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metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Issue Date: Dec-2018
metadata.dc.creator: MOURA, Anna Regina Lanner de
BEZERRA, Simone Maria Chalub Bandeira
Title: Usos/significados de geometria mobilizados por estudantes na formação inicial
Other Titles: Uses/meanings of geometry mobilized in initial teacher education
Citation: MOURA, Anna Regina Lanner de; BEZERRA, Simone Maria Chalub Bandeira. Usos/significados de geometria mobilizados por estudantes na formação inicial. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v.14, n. 32, p. 121-129, jul./dez. 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10936. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O objetivo deste estudo consiste em problematizar os usos/significados de conceitos geométricos mobilizados pela prática escolar de decifrar enigmas, “O Chapéu de Palhaço”, no contexto da disciplina de Estágio Supervisionado, com o intuito de ampliar a compreensão da formação inicial do professor de matemática para outros modos de ver a matemática. A análise do corpus da pesquisa, referenciada na terapia filosófica de Wittgenstein e no conceito de desconstrução de Derrida, consiste no diálogo ficcional entre estudantes e a docente da disciplina. O diálogo problematiza os usos/significados únicos atribuídos aos conceitos geométricos, na prática em foco, supostamente decorrentes de uma visão essencialista e universal da matemática, instituída na escola, e aponta para uma abordagem dos usos também em práticas culturais não escolares.
Abstract: The objective of this study is to problematize the uses / meanings of geometric concepts mobilized by the school practice of puzzles solving, "The Hat of the Clown", in the context of the discipline Supervised Internship, with the purpose of broadening the understanding of the mathematic teacher initial formation for other ways of looking at mathematics. The analysis of the research corpus, referenced in the philosophical therapy of Wittgenstein and the Derrida deconstruction concept, consists of the fictional dialogue between students and the teacher giving the lesson. The dialogue problematizes the unique uses / meanings attributed to the geometrical concepts, in practice in focus, supposedly arising from an essentialist and universal view of mathematics, instituted in the school, and points towards an approach used also in non-school cultural practices
Keywords: Terapia desconstrucionista
Problematização de usos de conceitos geométricos
Diálogo ficcional
Formação Inicial de professores
Series/Report no.: Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
ISSN: 2317-5125
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5817/5271
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v14i32.5817
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