Concepções de infância e educação nos discursos do periódico a escola – revista official de ensino do pará (1900 a 1905)

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2018-01-19

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Universidade Federal do Pará

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OLIVEIRA, Michelle Araujo de. Concepções de infância e educação nos discursos do periódico a escola – revista official de ensino do pará (1900 a 1905). Orientador: Laura Maria Silva Araujo Alves. 2018. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10912. Acesso em:.

DOI

Esta pesquisa tem como objeto de investigação os discursos sobre infância e educação para a infância presentes nos textos da Revista “A Escola – Revista Official de Ensino” que foi publicada em Belém do Pará nos anos de 1900 a 1905. Seguindo nas linhas de pesquisa em História da Infância e em História da Educação na Primeira República, o trabalho tem como objetivo analisar, discursivamente, a concepção de criança e de educação para a infância presentes nestes discursos. Para tanto, foram selecionados textos de diferentes gêneros os quais apontam para discursos sobre infância e educação. Foi elaborado um inventário – apresentado no apêndice– que apresenta os anos de publicação desta revista além das seções e dos gêneros encontrados. Para uma melhor análise desses discursos, foram criadas quatro categorias cujas temáticas encontram-se presentes nas edições coletadas e em uma maior ocorrência: infância e papéis sociais; infância, patriotismo e formação cidadã; infância e família; e infância e escola. Foram selecionados, para fundamentação teórica sobre história da infância e da educação na primeira república – contexto no qual a revista está inserida –, teóricos como Ariès (1981), Rizzini (2011), Gondra (2000), Kuhlmann Jr. (2002), Saviani (2008) e para a fundamentação teórica acerca dos impressos educacionais, visto que esta pesquisa aborda o impresso “A Escola”, teóricos como Nóvoa (1997), Caspard (1981), Fernandes (2008), Chartier (2009) entre outros. Além disso, esta pesquisa fez uma análise do discurso a partir da perspectiva analítico-discursiva de Mikhail Bakhtin (1997;2002;2006) cujos resultados apontaram para uma concepção de infância e de educação para a infância em que estas eram vistas como o futuro cidadão moderno que necessita de investimentos dos setores educacionais e familiar.

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OLIVEIRA, Michelle Araujo de. Concepções de infância e educação nos discursos do periódico a escola – revista official de ensino do pará (1900 a 1905). Orientador: Laura Maria Silva Araujo Alves. 2018. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10912. Acesso em:.