Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10902
metadata.dc.type: | Dissertação |
Issue Date: | 9-Nov-2017 |
metadata.dc.creator: | PALHETA, Luis Fernando |
metadata.dc.contributor.advisor1: | CAMARGO, Arlete Maria Monte de |
Title: | O plano de ações articuladas (PAR) em cinco municípios paraenses: as implicações na formação continuada de professores |
metadata.dc.description.sponsorship: | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
Citation: | PALHETA, Luis Fernando. O plano de ações articuladas (PAR) em cinco municípios paraenses: as implicações na formação continuada de professores. Orientador: Arlete Maria Monte de Camargo. 2017. 174 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017.Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10902. Acesso em:. |
metadata.dc.description.resumo: | Esta pesquisa de dissertação teve como objeto de estudo o Plano de Ações Articuladas (PAR) e a relação da Formação continuada de professores como eixo estratégico para a elevação dos índices educacionais nos municípios paraenses selecionados no estudo. Em vista disso, considera-se que essa política educacional é engendrada em um contexto político, econômico e social de intensas mudanças orquestradas por um uma concepção de sociedade neoliberal que se sustenta na justificativa de que o Estado está em crise e precisa ser reformado. Dessa forma, o problema de pesquisa que deu origem ao estudo teve como propósito compreender como se materializam as políticas de formação continuada dos professores a partir das relações federativas, no contexto do Plano de Ações Articuladas (PAR), 2007-2011, em cinco municípios paraenses: Altamira, Barcarena, Belém, Cametá e Castanhal? Com a tentativa de responder ao problema, foi traçado o objetivo geral que propôs investigar a implantação do Plano de Ações Articuladas, no período de 2007-2011, nos cinco municípios paraenses, considerando as relações federativas a partir das políticas de formação continuada de professores no contexto do PAR.. O paradigma teórico-metodológico que sustenta o estudo compreende a realidade social e histórica no bojo de uma totalidade estruturada e articulada dialeticamente. Com base nisso, tivemos como parâmetro no desenvolvimento do estudo buscar evidenciar a estrutura e dinâmica que permeia o objeto de estudo, no sentido de visar o alcance de sua essência. As três categorias de conteúdo: Planejamento educacional, a Formação continuada de professores e a Avaliação educacional compuseram a pesquisa como forma de compreensão da totalidade do objeto, bem como a análise de documentos e a realização de entrevistas semiestruturadas. Para a análise dos dados, em virtude de sistematizar a organização do material empírico, utilizamos o programa educacional computadorizado chamado “WordSmith Tools” priorizando os aspectos qualitativos conforme o arcabouço teórico. E por fim as considerações finais as quais apontaram contradições no processo de elaboração, planejamento e acompanhamento do PAR, mas também possíveis avanços aos municípios paraenses. No que concerne às políticas de formação continuada de professores, foi evidenciado que as mesmas estão direcionadas à elevação dos indicadores educacionais e os municípios paraenses apenas aderiram os programas de formação docentes criados pelo MEC tendo a autonomia e participação cerceadas geradas contraditoriamente por um processo de responsabilização aos professores. Diante a esses resultados, se defende no estudo um projeto de formação docente que assegure a formação continuada sólida teoricamente, a partir da realidade concreta dos professores e que contemple a valorização, carreira, salário e boas condições de trabalho como um direito dos professores. |
Abstract: | This dissertation research had as its object the study of the Articulated Actions Plan (PAR) and the relation of the Continued formation of teachers as strategic axis for the elevation of the educational indices in the municipalities of Pará, selected in the study. In view of this, it is considered that this educational policy is engendered in a political, economic and social context of intense changes orchestrated by a conception of neoliberal society that is based on the justification that the State is in crisis and needs to be reformed. Thus, the research problem that gave rise to the study had as its purpose to understand how the policies of continuing teacher education are materialized from federative relations, in the context of the Articulated Actions Plan (PAR), 2007-2011, in five municipalities Paraenses: Altamira, Barcarena, Bethlehem, Cametá and Castanhal? In an attempt to respond to the problem, the general objective that proposed to investigate the implementation of the Plan of Articulated Actions in the 2007-2011 period in the five municipalities of Pará, was analyzed, considering the federative relations from the policies of continuous context of the PAR. The theoretical-methodological paradigm that sustains the study comprehends the social and historical reality within the totality of a structure structured and articulated dialectically. Based on this, we had as a parameter in the development of the study to seek to highlight the structure and dynamics that permeates the object of study, in the sense of aiming at the reach of its essence. The three categories of content: Educational Planning, Continuing Teacher Education, and Educational Assessment comprised research as a way of understanding the object as a whole, as well as document analysis and semi-structured interviews. For the analysis of the data, by systematizing the organization of the empirical material, we used the computerized educational program called "WordSmith Tools" prioritizing the qualitative aspects according to the theoretical framework. And finally, the final considerations which pointed out contradictions in the process of preparation, planning and follow-up of the RAP, but also possible advances to the municipalities of Pará. Regarding the policies of continuing teacher training, it was evidenced that they are directed to the elevation of educational indicators and the municipalities of Paraense only joined the teacher training programs created by the MEC, with the autonomy and participation constrained generated by a process of accountability to teachers. In the light of these results, a study of teacher education is defended in order to ensure a solid theoretical formation, based on concrete reality and considering the valorization, career, salary and good working conditions as a right of teachers. |
Keywords: | Formação docente Políticas públicas Avaliação educacional Planejamento educacional |
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: | EDUCAÇÃO |
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: | FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TRABALHO DOCENTE, TEORIAS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Pará |
metadata.dc.publisher.initials: | UFPA |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Ciências da Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
Appears in Collections: | Dissertações em Educação (Mestrado) - PPGED/ICED |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_PlanoAcoesArticuladas.pdf | 1,64 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License