Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10801
metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 25-Feb-2019
metadata.dc.creator: CARAVEO, Saulo Christ
metadata.dc.contributor.advisor1: CHADA, Sonia Maria Moraes
Title: A nascente de um rio e outros cursos: a guitarrada de Mestre Vieira
Other Titles: The source of a river and other courses: the guitar of Mestre Vieira
metadata.dc.description.sponsorship: 
Citation: CARAVEO, Saulo Christ. A nascente de um rio e outros cursos: a guitarrada de Mestre Vieira. Orientadora: Sonia Maria de Moares Chada. 2019. 136 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10801. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A prática musical de Mestre Vieira é aqui investigada considerando a instauração de uma nova poética na musicalidade local que remodela novas perspectivas para a prática da guitarra elétrica na Amazônia. Como se enredou o trajeto antropológico de Joaquim de Lima Vieira na Música Popular Paraense? O ato de transcriacionalidade de Mestre Vieira que resultou na invenção do gênero musical guitarrada constituiu um processo de hibridação cultural e de transacionalidade? Que tipo de análise musical pode ser realizada em obras de Mestre Vieira objetivando informações comparativas e particulares que nos permita justificar a guitarrada enquanto gênero musical? Além da leitura da produção bibliográfica sobre o assunto, fez-se uma descrição etnográfica do contexto local e global em que se produziu Mestre Vieira, assim como entrevistas semiestruturadas que auxiliaram na composição dos argumentos analíticos. O período de abrangência compreendeu os anos de 1934, ano de nascimento de Joaquim de Lima Vieira, e 2019, ano de conclusão da dissertação. Confirmou-se a hipótese/tese de que Vieira se produziu enquanto músico mediante ato criativo, e assim agindo, a partir de seu trajeto antropológico, concebeu uma nova poética na musicalidade que se projetou de Barcarena para Belém, para o Pará, para a Amazônia, para o Brasil e o Mundo, uma vez que, a partir do que chamo de convergências híbrido-transacionais entre contextos culturais, transcriacionou o gênero musical guitarrada, embrionando novas perspectivas para a música, para a prática da guitarra elétrica e para o imaginário da cultura musical amazônica.
Abstract: We investigated the musical practice of Mestre Vieira, considering the establishment of a new poetics in the local musicality that remodels new perspectives for the practice of electric guitar in the Amazon. How did the anthropological journey of Joaquim de Lima Vieira in Paraense Popular Music become entangled? The act of transcriationality of Mestre Vieira that resulted in the invention of the guitar musical genre constituted a process of cultural hybridization and transionality? What kind of musical analysis can be performed in Mestre Vieira's works aiming at comparative and particular information that allows us to justify guitar playing as a musical genre? In addition to reading the bibliographic production on the subject, an ethnographic description of the local and global context in which Mestre Vieira was produced was done, as well as semi-structured interviews that aided in the composition of the analytical arguments. The period covered the years 1934, year of birth of Joaquim de Lima Vieira and 2019, year of conclusion of the dissertation. It was confirmed the hypothesis / thesis that Vieira was produced as a musician through a creative act, and thus acting, from his anthropological path, he conceived a new poetics in the musicality that projected from Barcarena to Belém, to Pará, to the Amazon , for Brazil and the World, since, from what I call hybrid-transactional convergences between cultural contexts, it transcriated the guitar musical genre, embrionando new perspectives for music, for the practice of the electric guitar, for the imaginary and Amazonian musical culture.
Keywords: Música - Pará
Mestre Vieira (1934-2018)
Guitarrada
Transcriacionalidade
Prática musical - Pará.
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: ARTES
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: TEORIAS E INTERFACES EPISTÊMICAS EM ARTES
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências da Arte
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_GuitarradaMestreVieira.pdf4,31 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons