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dc.creatorMENDES, Otávio Roberto Ferreira-
dc.date.accessioned2019-05-23T20:57:32Z-
dc.date.available2019-05-23T20:57:32Z-
dc.date.issued2016-04-20-
dc.identifier.citationMENDES, Otávio Roberto Ferreira. Indicadores de permanência e desempenho dos alunos da Universidade Federal do Pará, Campus de Belém: um estudo comparativo entre cotistas e não cotistas ingressantes no período de 2009 a 2011. Orientadora: Marina Yassuko Toma. 2016. 90 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública) - Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Universidade Federal do Pará, Belém, 2016. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11201. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11201-
dc.description.abstractThis research aims to evaluate the permanence and the academic performance of students who entered the Federal University of Pará (UFPA), 2009 vestibular us to 2011, through the quota system (shareholders) compared to those who entered the classification system general (not shareholders), based on the analysis of dropout rate, pass rate and course payment rate for these students. The literature review was based on the theme: affirmative action in the world; affirmative action in Brazil; affirmative action to reserve places at UFPA and evasion and performance in higher education. The information used were extracted from the database Selection Processes Center (CEPS) / UFPA and the Integrated System of Academic Activities Management (SIGAA)/UFPA. Methodologically, it was initially used to build two indicators Permanence Indicator (Evasion Index) and Performance Indicator (Approval Rate and Payment Index Course). Subsequently, the calculated values were comparatively analyzed using the Binomial Test BioEstat 5.0 statistical software. The results showed that the permanence of the "Shareholders" is statistically equal to or greater than the "No Shareholders", based on comparative analysis of dropout rates calculated for the 12 most demanded courses and 05 less defendants, composed of crop study. Still using the comparative analysis to the approval rate and the course of payment rate, it is evident that the quota students have lower academic performance in relation to non-quota holders, as in most cropping courses studied the calculated values are statistically similar between the two groups. The results also show that the policy of affirmative action vacancies reserve established in UFPA, appears as a wise and inclusive public policy, opposing the questions that would be academic losses related to the quality of higher education in this institution since its implementationpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Socorro Albuquerque (sbarbosa@ufpa.br) on 2019-05-23T20:57:16Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao_IndicadoresPermanenciaDesempenho.pdf: 1247977 bytes, checksum: cdb4d0afecdd992077f86ff1d7f310f4 (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-23T20:57:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao_IndicadoresPermanenciaDesempenho.pdf: 1247977 bytes, checksum: cdb4d0afecdd992077f86ff1d7f310f4 (MD5) Previous issue date: 2016-04-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectPrograma de ação afirmativapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectPolítica de cotaspt_BR
dc.subjectDesempenho escolar - Indicadorespt_BR
dc.titleIndicadores de permanência e desempenho dos alunos da Universidade Federal do Pará, Campus de Belém: um estudo comparativo entre cotistas e não cotistas ingressantes no período de 2009 a 2011pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNúcleo de Altos Estudos Amazônicospt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEMpt_BR
dc.contributor.advisor1TOMA, Marina Yassuko-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6883396550618718pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9423896167951091pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo avaliar a permanência e o desempenho acadêmico dos alunos que ingressaram na Universidade Federal do Pará (UFPA), nos vestibulares de 2009 a 2011, por meio do sistema de cotas (cotistas) em comparação aos que ingressaram pelo sistema de classificação geral (não cotistas), com base na análise do índice de evasão, taxa de aprovação e índice de integralização de curso por esses estudantes. A revisão da literatura foi fundamentada nas temáticas: ações afirmativas no mundo; ações afirmativas no Brasil; ações afirmativas de reserva de vagas na UFPA e evasão e desempenho no ensino superior. As informações utilizadas foram extraídas do banco de dados do Centro de Processos Seletivos (CEPS)/UFPA e do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA)/UFPA. Metodologicamente, utilizou-se inicialmente a construção de dois indicadores: Indicador de Permanência (Índice de Evasão) e Indicador de Desempenho (Taxa de Aprovação e Índice de Integralização de Curso). Posteriormente, os valores calculados foram analisados comparativamente utilizando-se o Teste Binomial do software estatístico BioEstat 5.0. Os resultados mostraram que a permanência dos “Cotistas” é estatisticamente igual ou maior que a dos “Não Cotistas”, com base na análise comparativa dos índices de evasão calculados para os 12 cursos mais demandados e os 05 menos demandados, que compuseram o recorte do estudo. Ainda utilizando-se a análise comparativa para a taxa de aprovação e o índice de integralização de curso, fica evidenciado que os alunos cotistas não têm menor desempenho acadêmico em relação aos não cotistas, visto que na maioria dos cursos do recorte estudado os valores calculados são estatisticamente iguais entre os dois grupos.Os resultados permitiram evidenciar ainda que a política de ações afirmativas de reserva de vagas instituída na UFPA configura-se como uma política pública acertada e inclusiva, contrapondo-se a questionamentos de que haveria prejuízos acadêmicos relacionados à qualidade do ensino superior desta instituição a partir de sua implementaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão Públicapt_BR
dc.subject.linhadepesquisaGESTÃO PÚBLICA MUNICIPALpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoGESTÃO PÚBLICA DO DESENVOLVIMENTOpt_BR
dc.description.affiliationUFPA - Universidade Federal do Parápt_BR
Appears in Collections:Dissertações em Gestão Pública (Mestrado) - PPGGP/NAEA

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