Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11207
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFREIRE, William Fonseca-
dc.date.accessioned2019-05-27T13:54:33Z-
dc.date.available2019-05-27-
dc.date.available2019-05-27T13:54:33Z-
dc.date.issued2019-01-29-
dc.identifier.citationFREIRE, William Fonseca. Narrativas amazônicas no ensino de História: dos livros didáticos às visões de alunos do ensino médio. Orientadora: Conceição Maria Rocha de Almeida. 2019. 176 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11207. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11207-
dc.description.abstractThis work, linked to the line of research Historical Languages and Narratives: Production and Diffusion, aims to research, interpret and analyze Amazonian narratives in Teaching History, from textbooks to visions of high school students. For this, part of an action research, qualitative and bibliographical type, whose corpus is composed of the theoretical constructs of Rüsen (2011), Choppin (2004), Bittencourt (1993), Munakata (1997), among others. which foster discussions about various textbook approaches in Teaching History, as well as punctuating the book as a cultural product. Still, it counts on the analysis of the students of the High School, from the establishment of debates, workshops for the choice of the didactic book and its consideration as object of historiographical approach, mainly, in relation to the construction of the regional element and its interference in the narratives of the material in question, specifically, the concept of the Amazon region and its historicity. The product of this study concentrates on the participatory production of a site containing the course and the walk, deconstruction and reconstruction of new readings of the writings of the history of the Amazon.en
dc.description.provenanceSubmitted by Erik Pires (erikpires@ufpa.br) on 2019-05-27T13:54:14Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao_NarrativasAmazonicasEnsino.pdf: 5830911 bytes, checksum: 431a4cb5c4d1fd31c90a0ccc469a2358 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Erik Pires (erikpires@ufpa.br) on 2019-05-27T13:54:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertacao_NarrativasAmazonicasEnsino.pdf: 5830911 bytes, checksum: 431a4cb5c4d1fd31c90a0ccc469a2358 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-27T13:54:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao_NarrativasAmazonicasEnsino.pdf: 5830911 bytes, checksum: 431a4cb5c4d1fd31c90a0ccc469a2358 (MD5) Previous issue date: 2019-01-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectNarrativas de jovenspt_BR
dc.subjectAmazôniapt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectNarrativesen
dc.subjectAmazonen
dc.subjectTeachingen
dc.subjectStoryen
dc.subjectTextbooken
dc.titleNarrativas amazônicas no ensino de História: dos livros didáticos às visões de alunos do ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Universitário de Ananindeuapt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASILpt_BR
dc.contributor.advisor1ALMEIDA, Conceição Maria Rocha de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5784314365587893pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9390382528105867pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho, vinculado a linha de pesquisa Linguagens e Narrativas históricas: Produção e Difusão, objetiva pesquisar, interpretar e analisar as narrativas amazônicas no Ensino da História, dos livros didáticos às visões de alunos do Ensino Médio. Para tal, parte de uma pesquisa ação, de cunho qualitativo e do tipo bibliográfico, cujo corpus compõe-se dos construtos teóricos de Rüsen (2011), Choppin (2004), Bittencourt (1993), Munakata (1997), entre outros, os quais fomentam discussões acerca de diversas abordagens do livro didático no Ensino da história, além de pontuarem o livro enquanto produto cultural. Ainda, conta com as análises dos alunos do Ensino Médio, a partir do estabelecimento de debates, oficinas para a escolha do livro didático e sua consideração enquanto objeto de abordagem historiográfica, sobretudo, em relação a construção do elemento regional e sua interferência nas narrativas do material didático em questão, especificamente, o conceito de região amazônica e sua historicidade. O produto deste estudo concentra-se na produção participativa de site contendo o percurso e o caminhar, a desconstrução e a reconstrução de novas leituras das escritas da história da Amazônia.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
dc.subject.linhadepesquisaENSINO DE HISTÓRIA: NARRATIVAS E LINGUAGENSpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoENSINO DE HISTÓRIApt_BR
dc.description.affiliationUFPA - Universidade Federal do Parápt_BR
Appears in Collections:Dissertações em Ensino de História (Mestrado Profissional) - PROFHISTÓRIA/Ananindeua

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_NarrativasAmazonicasEnsino.pdf5,69 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons