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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11294
metadata.dc.type: | Dissertação |
Issue Date: | 1-Dec-2014 |
metadata.dc.creator: | NOGUEIRA, Daniele Herondina Oliveira Pinheiro |
metadata.dc.description.affiliation: | UFPA - Universidade Federal do Pará |
metadata.dc.contributor.advisor1: | COSTA, Thiago Dias |
Title: | Gestão da capacitação com base em competências: proposta de metodologia de diagnóstico de necessidades de capacitação por competências para os campi do interior da UFPA |
Citation: | NOGUEIRA, Daniele Herondina Oliveira Pinheiro. Gestão da capacitação com base em competências: proposta de metodologia de diagnóstico de necessidades de capacitação por competência para os campi do interior da UFPA. Orientador:Thiago Dias Costa. 2014. 154 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública) - Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Universidade Federal do Pará, Belém, 2014. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/1129. Acesso em:. |
metadata.dc.description.resumo: | Atualmente a Administração Pública Federal do Brasil está em fase de mudanças para uma estrutura mais estratégica, orientada para resultados e melhorias nos serviços prestados. A área de gestão de pessoas tem papel fundamental nesse processo de mudanças. Com o Decreto nº 5.707/2006, que institui a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP), as organizações públicas federais devem adotar o modelo de gestão por competências para a gestão da capacitação. A capacitação proporciona para as organizações públicas o desenvolvimento e a aquisição de competências pelos servidores, apresentando como resultados a melhoria do desempenho organizacional. Por conta disso, a Universidade Federal do Pará (UFPA) iniciou o processo de implantação do modelo de gestão por competências em 2011, com o mapeamento de competências através da realização de entrevistas com 832 servidores técnico-administrativos. A presente pesquisa desenvolveu uma proposta de diagnóstico de necessidades de capacitação com base em competências por meio da elaboração de um questionário de autoavaliação e heteroavaliação (é quando o gestor avalia o sujeito). Através desse instrumento avaliou-se o grau de importância e domínio das competências identificadas para as unidades (Coordenadorias de Planejamento, Gestão e Avaliação e Coordenadoria de Infraestrutura) dos campi do interior. Com as avaliações de importância e domínio, calculou-se o grau de necessidades de capacitação, conforme proposto por Brandão (2012). A pesquisa teve caráter descritivo e exploratório, considerando a realização da análise documental e entrevistas individuais, com a finalidade de descrever o atual levantamento de necessidades de capacitação (LNC) da UFPA. Os resultados da pesquisa oriundos da aplicação dos questionários foram descritos como médias e desvio padrão, assim analisou-se haver similaridade de percepção nas autoavaliações e heteroavaliações. Observaram-se também como resultados da pesquisa que o nível de alinhamento do LNC da UFPA com os objetivos estratégicos foi baixo (6,8%) e do Diagnóstico de Necessidades de Capacitação (DNC) por competências o alinhamento apresentado é de 93,16% |
Abstract: | Currently the Federal Public Administration of Brazil is in phase change to a more strategic framework, results-oriented and improvements in the services provided. The people management area has a fundamental role in this process of change. With Decree No. 5,707 / 2006 establishing the National Policy Staff Development (PNDP), federal public organizations should adopt the model of management competency for the management of training. The training provides for public organizations the development and acquisition of skills by servers, with results as the improvement of organizational performance. Because of this, the Federal University of Pará (UFPA) began the process of implementation of the management model of competencies in 2011 with the mapping skills by conducting interviews with 832 technical and administrative staff. This research developed a proposal for diagnosis of training needs based on skills through the development of a self-assessment questionnaire and observer (is when the manager evaluates the subject). This instrument evaluated the degree of importance and mastery of competencies identified for the units (Coordination Planning, Management and Infrastructure Assessment and Coordination) of the interior campuses. With ratings of importance and control, we calculated the degree of training needs, as proposed by Brandão (2012). The research was exploratory and descriptive, considering the performance of document analysis and individual interviews, in order to describe the current survey of training needs (LNC) UFPA. The results of the research arising from the questionnaires were described as means and standard deviations, so be analyzed perception of similarity in self-assessments and heteroavaliações. We studied as search results that the level of alignment of the LNC UFPA with the strategic objectives was low (6.8%) and the Training Needs Analysis (DNC) presented the competency alignment is 93.16% |
Keywords: | Gestão de Pessoas Gestão por competência Diagnóstico de necessidade de Capacitação Administração pública |
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: | GESTÃO PÚBLICA DO DESENVOLVIMENTO |
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: | GESTÃO DE ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ADMINISTRACAO DE PESSOAL |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Pará |
metadata.dc.publisher.initials: | UFPA |
metadata.dc.publisher.department: | Núcleo de Altos Estudos Amazônicos |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
Appears in Collections: | Dissertações em Gestão Pública (Mestrado) - PPGGP/NAEA |
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