Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10772
Tipo: Dissertação
Data do documento: 14-Dez-2016
Autor(es): SILVA, Ayholândia Moraes da
Primeiro(a) Orientador(a): RODRIGUES, Isabel Cristina França dos Santos
Título: Narrativas amazônicas e novas tecnologias: diálogos possíveis na formação do leitor
Agência de fomento: 
Citar como: SILVA, Ayholândia Moraes da Silva. Narrativas amazônicas e novas tecnologias: diálogos possíveis na formação do leitor. Orientadora: Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues. 2016. 143 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras)- Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará. Belém, 2016. Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10772 . Acesso em:.
Resumo: Este trabalho procurou contribuir para o desenvolvimento da leitura e escrita do aluno bem como sua inserção na sociedade. Desse modo, a ideia inicial foi uma proposta de leitura (e escrita) baseada na orientação dos escritos de Bakhtin/Volochinov (1992), os estudos de Rossi (2008), sobre o projeto pedagógico de leitura e produção escrita e Rojo (2012) sobre o ensino de leitura associado às novas tecnologias e à cultura amazônica. Para tanto, por meio de uma pesquisa participante, levamos em consideração a relevância da leitura na formação humana, do repertório cultural e da habilidade cognitiva do leitor. A referida proposta foi elaborada para uma turma de 6º ano/9 pertencente à esfera pública de ensino. Esperou-se promover a formação de leitores competentes que conseguissem dialogar com as informações presentes no texto que lessem para, com base nisso, e em das ferramentas oferecidas hoje ao leitor (a exemplo do programa wondershare Filmora), produzir suas próprias histórias. Dentro dessa proposta, destacam-se a leitura (e escrita) de lendas amazônicas, tais como “a lenda da cobra grande” e “a lenda da mãe d‟água”. A escolha dos textos se deu em função das possibilidades pedagógicas e cognitivas de que o gênero dispõe, pela proximidade com o contexto cultural do qual faz parte o discente, além de serem histórias inspiradas no imaginário popular que, ao se utilizarem de uma combinação muito atrativa entre o mundo real e o da fantasia despertam o interesse do leitor e, com isso, dinamizam o processo de ensino e aprendizagem.
Abstract: Contributing to the student's reading and writing development and their insertion into society is what this work intends to do. Thus, the initial idea is a proposal of organized reading (and writing), mainly, from the orientation of the writings of Bakhtin / Volochinov (1992), Rossi's studies (2008) about the pedagogical project of reading and written production and Rojo (2012) on teaching of reading associated with new technologies and Amazonian culture. To do so, through participant research, we took into account the relevance of reading in human formation, the cultural repertoire and the cognitive ability of readers. This proposal was prepared for a group of 6th grade / 9 belonging to the public sphere of education. It is hoped, in this sense, to promote the formation of competent readers who are able to dialogue with the information that is present in the text they read to, based on this and the many technological tools that the postmodern world offers nowadays, the reader (like the example of the Wondershare Filmora program), produce their own stories. Within this proposal the reading (and writing) of Amazonian legends, such as "the legend of the great snake" and "the legend of the mother of water", is highlighted. The choice of texts was based on the pedagogical and cognitive possibilities that the genre has, and due to the proximity to the cultural context of which the student is part, as well as being stories inspired by the popular imagination that, when using a very attractive combination between the real and the fantasy world awaken the interest of the reader and, thereby, dynamize the process of teaching and learning.
Palavras-chave: Leitura
Produção textual
Novas tecnologias
Área de Concentração: LINGUAGENS E LETRAMENTOS
Linha de Pesquisa: LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL - DIVERSIDADE SOCIAL E PRÁTICAS DOCENTES
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Letras e Comunicação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Letras ( Mestrado Profissional) - PROFLETRAS/ILC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_NarrativasAmazonicasNovas.pdf3,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons