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Tipo: Dissertação
Data do documento: 10-Nov-2014
Autor(es): TEIXEIRA, Aline Abreu
Afiliação do(s) Autor(es): UFPA - Universidade Federal do Pará
Primeiro(a) Orientador(a): COSTA, Thiago Dias
Título: Avaliação do concurso público para cargos técnico-administrativos da Universidade Federal do Pará
Citar como: TEIXEIRA, Aline Abreu. Avaliação do concurso público para cargo técnico-administrativos da Universidade Federal do Pará. Orientador: Thiago Dias Costa. 2014. 99 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública) - Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Universidade Federal do Pará, Belém, 2014. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11292. Acesso em:.
Resumo: O concurso público é uma etapa fundamental para selecionar futuros servidores para instituições públicas. Essa seleção precisa ser capaz de escolher candidatos mais aptos para alcançar resultados positivos, atender as demandas políticas e sociais da organização. Para verificar se o atual método de seleção é eficaz, essemtrabalho visou avaliar as técnicas utilizadas no último concurso público dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Pará. Para tanto, foi avaliado o desempenho dos servidores recém-nomeados para os cargos de Administrador, Assistente em Administração e Secretário Executivo para a competência “elaborar documentos”. Ao total, participaram dessa pesquisa 41 servidores, os quais foram submetidos a realizar a tarefa de elaborar um memorando. Os candidatos tinham acesso a computador sem internet e com o corretor ortográfico desligado. Após instruções de como realizar a tarefa, os participantes tiveram 30 minutos para realizá-la. A maioria dos participantes não apresentou um desempenho satisfatório na citada tarefa, apesar do bom desempenho na prova objetiva do concurso. Os resultados não indicaram uma relação clara entre o desempenho na tarefa e outras variáveis como realização de cursos de elaboração de documentos, experiência anterior e formação. Os dados demonstraram que apenas a utilização da prova objetiva e da avaliação de títulos não foram suficientes para avaliar os servidores para mencionada competência. Sugere-se a utilização de mais técnicas de seleção, treinamento com os participantes dessa pesquisa e a adoção de um método de avaliação constante do processo de seleção
Abstract: Civil Service exam is fundamental stage to select future civil servant for government positions. This selection needs to be able to choose the most capable candidate in order to reach positive results, meet political and social demands in the institution. To analyze whether the current method of selection is effective or not, this study aimed to evaluate the techniques used in the last civil service examination for the administrative positions in the Federal University of Pará. To accomplish this, the performance of the recently-admitted civil servants was analyzed assigned for the positions of public office Administrator, Assistant Administrator and Executive Secretary in the competence “create document”. In total, 41 employees participated in this survey, and they were assigned to create a memorandumt. The participants had access to a computer without internet and with the spell checker off. After instructions on how to do the task, the participants had 30 minutes to do it. Most of participants did not show a satisfactory performance in the aforementioned task despite of the good performance on the multiple-choice questions on civil service examination. The results did not point out a fair relation between the performance on do the task and other variables such as training course on how to create documents, previous experience and formation. The data demonstrated that only the multiplechoice test and title evaluation were not enough to evaluate the employee’s competence aforementioned. It is suggested the use of more techniques of selection, training with participants of this research and the adoption a constant method of evaluation of the selection process
Palavras-chave: Concurso público
Seleção
Avaliação
Área de Concentração: GESTÃO PÚBLICA DO DESENVOLVIMENTO
Linha de Pesquisa: GESTÃO DE ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ADMINISTRACAO DE PESSOAL
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Núcleo de Altos Estudos Amazônicos
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Gestão Pública (Mestrado) - PPGGP/NAEA

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