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metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 8-Mar-2018
metadata.dc.creator: MELO, Cilane da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA, Marilena Loureiro da
Title: Formação continuada de professores em educação ambiental: o curso de extensão em educação ambiental, escolas sustentáveis e com-vida no município de Capitão Poço-PA, processos e resultados
Citation: MELO, Cilane da Silva. Formação continuada de professores em educação ambiental: o curso de extensão em educação ambiental, escolas sustentáveis e com-vida no município de Capitão Poço-PA, processos e resultados. Orientadora: Marilena Loureiro da Silva. 2018. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10893. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A presente dissertação aborda a formação continuada de professores em educação ambiental, haja vista que, a relevância da discussão sobre as questões ambientais é imprescindível dentro do ambiente escolar. A perspectiva apresentada é que diante da crescente demanda pelos conhecimentos na área ambiental os docentes são impulsionados a aprimorarem sua formação, nesse contexto a educação à distância (EAD) pode contribuir de forma positiva para a formação continuada de professores. O objetivo geral da dissertação é analisar a contribuição do Curso de Extensão em Educação Ambiental, Escolas Sustentáveis e Com-Vida para a formação continuada na temática ambiental no município de Capitão Poço-PA. Para tanto, a metodologia utilizada caracteriza-se por entrevistas semiestruturadas com os egressos do curso, a pesquisa possui abordagem qualitativa e quantitativa com levantamento de dados primários e secundários a partir das entrevistas e de análises de documentos e de referências bibliográficas. Os resultados indicaram que o curso de extensão constituiu-se como uma importante iniciativa para a formação continuada de professores no que se refere a temática ambiental, pois foi a primeira formação na área ambiental que os muitos egressos do curso tiveram. No entanto, a análise dos dados aponta que as práticas que são desenvolvidas nas escolas do município pelos professores ainda estão ligadas ao viés conservador da educação ambiental contrastando com as proposições críticas, evidenciando-se como ações pontuais em determinadas datas comemorativas. Portanto, implementar a educação ambiental na escola vai além de formar os professores, pois envolvem questões de cunho secundário como instabilidade na carreira docente, rotatividade de professores, problemas estruturais-físicos no ambiente escolar. Os professores representam um importante papel quanto a materialidade da educação ambiental no ambiente escolar e por meio da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-Vida) podem contribuir significativamente para as mudanças no espaço escolar e promovendo as transformação para espaços educadores sustentáveis.
Abstract: This dissertation addresses the continuing education of teachers in environmental education, since the relevance of the discussion on environmental issues is essential within the school environment. The perspective presented is that in view of the growing demand for knowledge in the environmental field, teachers are encouraged to improve their training, in this context distance education (EAD) can contribute positively to the continuing education of teachers. The general objective of the dissertation is to analyze the contribution of the Extension Course in Environmental Education, Sustainable Schools and Com-Vida for the ongoing training in environmental issues in the municipality of Capitão Poço-PA. To do so, the methodology used is characterized by semi-structured interviews with the graduates of the course, the research has a qualitative and quantitative approach with the collection of primary and secondary data from interviews and analysis of documents and bibliographic references. The results indicated that the extension course constituted an important initiative for the continuous training of teachers in the environmental theme, since it was the first training in the environmental area that many graduates of the course had. However, the analysis of the data points out that the practices that are developed in the schools of the municipality by the teachers are still linked to the conservative bias of environmental education in contrast with the critical propositions, evidencing themselves as occasional actions in certain commemorative dates. Therefore, implementing environmental education in school goes beyond teacher training, as it involves secondary issues such as teacher career instability, teacher turnover, structural-physical problems in the school environment. Teachers represent an important role as the materiality of environmental education in the school environment and through the Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-Vida) can contribute significantly to the changes in school space and promoting the transformation into spaces for sustainable educators.
Keywords: Educação ambiental
Formação continuada de professores
Capitão Poço
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: EDUCAÇÃO
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências da Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
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