrupos. Nossos resultados diferem da pouca literatura na área quanto a maior precisão em sujeitos com menor centralidade de grau e intermediação.
  • DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Um estudo comparativo entre gamificação e ensino tradicional: escolhas e narrativa enquanto mecânicas de jogo.e seus efeitos sobre o engajamento e desempenho de alunos de graduação em aula remota
    (Universidade Federal do Pará, 2021-02-03) ALENCAR, Renan Batista; MENEZES, Aline Beckmann de Castro; http://lattes.cnpq.br/8107199720875369; http://orcid.org/0000-0002-3136-3707
    A educação formal requer a programação de condições de ensino que favoreçam apropriadamente os objetivos educacionais. Para alguns autores, o nível de engajamento dos alunos com o ambiente escolar exerce influência sobre o alcance desses objetivos, servindo como preditor do desempenho acadêmico, qualidade das relações interpessoais, entre outros. Dentre as estratégias de favorecimento do engajamento escolar de alunos tem-se destacado a gamificação, que diz respeito à adaptação de elementos comumente presentes em jogos para ambientes que não são um jogo por natureza, como uma sala de aula, de forma a buscar níveis de envolvimento similares aos que se encontram em jogadores. Este trabalho estabeleceu uma comparação entre o uso exclusivo do modelo tradicional de ensino e o uso de alguns elementos de gamificação, baseados em narrativa, sobre níveis de engajamento em um ambiente de sala de aula remota para alunos de graduação, durante três aulas para cada grupo. Para isso, foi uma pesquisa entre grupos a fim de detectar variações nos níveis de engajamento, além do desempenho em teste. A mensuração destes níveis foi feita utilizando a Escala de Engajamento Escolar, instrumento validado para avaliar esse fenômeno, assim como observação e registro de comportamentos relacionados a engajamento, com auxílio de gravação em vídeo e de testes sobre o conteúdo das aulas ministradas. Ao todo, participaram do experimento 29 estudantes de graduação de diferentes instituições de ensino superior da região metropolitana de Belém do Pará. Comparativamente, o grupo com aulas gamificadas apresentou maiores índices de engajamento nas duas primeiras aulas e uma queda significativa na terceira. Concluiu-se que é possível que os elementos de jogo aplicados no experimento não sejam suficientes para manter níveis altos de engajamento por períodos prolongados, sendo necessário avaliar em pesquisas futuras se, com o suporte de outros elementos, os índices de engajamento mantêm-se mais estáveis.
  • DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Distúrbio do processamento auditivo na escola: construção de cartilha educativa para professores.
    (Universidade Federal do Pará, 2021-02-04) OBALSKI FILHO, Sérgio; MENEZES, Aline Beckmann de Castro; http://lattes.cnpq.br/8107199720875369; http://orcid.org/0000-0002-3136-3707
    O distúrbio do processamento auditivo central (DPAC) caracteriza-se como uma dificuldade em discriminar adequadamente os estímulos sonoros. Pesquisas têm demonstrado que muitos estudantes com DPAC apresentam baixo rendimento escolar e grandes dificuldades na aprendizagem da leitura e escrita, fato que aparentemente está correlacionado à baixa consciência fonológica. O presente trabalho busca, através de uma pesquisa metodológica, construir e validar uma tecnologia educacional para auxiliar professores de alunos com DPAC. Trata-se de um estudo exploratório-metodológico, realizado em três fases: 1) estudo exploratório, 2) revisão da literatura e 3) construção da tecnologia educacional. Participaram do estudo três professores do 1º ao 3º ano do ensino fundamental de uma escola de ensino regular do Rio de Janeiro, juntamente com seus respectivos alunos diagnosticados com distúrbio do processamento auditivo central (cinco participantes). Foram realizadas entrevistas com os participantes e partindo da análise dos dados das entrevistas houve a construção da tecnologia educacional em formato de cartilha.