Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11046
Tipo: Dissertação
Fecha de publicación : 5-nov-2012
Autor(es): QUEIROZ, Jardel Costa
metadata.dc.description.affiliation: Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará
Primer Orientador: HURTIENNE, Thomas Peter
Título : Educação e extensão rurais para a agricultura familiar através do Programa “Campo - Saberes da Terra" no município de Bragança: agroecologia e sustentabilidade para o desenvolvimento rural e de jovens do campo
Citación : QUEIROZ, Jardel Costa. Educação e extensão rurais para a agricultura familiar através do Programa “Campo - Saberes da Terra" no município de Bragança: agroecologia e sustentabilidade para o desenvolvimento rural de jovens do campo. Orientador: Thomas Peter Hurtienne. 2011. 114 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido) - Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Universidade Federal do Pará, Belém, 2012. Disponível em:http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11046. Acesso em:.
Resumen: Esta dissertação compreende o estudo de caso de uma das experiências implantadas do programa governamental “Campo – Saberes da Terra” no município de Bragança, localizado no nordeste do Estado do Pará. O estudo desta experiência foi realizado pela pesquisa qualitativa durante um período de um ano e quatro meses tendo como objeto de estudo a educação do/no campo e a extensão rural para o desenvolvimento local a partir da identidade da agricultura familiar de jovens trabalhadores do campo ao paradigma da agroecologia. Este trabalho foi desenvolvido através de um esforço social participativo dialógico que apresenta resultados de uma pesquisa qualificada pela prática e experiência vivenciadas pelos atores sociais envolvidos em sua realidade transformada e desenvolvida por eles sobre novas condições de vida. Esta pesquisa vai ao encontro da incansável busca pelo desenvolvimento social e rural distantes da retórica da pesquisa tradicional
Resumen : This thesis comprises a case study of the experiences of the government implemented “Campo – Saberes da Terra” in the municipality of Bragança, located in the northeastern state of Pará. The study of this experiment was carried out by qualitative research over a period one year and four months having as object of study rural education and rural extension for local development through the identity of the family farm worker youth of the field to the paradigm of agroecology. This work was developed through a participatory social effort dialogic which presents results of a research qualified by training and experience experienced by social actors in their reality they developed and transformed into new living conditions. This research goes against the relentless pursuit of social and rural development away from the rhetoric of traditional research
Palabras clave : Agricultura familiar - Educação - Bragança (PA)
Extensão Rural - Bragança (PA)
Ecologia agrícola - Bragança (PA)
Desenvolvimento Sustentável - Bragança (PA)
Economia agrícola
PROJOVEM
Campo - Saberes da Terra
Educação do Campo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA AMBIENTAL
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Núcleo de Altos Estudos Amazônicos
Programa: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Aparece en las colecciones: Dissertações em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (Mestrado) - PPGDSTU/NAEA

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao_EducacaoExtensaoRurais.pdf4,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons