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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11046
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 5-Nov-2012 |
Autor(es): | QUEIROZ, Jardel Costa |
Afiliação do(s) Autor(es): | Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará |
Primeiro(a) Orientador(a): | HURTIENNE, Thomas Peter |
Título: | Educação e extensão rurais para a agricultura familiar através do Programa “Campo - Saberes da Terra" no município de Bragança: agroecologia e sustentabilidade para o desenvolvimento rural e de jovens do campo |
Citar como: | QUEIROZ, Jardel Costa. Educação e extensão rurais para a agricultura familiar através do Programa “Campo - Saberes da Terra" no município de Bragança: agroecologia e sustentabilidade para o desenvolvimento rural de jovens do campo. Orientador: Thomas Peter Hurtienne. 2011. 114 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido) - Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Universidade Federal do Pará, Belém, 2012. Disponível em:http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11046. Acesso em:. |
Resumo: | Esta dissertação compreende o estudo de caso de uma das experiências implantadas do programa governamental “Campo – Saberes da Terra” no município de Bragança, localizado no nordeste do Estado do Pará. O estudo desta experiência foi realizado pela pesquisa qualitativa durante um período de um ano e quatro meses tendo como objeto de estudo a educação do/no campo e a extensão rural para o desenvolvimento local a partir da identidade da agricultura familiar de jovens trabalhadores do campo ao paradigma da agroecologia. Este trabalho foi desenvolvido através de um esforço social participativo dialógico que apresenta resultados de uma pesquisa qualificada pela prática e experiência vivenciadas pelos atores sociais envolvidos em sua realidade transformada e desenvolvida por eles sobre novas condições de vida. Esta pesquisa vai ao encontro da incansável busca pelo desenvolvimento social e rural distantes da retórica da pesquisa tradicional |
Abstract: | This thesis comprises a case study of the experiences of the government implemented “Campo – Saberes da Terra” in the municipality of Bragança, located in the northeastern state of Pará. The study of this experiment was carried out by qualitative research over a period one year and four months having as object of study rural education and rural extension for local development through the identity of the family farm worker youth of the field to the paradigm of agroecology. This work was developed through a participatory social effort dialogic which presents results of a research qualified by training and experience experienced by social actors in their reality they developed and transformed into new living conditions. This research goes against the relentless pursuit of social and rural development away from the rhetoric of traditional research |
Palavras-chave: | Agricultura familiar - Educação - Bragança (PA) Extensão Rural - Bragança (PA) Ecologia agrícola - Bragança (PA) Desenvolvimento Sustentável - Bragança (PA) Economia agrícola PROJOVEM Campo - Saberes da Terra Educação do Campo |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA AMBIENTAL |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Núcleo de Altos Estudos Amazônicos |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (Mestrado) - PPGDSTU/NAEA |
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