Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10814
metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 10-Apr-2014
metadata.dc.creator: SOUZA, Gilvandro Figueiredo
metadata.dc.contributor.advisor1: BARROS, Romariz da Silva
metadata.dc.contributor.advisor-co1: KATO, Olívia Misae
Title: O efeito de vídeos de alimentação saudável sobre as escolhas de alimentos em crianças
Other Titles: The effect of healthy food videos on child food choices
metadata.dc.description.sponsorship: 
Citation: SOUZA, Gilvandro Figueiredo. O efeito de vídeos de alimentação saudável sobre as escolhas de alimentos em crianças. 2014. 108 f. Orientador: Romariz da Silva Barros. Dissertação (Mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento) - Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Universidade Federal do Pará, Belém, 2014. Disponível em: . Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Vídeos sobre educação nutricional, publicidades, propagandas e de entretenimento são amplamente utilizados como meio de comunicação. Muitos deles são utilizados para estimular o consumo de alimentos. No entanto, na maioria das vezes, os vídeos que falam sobre tal consumo, concentram-se no desenvolvimento da ampla divulgação de alimentos ricos em gordura, sódio e açúcar que, em excesso, são prejudiciais à saúde. Toda essa divulgação acaba promovendo um aumento no consumo de alimentos não saudáveis e, por consequência, reduzindo as práticas de alimentação saudável. Baseado nesse fato foi realizado o Estudo 1 para avaliar o efeito de vídeos de alimentação saudável sobre as escolhas de alimentos saudáveis de crianças. Participaram do Estudo 1, 24 crianças de 10 e 11 anos de idade, de ambos os sexos, regularmente matriculadas no ensino fundamental. O estudo I foi dividido em três etapas. Na Etapa I foi avaliada a nomeação dos alimentos com as devidas fases de correção. Na Etapa II, as crianças foram expostas ao pré-teste de escolhas de alimentos saudáveis e não saudáveis, aos vídeos de alimentos saudáveis, ao teste de avaliação da compreensão dos vídeos, e por fim, novamente ao teste de escolhas de alimentos. A Etapa III consistiu somente na aplicação dos testes de alimentos após uma semana da intervenção. Os resultados apontam que os vídeos demonstraram efeito na maioria das escolhas saudáveis das crianças. Contudo, esse efeito foi temporário. No Estudo 2, foi aplicado um questionário para verificar as preferências alimentares das mesmas crianças do Estudo 1 e de outras 164 crianças da mesma série e idade. Os resultados indicaram que há uma ligeira preferência por alimentos não saudáveis, mas, em geral, as preferências se deram na proporção de 1/1. Estudos que investigam as variáveis de controle do comportamento alimentar são de extrema importância para a prevenção da obesidade, promoção de hábitos saudáveis e discussão das políticas públicas da área nutricional, industrial, comercial e do comportamento do consumidor.
Abstract: Videos about of nutrition education, publicity, advertising and entertainment are widely used as a means of communication. Many of them are used to encourage the consumption of foods. However, most of the time, the videos that talk about such consumption, focus on the development of broad dissemination of high in fat, sodium and sugar foods, in excess, are harmful to health. All this disclosure just promoting an increase in the consumption of unhealthy foods and, consequently, reducing the practices of good nutrition education. Based on this fact the Study 1 was conducted to evaluate the effect of videos about healthy food choices healthy food for children. What was to present, through educational videos, the various types of foods consumed by man. As participants in this study among children aged between 10 and 11 years old that might among the various types of food make your own choice. Participated in Study I, 24 children between 10 and 11 years of age, of both sexes, regularly enrolled in elementary school. The study I was divided into three stages. In the Stage I the appointment of foods was assessed with appropriate phase correction. In the Stage II, children were exposed to pre - test selection of healthy and unhealthy foods, the videos of healthy foods, the assessment of understanding of test videos, and finally again to test food choices. In the Stage III consisted only in the testing of food after a week of intervention. The results indicate that the videos showed effect on most healthy choices for children. But, this effect was temporary. In Study II, a questionnaire was applied to verify the food preferences of children in the same study 1 and 164 other children of the same grade and age. The results indicate that there is a slight preference for unhealthy foods, but in general, preference is given at a ratio of 1/1. Studies investigating the control variables of feeding behavior are extremely important for preventing obesity, promoting healthy habits and discussion of public policy Nutritionally, Industrial, Commercial and Consumer Behavior.
Keywords: Behaviorismo - Psicologia
Anúncios - Alimentos
Mídia televisiva
Publicidade - Programa de televisão
Publicidade de alimentos
Crianças
Crianças - Nutrição
Práticas alimentares
preferências alimentares
Vídeos
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO: BASES EXPERIMENTAIS E HISTÓRICO-CONCEITUAIS
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Dissertações em Teoria e Pesquisa do Comportamento (Mestrado) - PPGTPC/NTPC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_EfeitoVideosAlimentacao.pdf3,56 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons