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metadata.dc.type: Tese
Issue Date: 28-Feb-2019
metadata.dc.creator: BORGES, Larissa Dantas Rodrigues
metadata.dc.description.affiliation: UFPA - Universidade Federal do Pará
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA, Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e
Title: O processo de autonomização à luz do paradigma da complexidade: um estudo da trajetória de aprendizagem de graduandos em letras-inglês
Citation: BORGES, Larissa Dantas Rodrigues. O processo de autonomização à luz do paradigma da complexidade: um estudo da trajetória de aprendizagem de graduandos. 2019. 255 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2019. Programa de Pós-Graduação em Letras. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11219. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem por objetivo compreender como se dá a autonomização na trajetória de aprendizagem de graduandos em Letras Inglês, sob a perspectiva do paradigma da complexidade (LARSEN-FREEMAN, 1997; 2017; LARSEN-FREEMAN, CAMERON, 2008). Considera-se que a autonomia é um fenômeno complexo, dinâmico e multidimensional construído ao longo da vida (FREIRE, 1996; [2006]; PAIVA, 2006; BENSON, 2013), sujeito a retrocessos, estabilidade e avanços. Após uma reflexão acerca dos modelos de autonomização existentes na literatura (NUNAN 1997; SCHARLE; SZABÒ, 2000; BENSON, [2001]; 2011; TASSINARI, 2010; [2012]), propõe-se nesta tese um modelo dinâmico de desenvolvimento da autonomia como um fenômeno complexo. O contexto desta pesquisa foi a Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas (FALEM) da Universidade Federal do Pará (UFPA), localizada em Belém. Este estudo de casos múltiplos (DORNYEI, 2007; YIN, 2010) foi desenvolvido de forma longitudinal, empregando movimentos analíticos retroativos, englobando o percurso da graduação de quatro aprendentes de Letras-Inglês. No primeiro semestre do curso, quatro participantes com nível elementar de inglês foram selecionados por meio de suas narrativas escritas na disciplina ―Aprender a Aprender LE‖, por meio das quais se observou as condições iniciais da sua aprendizagem de inglês no contexto universitário. Nos semestres seguintes, em que cursaram os cinco níveis de Língua Inglesa, foram gerados diários de aprendizagem nos quais os participantes refletiram sobre a própria aprendizagem de línguas. Dando continuidade ao estudo das trajetórias, foi realizada uma entrevista no último semestre do curso no intuito de verificar de que forma a autonomização no estudo de inglês contribuiu para empoderar os aprendentes, possibilitando ou não uma participação mais efetiva desses na comunidade acadêmica e profissional (VYGOTSKY, 1978; [1991]; OXORFD, 2003; MURRAY, 2017; NICOLAIDES, 2017). Dentre os resultados desta investigação, evidenciou-se o caráter multidimensional e personalizado da autonomização, a qual aconteceu de forma diversa para cada participante em diferentes escalas de tempo e diferentes espaços. Verificou-se também a influência de diversos subsistemas aninhados como motivação, crenças, identidades e emoções, os quais contribuíram, ao longo da trajetória dos participantes, para fomentar ou para inibir o processo em foco.
Abstract: This work aims to understand how the autonomization occurs in the learning trajectories of English undergraduate students, under the perspective of the complexity paradigm (LARSEN-FREEMAN, 1997; 2017; LARSEN-FREEMAN; CAMERON, 2008). Autonomy is considered a complex, dynamic and multidimensional phenomenon, developed along one‘s lifetime (FREIRE, 1996; [2006]; PAIVA, 2006; BENSON, 2013), subject to setbacks, stability, and advances. After a reflection about the existing models of autonomization in the literature (NUNAN 1997; SCHARLE; SZABÒ, 2000; BENSON, [2001]; 2011; TASSINARI, 2010; [2012]), this dissertation proposes a dynamic model of autonomy development as a complex phenomenon. The context of this research was the Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas (FALEM) at the Universidade Federal do Pará (UFPA), located in Belém. This multiple case study (DORNYEI, 2007; YIN, 2010) was developed in a longitudinal way, applying analytical and retroactive movements, comprising the undergraduate period of time of four English major students. In the first semester of the course, four participants with elementary level of English were selected based on their narratives written in the course ―Learning to Learn Foreign Languages‖. Through these narratives, it was possible to perceive the initial conditions of their English learning in the academic context. Along the following semesters, when the participants studied five levels of English language at the university, learning diaries were collected in which they reflected about their own language learning. Finally, continuing the study of the trajectories, an interview was conducted in the last semester of the course with the aim of analyzing the manner in which the autonomization in the English learning contributed to empower students, enabling or not a more effective participation in the academic and professional community (VYGOTSKY, 1978; [1991]; OXFORD, 2003; MURRAY, 2017; NICOLAIDES, 2017). Among the results of this investigation, the multidimensional and personalized character of autonomization was evidenced, hence it happens in diverse ways to each student in different time scales and in different contexts. The influence of nested subsystems such as motivation, beliefs, identities, and emotions was verified, which contributed to enhance or inhibit the process in focus in the learners‘ trajectories.
Keywords: Autonominação
Linguas modernas-Estudo e ensino
Paradigma da complexidade
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: ESTUDOS LINGUÍSTICOS
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS E CULTURAS: MODELOS E AÇÕES
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras e Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Teses em Letras (Doutorado) - PPGL/ILC

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