Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11374
Tipo: Dissertação
Fecha de publicación : 24-jun-2019
Autor(es): QUADROS, Diego Oliveira
Primer Orientador: CHADA, Sonia Maria Moraes
Título : Todos juntos o louvemos: o canto congregacional na Assembleia de Deus, em Viseu-PA
Otros títulos : We all praise him together: the congregational singing in the Assembly of God, in Viseu-PA
metadata.dc.description.sponsorship: 
Citación : QUADROS, Diego Oliveira. Todos juntos o louvemos: o canto congregacional na Assembleia de Deus, em Viseu-PA. Orientadora: Sonia Maria Moraes Chada. 2019. 80 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11374. Acesso em:.
Resumen: O canto congregacional na Igreja Assembleia de Deus, em Viseu – Pará, é um momento de união entre os fiéis que proclamam a sua fé através da música como um grande coral em uma só voz. O presente trabalho consiste em uma etnografia musical da Assembleia de Deus em Viseu PA, objetivando descrever a prática do canto congregacional na referida Igreja, fornecendo informações contextualizadas sobre o segmento, suas doutrinas, crenças e características culturais; analisando os distintos repertórios musicais considerando suas funções no culto e nas diversas cerimônias e, ainda, verificando os efeitos que esta prática causa nos coristas que são os próprios fiéis. Para responder as perguntas propostas foi realizada a revisão da literatura sobre o assunto e a coleta de dados em campo através de observações e entrevistas semiestruturadas. Neste contexto, a prática musical é um agente facilitador, um veículo que aproxima os crentes de Deus, através da adoração, transcendendo o campo físico.
Resumen : Congregational singing in the Church of the Assemblies of God in Viseu - Pará is a moment of unity among the faithful who proclaim their faith through music as a great choir with one voice. The present work consists of a musical ethnography of the Assembly of God in Viseu PA, aiming to describe the practice of congregational singing in the said Church, providing contextualized information about the segment, its doctrines, beliefs and cultural characteristics; analyzing the different musical repertoires considering their functions in the cult and in the various ceremonies and, also, verifying the effects that this practice causes in the choristers that are the own faithful ones. In order to answer the questions asked, a review of the literature on the subject and the collection of data in the field were made through observations and semi-structured interviews. In this context, musical practice is a facilitating agent, a vehicle that brings believers closer to God, through worship, transcending the physical field.
Palabras clave : Música Litúrgica - Viseu (PA)
Prática musical - Viseu (PA)
Igreja Assembleia de Deus - Pará
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: ARTES
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: TEORIAS E INTERFACES EPISTÊMICAS EM ARTES
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Ciências da Arte
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Aparece en las colecciones: Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao_TodosJuntosLouvemos.pdf3,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons