Artigos Científicos - ICED

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  • Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Autorregulação emocional na perspectiva social cognitiva: uma revisão integrativa
    (Universidade Metodista de Piracicaba, 2021-08) TORQUATO, Jamille Gabriela da Silva; GARCIA, Luciana Amaral; RAMOS, Maely Ferreira Holanda
    O homem, segundo a Teoria Social Cognitiva, é capaz de autorregular seu comportamento, motivações, emoções, dentre outros aspectos. Esta pesquisa tem por objetivo construir um panorama das pesquisas nacionais e internacionais sobre autorregulação emocional na perspectiva social cognitiva, por meio de uma revisão integrativa da literatura, considerando o período de 2008 a 2019; identificando o que os autores têm abordado sobre esta temática e apontando possíveis lacunas. Com uma abordagem quantitativa, o referido estudo apropriou-se de uma análise de frequência mediante a utilização do software NodeXL, que gerou um Grafo com dados de medidas de centralidades adotadas a fim de destacar os construtos mais relevantes. Os resultados apontaram para cinco artigos analisados que apresentaram a relevância de quatro construtos: Emotional intelligence; Emotional competence; Emotion regulation; Coping. Os dados demonstram que a literatura tem afirmado que o sujeito que é capaz de autorregular-se emocionalmente apresenta uma inteligência emocional satisfatória, além de torna-se competente para enfrentar situações que podem gerar um estado emocional negativo. Além disso, faz-se necessário investir em programas que estimulem a competência emocional nos indivíduos a fim de garantir a eficácia no gerenciamento das emoções.
  • Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Resiliência familiar: o olhar de professores sobre famílias pobres
    (Universidade Federal do Pará, 2018-12) MATOS, Larissa Araújo; CRUZ, Edson Júnior Silva da; SANTOS, Thamyris Maués dos; SILVA, Simone Souza da Costa
    O objetivo da presente pesquisa foi descrever a resiliência familiar, do ponto de vista de professores, sobre as famílias de seus alunos. A coleta dos dados foi realizada em uma escola pública, localizada na periferia da cidade de Belém-Pará. Participaram deste estudo onze professores de 1º ao 5º ano que responderam a uma entrevista semiestruturada e participaram de uma entrevista coletiva que teve por objetivo obter informações sobre a percepção dos profissionais acerca da resiliência nas famílias dos alunos. Os dados foram coletados e categorizados com base na Análise de conteúdo de Bardin [Análise de conteúdo (2011)] e com o auxílio do software Nvivo versão 10. Os resultados mostraram que os professores compreendemos elementos da resiliência familiar, entretanto, desconsideram tais elementos nas famílias da escola, tendem a ter uma percepção negativa e pessimista sobre as possibilidades de sucesso e resiliência nestes grupos, possuem uma visão estereotipada de família, uma perspectiva estigmatizada sobre pobreza e dos benefícios sociais que estas famílias têm acesso.
  • Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Política de expansão da educação superior no Brasil - o prouni e o fies como financiadores do setor privado
    (Universidade Federal do Pará, 2016-12) AMARAL, Nelson Cardoso; CHAVES, Vera Lúcia Jacob
    O estudo analisa a política de expansão da educação superior brasileira no período 2003-2014, tendo como ênfase a análise do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Programa de Financiamento Estudantil (FIES) como financiadores do setor privado. Utilizou-se como recurso metodológico a pesquisa quanti-qualitativa, com consulta a fontes documentais e aos websites da Receita Federal do Brasil e do Senado Federal, para o levantamento de dados financeiros, e do Censo da Educação Superior, para obtenção daqueles referentes a matrículas e instituições de educação superior. O estudo evidenciou que uma política de expansão ocorreu tanto para o setor público quanto para o privado, e que este último recebeu substanciais incentivos governamentais, especialmente pelas vias do ProUni e do FIES, o que tem contribuído para a obtenção de lucro e a oferta de uma educação superior que dissocia o ensino de graduação da pesquisa e da extensão.
  • Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    As linhas que tecem o aprender e o ensinar em ciências
    (Universidade Federal do Pará, 2018-04) RAMOS, Maria Neide Carneiro; BRITO, Maria dos Remédio de
    Este ensaio busca pensar a aprendizagem, no ensino de ciências. Esse campo, que pouco se disponibiliza a outras leituras, é influenciado por um ensino que se envolveu nas linhas de um pensamento nascido com a ciência moderna, chamado, aqui, ciência de Estado ou régia, que o conduzem por meio do método cientificista e torna a aprendizagem recognitiva. Contudo, algo se desprende do recognitivo e da ciência de Estado e, envolvido com outro tipo de ciência, aqui chamada de Nômade, faz o pensamento experimentar as multiplicidades, singularidades no processo de aprender. Diante disso, este ensaio tenta dar destaque a um modo de aprendizagem que é percorrida por uma linha ziguezagueante, que fomenta uma estranha variação no ensinar e no aprender. Essa linha, por sua natureza movente produz um campo problemático disparado pelos acontecimentos, encontros, signos que sinalizam uma mobilidade sensitiva, produtora de afetos no ensino de ciências.
  • Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Adolescent perceptions of stress and future expectations
    (Universidade Federal do Pará, 2017-04) FLORÊNCIO, Cybelle Bezerra Sousa; RAMOS, Maély Ferreira Holanda; SILVA, Simone Souza da Costa
    A adolescência tem sido descrita como uma fase do desenvolvimento marcada por desafios, tensões e incertezas que podem gerar, além de estresse, o rebaixamento das expectativas futuras no adolescente. Este estudo tem por objetivo descrever a percepção do estresse e as expectativas de futuro por adolescentes. É um estudo misto realizado com 17 estudantes do Ensino Médio, selecionados de uma amostra de 295 adolescentes, com idades entre 14 e 18 anos, alunos de uma rede particular de ensino, na região metropolitana de Belém do Pará. Foi utilizada a Escala de Estresse para Adolescentes e um grupo focal.Os resultados indicaram níveis de estresse mais alto em adolescentes do sexo feminino. Os participantes que não apresentaram estresse revelaram possuir um bom relacionamento familiar e expectativas de futuro bem definidas. No entanto, os adolescentes que apresentaram estresse associaram ocontexto familiar afatores estressores, bem como revelaram ausência de expectativas quanto ao futuro.
  • Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Satisfação no trabalho docente: uma análise a partir do modelo social cognitivo de satisfação no trabalho e da eficácia coletiva docente
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06) RAMOS, Maély Ferreira Holanda; FERNANDEZ, Ana Patrícia de Oliveira; FURTADO, Karla Cristina Nina; RAMOS, Edson Marcos Leal Soares; SILVA, Simone Souza da Costa; PONTES, Fernando Augusto Ramos
    Considerando que a satisfação no trabalho é um aspecto que tem efeito sobre os estados motivacionais dos professores, faz-se necessário investigar suas implicações na docência. Neste sentido, este estudo tem como objetivo: identificar fatores relacionados à satisfação no trabalho a partir da avaliação das dimensões do Modelo Social Cognitivo de Satisfação no Trabalho (MSCST) e da eficácia coletiva. Para tanto, realizou-se pesquisa numa amostra de 495 professores de uma rede privada de ensino, utilizando abordagem mista (quantitativa-qualitativa). As técnicas estatísticas de análise dos dados foram aplicadas nas informações coletadas referentes à amostra total (495). A análise de conteúdo (abordagem qualitativa) foi aplicada nas respostas abertas de 40 professores pertencentes à amostra. Os resultados indicaram que as crenças de eficácia (autoeficácia e eficácia coletiva) não têm efeito sobre a satisfação no trabalho docente e que outros fatores, como os econômicos, podem estar mais relacionados à satisfação.
  • Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Formação Docente para a Educação Pré-Escolar na Época da Ditadura Militar
    (Universidade Federal do Pará, 2015-12) CARVALHO, Ana Maria Orlandina Tancredi
    Este artigo reflete sobre a formação docente para a Educação Pré-Escolar, no período da Ditadura Militar. Pesquisei a Revista Criança, publicação oficial do Ministério da Educação, primeiro periódico nacional para a área. A pesquisa bibliográfica e documental ocorreu de 2003 a 2006, durante meu doutoramento, em legislações, documentos, e na própria Revista, publicada nos anos de 1982 a 1985, e entrevistas com técnicos. São 14 revistas que serviram de veículo da política de formação desse período, apoiada na teoria do capital humano que no campo educacional se expressa por meio de uma pedagogia tecnicista. A Revista não questiona o preconceito contra os pobres, nem o autoritarismo e antecipa a escolarização das crianças da Educação Pré-Escolar.
  • Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    O debate francês acerca da instrução pública e seus desdobramentos no Brasil
    (2015-12) MALHEIROS, Rogério Guimarães; ROCHA, Genylton Odilon Rêgo da
    Este artigo tem por objetivo analisar aspectos históricos das questões políticas, ideológicas e conceituais que estiveram presentes nas discussões referentes à instrução nacional francesa no final do século XVIII, enfatizando as proposições de Condorcet, no Rapport de 1792, como sendo base desse tipo de debate durante o processo revolucionário na França. Privilegiamos, portanto, analisar as prerrogativas discursivas dessa proposta e o certame suscitado a partir dela, pois resultaram, até mesmo, em novas proposições, entre elas as de Romme, Robespierre, Lepelletier e Lakanal. Trata-se de uma abordagem que nos proporciona a compreensão da base moderna do debate sobre instrução pública que se configurou no século XIX. Essa concorrência de ideias entre os franceses se estabeleceu como o grande legado teórico para os sistemas modernos de ensino, inclusive o brasileiro. Depreendemos, ainda, que a instrução defendida na França estava permeada pelos ideais de razão, moral e cientificismo.
  • Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    O contexto das brincadeiras das crianças ribeirinhas da Ilha do Combu
    (2008) TEIXEIRA, Sônia Regina dos Santos; ALVES, José Moysés
    O presente estudo descreve o contexto das brincadeiras de pré-escolares da Ilha do Combu, em Belém-Pará, destacando aspectos do ambiente físico e social, as principais atividades dos adultos e peculiaridades das brincadeiras. Participaram da pesquisa treze crianças de uma turma de educação infantil, onze meninos e duas meninas, entre quatro e cinco anos de idade. As crianças e seus familiares foram entrevistados. As crianças foram observadas brincando em suas casas. Foram analisados os temas, os parceiros, os locais, os objetos e os significados produzidos nas brincadeiras. Apesar de estarem em contato com o contexto urbano, as crianças mostraram-se vinculadas, principalmente, ao contexto ribeirinho.
  • Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Fatores de risco e proteção na escola: reprovação e expectativas de futuro de jovens paraenses
    (2014-08) NUNES, Tatiene Germano Reis; PONTES, Fernando Augusto Ramos; SILVA, Lúcia Isabel da Conceição; DELL’AGLIO, Débora Dalbosco
    Este estudo investigou as relações entre reprovação escolar, percepções quanto à escola e expectativas de futuro entre jovens, a partir de dados de uma amostra de 610 jovens com idades entre 14 a 24 anos (m=16,56; dp=2,37), de ambos os sexos, estudantes de escolas públicas da cidade de Belém do Pará. Foi utilizado um questionário com 77 questões de múltipla escolha. Os resultados revelaram que quase 50% dos alunos já sofreram reprovação escolar, embora apresentem boa percepção quanto à escola. Foram observadas correlações entre reprovação escolar e baixas expectativas de futuro acadêmico e entre boas percepções quanto à escola e melhores perspectivas acadêmicas. A expectativa de entrar na universidade apareceu mais associada ao sexo feminino. Os resultados poderão contribuir para o entendimento da importância da instituição escolar na promoção de fatores de proteção no desenvolvimento.
  • Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Uma fotografia, múltiplas imagens: a educação rural no norte do Brasil
    (2010-12) ARAÚJO, Sônia Maria da Silva
    Aborda os processos de constituição e institucionalização de escolas nas fazendas de criação extensiva localizadas na ilha de Marajó, interior de Soure, Brasil, e demonstra que eles ocorreram associados à grande propriedade e a relações políticas estabelecidas entre fazendeiros, vaqueiros e poder público. Reflexões teóricas, dados sociais e acontecimentos somam-se a imagens fotográficas que revelam a fragilidade da educação pública oferecida às crianças das zonas rurais do extremo norte do país.
  • Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Educação republicana sob a ótica de José Veríssimo
    (2010) ARAÚJO, Sônia Maria da Silva
    Este artigo vincula-se aos estudos sobre o pensamento educacional no Brasil. Abordamos as interpretações de José Veríssimo sobre os problemas nacionais da educação brasileira no final do século XIX e início do século XX. Nossa intenção é apresentar e analisar estas interpretações, realizadas na Primeira República. José Veríssimo nasceu em Óbidos, no Pará, em 1857, e faleceu no Rio de Janeiro, em 1916, passando parte de sua vida intelectual no Pará e parte na capital da República, onde fundou e participou ativamente da Academia Brasileira de Letras (ABL) e da Revista Brasileira. O autor foi estudioso importante nas discussões sobre as consequências do colonialismo português e as tentativas frustradas de uma política republicana de educação no Brasil. Para José Veríssimo, a educação pública deveria estrategicamente superar as degenerescências raciais, especialmente localizadas nos sertões do Brasil, promovidas pela colonização. Os "Brasis" que sociologicamente constituíam o território nacional àquela época são pensados por Veríssimo como um entrave a ser superado pela República para a inserção do País na ordem moderna que, para ele, significava civilização. Mas esta civilização almejada se efetivaria, na sua perspectiva, na medida em que todos os brasileiros fossem incluídos em um projeto de unidade nacional.
  • Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Transgressão do Paradigma da (multi)Seriação como referência para a construção da Escola Pública do Campo
    (2014-12) HAGE, Salomão Antônio Mufarrej
    O artigo analisa a realidade das escolas públicas do campo, inserindo suas particularidades nos desafios mais abrangentes que enfrentam os movimentos sociais populares do campo para assegurar o direito à universalização da Educação Básica, com qualidade socialmente referenciada e afirmativa da diversidade sociocultural e territorial que constitui o campo no Brasil. Ele socializa os resultados dos estudos realizados pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia (Geperuaz) sobre a realidade das escolas rurais com turmas multisseriadas, considerando o paradoxo existente entre o abandono e a precarização que caracteriza em grande medida as condições de existência dessas escolas e as ações criativas realizadas pelos professores e estudantes no cotidiano escolar, que desafiam as condições adversas nelas vivenciadas, indicando referências para a transgressão do paradigma seriado urbano de ensino atualmente hegemônico nessas escolas.
  • Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    O Banco Mundial e as políticas educacionais brasileiras
    (2014-12) MOTA JÚNIOR, William Pessoa da; MAUÉS, Olgaíses Cabral
    O artigo analisa o documento elaborado pelo Banco Mundial Atingindo uma educação de nível mundial no Brasil: Próximos Passos, o qual realiza um balanço dos últimos vinte anos das políticas educacionais implementadas no Brasil e traça perspectivas para os próximos anos, segundo a concepção de educação e sociedade do Banco. Este organismo internacional avalia positivamente o caráter das políticas educacionais implementadas e os resultados atingidos no período assinalado. Questiona-se e problematiza-se os critérios da avaliação, o balanço e as perspectivas traçados pelo Banco Mundial sobre a educação brasileira.
  • Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    História das mulheres, história de vida de professoras: elementos para pensar a docência
    (2014-09) ARAÚJO, Sônia Maria da Silva
    Por meio da história de vida de duas professoras ribeirinhas, reflete-se sobre a docência que acontece no contexto do arquipélago de Guajará, em Belém do Pará, Brasil. Traços comuns entre as histórias, como violência sexual na infância, pobreza e escolarização são destacados para demonstrar que a docência não pode ser pensada fora do contexto mais amplo de constituição da mulher. Argumenta-se que a condição da mulher na região historicamente conformou possibilidades singulares que explicam como e porque meninas que foram por muito tempo alijadas do mundo da escola se transformam em professoras. Demonstra-se como ser professora se articula aos processos societais do espaço ribeirinho, assegurando todo um processo de inter-relação.
  • Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Práticas pedagógicas e inclusão: a sobrevivência da integração nos processos inclusivos
    (2013-06) ANJOS, Hildete Pereira dos; MELO, Luciana Barbosa de; SILVA, Kátia Regina da; RABELO, Lucélia Cardoso Cavalcante; ARAÚJO, Marcelo Almeida
    O trabalho apresenta uma análise do processo inclusivo, retomando os conceitos de prática pedagógica e inclusão. Com instrumentais da análise de discurso e da análise de conteúdo, analisa entrevistas com professores de atendimento especializado, professores de sala comum e gestores. Descreve inclusão como um conceito cuja rede de sentidos oscila conforme os interesses em jogo, sendo tanto processo que envolve vários agentes e instâncias e exige participação, quanto idealização, definida a priori e devendo ser incorporada de forma acrítica. Aponta o desconhecimento das especificidades de aprendizagem e dos potenciais dos sujeitos e grupos; a sobrevivência do modelo clínico; os estudos da inclusão como apêndice do processo formativo; certas iniciativas com caráter mais integrativo do que inclusivo. Propõe investir na escola concreta, através de modelos de pesquisa interventivo-participativo, e refazer de outro ângulo as questões já formatadas sobre prática pedagógica inclusiva.
  • Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Políticas da educação e sistemas filosóficos: a vontade da exclusão
    (2004-12) GIORDANO, Rosely Cabral
    Neste texto se trava, com auxílio dos pensadores de Frankfurt, Adorno e Horkheimer, uma luta frontal contra o pensamento que unifica, exclui e reduz os outros pensares. Para isso, a categoria de "experiência" desempenha um papel principal: um exercício do (com)partilhar com o diferente, abdicando da dominação, em busca constante da extensão do movimento do esclarecimento, da autonomia e da emancipação social e política.
  • Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Só de corpo presente: o silêncio tácito sobre cor e relações raciais na formação de professoras no estado do Pará
    (2007-04) COELHO, Wilma de Nazaré Baía
    O artigo mostra um dos graves problemas da educação no Brasil: o não enfrentamento da discriminação e do preconceito. Mais do que denunciar sua existência, ele analisa uma de suas matrizes: a ausência da discussão sobre raça, cor e preconceito na formação do docente no Pará. Por meio da análise da formação oferecida pelo Instituto de Educação do Estado do Pará, uma instituição secular, referência para a formação docente no estado do Pará, demonstra que boa parte das ações das professoras decorreu de uma formação que não tratou de aspectos fundamentais, como as narrativas sobre a constituição da nacionalidade brasileira. Conclui-se que, a despeito de sensíveis avanços advindos dos movimentos sociais em relação à questão racial desde a década de 1960, a formação de professores se apresenta como um fator que continua contribuindo na reprodução de estereótipos e discriminações.
  • Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Expansão da privatização/mercantilização do ensino superior Brasileiro: a formação dos oligopólios
    (2010-06) CHAVES, Vera Lúcia Jacob
    O objetivo principal deste artigo é apresentar uma análise crítica das políticas de expansão da educação superior, no Brasil, instituídas pós-LDB/1996, com a finalidade de identificar e discutir as novas configurações dessa expansão, em especial a que vem sendo efetivada, a partir de 2007, com a criação de redes de empresas por meio da compra e (ou) fusão de instituições de ensino superior privadas do país, por empresas nacionais e internacionais de ensino superior e pela abertura de capitais destas nas bolsas de valores, configurando a formação de oligopólios. Para tanto, utilizamos como recurso metodológico a pesquisa bibliográfica, especificamente a consulta em fontes documentais diversas, em especial, web sites de empresas educacionais, bem como de órgãos da imprensa tradicional e da mídia eletrônica nacionais. Nas considerações finais, apontamos algumas tendências da mercantilização do ensino superior, no Brasil.
  • Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Instituições de formação profissional - história e perspectivas: o projeto da nova institucionalidade da educação profissional brasileira dos anos 1990
    (2014-03) ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima
    Problematizamos o projeto da "nova institucionalidade da educação profissional", presente em diferentes programas federais, gerados no Governo Fernando Henrique Cardoso, que pretendia promover uma renovação ampla da educação profissional brasileira. Focamos nos efeitos de diferentes programas de educação profissional sobre o quadro institucional da educação profissional em Belém-PA, no período de 1995 a 2003. Verificamos que estes programas se orientavam por referências identificadas com o pragmatismo e que, por meio de observações e entrevistas, a renovação da educação profissional não se efetivou e que o produto mais evidente do conjunto de ações realizadas foi a reprodução do ideário, segundo o qual a educação profissional deve estar subordinada aos interesses fragmentados e imediatos do mercado. Finalizamos indicando que uma nova educação profissional ainda está por ser construída.