Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10845
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Issue Date: | Dec-2017 |
metadata.dc.creator: | ABREU, Josyane Barros FREITAS, Nadia Magalhães da Silva |
metadata.dc.description.affiliation: | UFPA - Universidade Federal do Pará |
Title: | Proposições de inovação didática na perspectivas dos três momentos pedagógicos: tensões de um processo formativo |
Other Titles: | Proposiciones de innovación didáctica en la perspectiva de los tres momentos pedagógicos: tensiones de un proceso formativo |
metadata.dc.description.sponsorship: | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
Citation: | ABREU, Josyane Barros; FREITAS, Nadia Magalhães da Silva. PROPOSIÇÕES DE INOVAÇÃO DIDÁTICA NA PERSPECTIVA DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS: TENSÕES DE UM PROCESSO FORMATIVO. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), Belo Horizonte , v. 19, e2734, 2017 . Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10845. Acesso em:. |
metadata.dc.description.resumo: | Diante de uma conjuntura de renovações, métodos e estratégias que intenciona reinventar a prática docente, objetivamos compreender tensões e possibilidades relacionadas à inovação didática. Apostamos na proposta dos Três Momentos Pedagógicos. A investigação caracterizou-se como de abordagem qualitativa, precisamente uma pesquisa-formação, no contexto de uma licenciatura da Universidade Federal do Pará. No processo formativo, os sujeitos manifestaram dificuldades em problematizar um tema, resistências em abandonar aulas tradicionais e dificuldades em superar as amarras de uma avaliação pontual e finalística. Entendemos tais dificuldades como herança de uma formação docente vivida ainda quando alunos. No entanto, a experiência configurou-se uma autêntica problematização da docência, com potencial para superar e romper entraves enraizados em nós, possibilitando a (re)construção de significados relacionados ao “saber fazer” e ao “saber ser” professor. |
Abstract: | In the face of a conjuncture of renewals, methods, strategies that intend to reinvent the teaching practice, we aimed to understand, through the Three Pedagogic Moments, the tensions and the possibilities related to didactic innovation. The research was characterized as a qualitative approach, precisely a research-training in the context of a Bachelor’s Degree from the Federal University of Pará. In the training process, the individuals haves expressed difficulties in problematize a theme, resistance to abandon traditional lessons and difficulties in overcoming a punctual and finalistic evaluation. We understand these difficulties as inheritance of a teacher formation lived even when students. The experience was an authentic problematization of teaching, with the potential to overcome and to break barriers, making possible to (re) construct meanings related to the “know how to do” and “how to be” a teacher. |
metadata.dc.description.resumen: | Frente a una coyuntura de renovaciones, métodos y estrategias que tiene la intención de reinventar la práctica docente, tenemos el objetivo de comprender tensiones y posibilidades relacionadas a la innovación didáctica. Apostamos en la propuesta de los Tres Momentos Pedagógicos. La investigación se caracterizó como de enfoque cualitativo, específicamente una investigación-formación, en el contexto de una licenciatura de Universidade Federal do Pará. En el proceso formativo, los sujetos manifiestan dificultades para problematizar un tema, resistencias para abandonar clases tradicionales y dificultades para superar las amarras de una evaluación puntual y finalística. Comprendemos tales dificultades como una herencia de una formación docente vivida aun cuando eran alumnos. Sin embargo, la experiencia se configuró como una auténtica problematización de la docencia, con un potencial para superar y romper obstáculos arraigados en nosotros, lo que posibilitó la (re)construcción de significados relacionados al “saber hacer” y al “saber ser” profesor. |
Keywords: | Formação de professores Três Momentos Pedagógicos Inovação |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Series/Report no.: | Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte) |
ISSN: | 1983-2117 |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Pará |
metadata.dc.publisher.initials: | UFPA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.source.uri: | http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172017000100222&lang=en |
metadata.dc.identifier.doi: | http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172017190123 |
Appears in Collections: | Artigos Científicos - IEMCI |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Artigo_ProposicoesInovacaoDidatica.pdf | 653,73 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License