Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11374
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorQUADROS, Diego Oliveira-
dc.date.accessioned2019-08-01T13:50:25Z-
dc.date.available2019-07-12-
dc.date.available2019-08-01T13:50:25Z-
dc.date.issued2019-06-24-
dc.identifier.citationQUADROS, Diego Oliveira. Todos juntos o louvemos: o canto congregacional na Assembleia de Deus, em Viseu-PA. Orientadora: Sonia Maria Moraes Chada. 2019. 80 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11374. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11374-
dc.description.abstractCongregational singing in the Church of the Assemblies of God in Viseu - Pará is a moment of unity among the faithful who proclaim their faith through music as a great choir with one voice. The present work consists of a musical ethnography of the Assembly of God in Viseu PA, aiming to describe the practice of congregational singing in the said Church, providing contextualized information about the segment, its doctrines, beliefs and cultural characteristics; analyzing the different musical repertoires considering their functions in the cult and in the various ceremonies and, also, verifying the effects that this practice causes in the choristers that are the own faithful ones. In order to answer the questions asked, a review of the literature on the subject and the collection of data in the field were made through observations and semi-structured interviews. In this context, musical practice is a facilitating agent, a vehicle that brings believers closer to God, through worship, transcending the physical field.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Larissa Silva (larissasilva@ufpa.br) on 2019-08-01T13:49:40Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_TodosJuntosLouvemos.pdf: 3581851 bytes, checksum: b2ce86bb4d79d7280e0158492303aca5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Larissa Silva (larissasilva@ufpa.br) on 2019-08-01T13:50:25Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_TodosJuntosLouvemos.pdf: 3581851 bytes, checksum: b2ce86bb4d79d7280e0158492303aca5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-01T13:50:25Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_TodosJuntosLouvemos.pdf: 3581851 bytes, checksum: b2ce86bb4d79d7280e0158492303aca5 (MD5) Previous issue date: 2019-06-24en
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectMúsica Litúrgica - Viseu (PA)pt_BR
dc.subjectPrática musical - Viseu (PA)pt_BR
dc.subjectIgreja Assembleia de Deus - Parápt_BR
dc.titleTodos juntos o louvemos: o canto congregacional na Assembleia de Deus, em Viseu-PApt_BR
dc.title.alternativeWe all praise him together: the congregational singing in the Assembly of God, in Viseu-PApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências da Artept_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
dc.contributor.advisor1CHADA, Sonia Maria Moraes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1004865944722134pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8258113987828480pt_BR
dc.description.resumoO canto congregacional na Igreja Assembleia de Deus, em Viseu – Pará, é um momento de união entre os fiéis que proclamam a sua fé através da música como um grande coral em uma só voz. O presente trabalho consiste em uma etnografia musical da Assembleia de Deus em Viseu PA, objetivando descrever a prática do canto congregacional na referida Igreja, fornecendo informações contextualizadas sobre o segmento, suas doutrinas, crenças e características culturais; analisando os distintos repertórios musicais considerando suas funções no culto e nas diversas cerimônias e, ainda, verificando os efeitos que esta prática causa nos coristas que são os próprios fiéis. Para responder as perguntas propostas foi realizada a revisão da literatura sobre o assunto e a coleta de dados em campo através de observações e entrevistas semiestruturadas. Neste contexto, a prática musical é um agente facilitador, um veículo que aproxima os crentes de Deus, através da adoração, transcendendo o campo físico.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
dc.subject.linhadepesquisaTEORIAS E INTERFACES EPISTÊMICAS EM ARTESpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoARTESpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_TodosJuntosLouvemos.pdf3,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons