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dc.creatorRAMOS, Maria Neide Carneiro-
dc.creatorBRITO, Maria dos Remédio de-
dc.date.accessioned2019-07-09T13:45:58Z-
dc.date.available2019-07-09T13:45:58Z-
dc.date.issued2018-04-
dc.identifier.citationRAMOS, Maria Neide Carneiro, BRITO, Maria dos Remédios de. As linhas que tecem o aprender e o ensinar em ciências. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), Belo Horizonte, V. 20, p. 1-24, abr. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172018200105. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11341. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.issn1983-2117pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11341-
dc.description.abstractThis essay aims to think about learning in science teaching. This field, often closed to different readings, is influenced by teaching methods developed in lines of thinking born with modern science, that we call here State or Imperial Science. It leads science teaching through scientific methods and produces recognition learning. However, something evolves from the recognizable and Imperial Science and, involved with another type of science that we call here Nomad Science, makes the thought experience multiplicities, singularities, in the learning process. With this process in mind, this essay attempts to highlight a learning mode that is traversed by a zigzag line, which fosters a strange variation in teaching and learning. This line, by its moving nature, produces a problematic field triggered by events, encounters, signs that signal a sensitive mobility, producer of affections in Science teaching.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Larissa Santos (larissasilvasantos1307@gmail.com) on 2019-07-03T19:08:30Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Artigo_LinhasTecemAprender.pdf: 737516 bytes, checksum: 4b319c005cfd4e7512fd93ed8e222524 (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-09T13:45:58Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Artigo_LinhasTecemAprender.pdf: 737516 bytes, checksum: 4b319c005cfd4e7512fd93ed8e222524 (MD5) Previous issue date: 2018-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.relation.ispartofEnsaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source.urihttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172018000100202&lng=pt&nrm=isopt_BR
dc.subjectAprenderpt_BR
dc.subjectEducação em Ciênciaspt_BR
dc.subjectDeleuzept_BR
dc.subjectCiência Régiapt_BR
dc.subjectCiência Nômadept_BR
dc.titleAs linhas que tecem o aprender e o ensinar em ciênciaspt_BR
dc.title.alternativeThe lines that weave learning and teaching sciencespt_BR
dc.title.alternativeLos hilos que tejen el aprender y el enseñar en las cienciaspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3119709145133137pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6896268801860211pt_BR
dc.citation.volume20pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dcterms.citation.epage24pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/1983-21172018200105pt_BR
dc.description.resumoEste ensaio busca pensar a aprendizagem, no ensino de ciências. Esse campo, que pouco se disponibiliza a outras leituras, é influenciado por um ensino que se envolveu nas linhas de um pensamento nascido com a ciência moderna, chamado, aqui, ciência de Estado ou régia, que o conduzem por meio do método cientificista e torna a aprendizagem recognitiva. Contudo, algo se desprende do recognitivo e da ciência de Estado e, envolvido com outro tipo de ciência, aqui chamada de Nômade, faz o pensamento experimentar as multiplicidades, singularidades no processo de aprender. Diante disso, este ensaio tenta dar destaque a um modo de aprendizagem que é percorrida por uma linha ziguezagueante, que fomenta uma estranha variação no ensinar e no aprender. Essa linha, por sua natureza movente produz um campo problemático disparado pelos acontecimentos, encontros, signos que sinalizam uma mobilidade sensitiva, produtora de afetos no ensino de ciências.pt_BR
dc.description.resumenEste ensayo tiene el objetivo de pensar el aprendizaje en la enseñanza de las ciencias. Este campo, que poco se dispone a otras lecturas, es influenciado por una enseñanza que se desarrolló bajo las líneas de pensamiento que nasció con la ciencia moderna, llamada aquí de Ciencia Imperial, que le conduce por medio del método cientificista y torna el aprendizaje recognitivo. Entretanto, algo se despliega del recognitivo y de la ciencia Imperial y, envuelto en otro tipo de ciencia, aquí llamado Ciencia Nómada, hace con que el pensamiento experimente las multiplicidades, singularidades en el proceso de aprender. Frente a eso, este ensayo intenta destacar un modo de aprendizaje que es recorrido por un hilo zigzagueante, que fomenta una rara variación en el enseñar y el aprender. Ese hilo, por su naturaleza moviente, produce un campo problemático disparado por los acontecimientos, encuentros, signos que señalan una movilidad sensitiva, productora de afectos en la enseñanza de las ciencias.pt_BR
dc.description.affiliationUFPA - Universidade Federal do Parápt_BR
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