Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10933
Tipo: | Artigo de Periódico |
Data do documento: | Jul-2005 |
Autor(es): | MIRANDA, Ailton Lima RAPOSO, Elinete Oliveira NUNES, Inez Trindade |
Afiliação do(s) Autor(es): | MIRANDA, A. L.; RAPOSO, E. O. Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) |
Título: | Concepções e tendências de ensino de ciências na prática dos professores e orientadores de CPADC/Castanhal |
Título(s) alternativo(s): | Consepts and trends in scienci education practices among scienci teachers and supervisors at the centre for scientific development (CPADC) in Castanhal, Pará, Brazil |
Citar como: | MIRANDA, Ailton Lima; RIBEIRO, Elinete Oliveira Raposo; TRINDADE, Inez Trindade. Concepções e tendências de ensino de ciências na prática dos professores e orientadores de CPADC/Castanhal. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 1, n. 1, p. 17-27, jan./jun. 2005. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10933. Acesso em:. |
Resumo: | Este artigo se propõe à refletir as tendências em ensino de ciências norteadoras das práticas dos professores de Ciências no município de Castanhal, Pará, Brasil, objetivando verificar a(s) tendência(s) de ensino de Ciências preponderantes (na prática dos professores alvos desta pesquisa) e, contribuir para reflexões acerca da situação do ensino de Ciências no Estado do Pará. A pesquisa foi desenvolvida a partir de entrevistas semi-estruturadas com professores de Ciências/Biologia, em especial com os membros do CPADC/Castanhal e professores que participaram do projeto inicial desenvolvido pelo Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico NPADC/UFPA, no trabalho de sensibilização e melhoria da qualidade do ensino de Ciências no Estado do Pará - Projeto FREC/SPEC/UFPA. Identificamos como categorias de análise: tendências de ensino de Ciências, a experimentação no ensino de Ciências, a utilização do livro didático e as condições de trabalho do professor. |
Abstract: | Study proposes an analysis of the main trends in science education practices among science teachers in Castanhal country, Pará , Brazil. Research was carried out through semi-structered interviews with Science/Biology teachers, specially those working at the CPADC/Castanhal. Sample also included teachers who took part in the initial phase of the Group for Scientific Development (NPADC), a project based at the Federal University of Pará (UFPA), which raised awareness and improved the quality of science teaching in the state of Pará. Four categories were analysed: science education trends, experimentation in science Education, the use of school books and teachers´ working conditions. |
Palavras-chave: | Concepções de ciências Tendências em ensino de ciências Ensino de ciências |
Título do Periódico: | Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemáticas |
ISSN: | 2317-5125 |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte URI: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1467/2050 |
Identificador DOI: | http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v1i0.1467 |
Aparece nas coleções: | Artigos - Amaz RECM/UFPA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_ConcepcoesTendenciasEnsino.pdf | 1,01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons