Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11383
metadata.dc.type: | Dissertação |
Issue Date: | 28-Feb-2019 |
metadata.dc.creator: | SILVA, Idaléia Cruz |
metadata.dc.description.affiliation: | SEMED SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE CASTANHAL |
metadata.dc.contributor.advisor1: | OHUSCHI, Márcia Cristina Greco |
Title: | O desenvolvimento do conhecimento leitor de alunos do 8º ano: um trabalho com textos de memórias literárias contadas por contadores antigos de Castanhal |
metadata.dc.description.sponsorship: | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
Citation: | SILVA, Idaléia Cruz. O desenvolvimento do conhecimento leitor de alunos do 8º ano : um trabalho com textos de memórias literárias contadas por moradores antigos de Castanhal. 2019. 142 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11383. Acesso em:. |
metadata.dc.description.resumo: | Esta investigação consiste no estudo sobre o desenvolvimento da compreensão de leitura de alunos do 8º ano, a partir de um trabalho com o gênero memórias literárias. A pesquisa caracteriza-se como qualitativo-interpretativa, de caráter experimental e está pautada no dialogismo do Círculo de Bakhtin, além de teóricos e pesquisadores que seguem esta vertente. No tocante à prática de leitura, ancora-se, sobretudo, nos estudos de Britto (2012) e Menegassi (2010; 1995). Vincula-se ao Projeto de Pesquisa Dialogismo em Práticas Linguageiras a partir do trabalho com Gêneros Discursivos (UFPA – Castanhal). Partimos da hipótese de que a implementação de um trabalho com a leitura, sob o viés dialógico, possibilita aos estudantes do ensino fundamental o desenvolvimento de sua compreensão leitora. Com base nessa hipótese, temos como objetivo geral examinar as possibilidades e as consequências do trabalho com o gênero memórias literárias na formação leitora dos alunos do 8º ano e, como objetivos específicos: a) implementar uma proposta de intervenção de caráter experimental com textos de memórias literárias, contendo histórias do povo castanhalense; b) verificar a eficácia (ou não) das atividades elaboradas no interior do projeto pedagógico de leitura com textos de memórias literárias contadas por moradores antigos de Castanhal, a partir da análise do desen volvimento do co nhecimento de leitura dos discentes . A fim de averiguar nossa hipótese e contemplar nossos objetivos, primeiramente, realizamos uma atividade diagnóstica com a turma, com o gênero discursivo selecionado, para verificar o conhecimento leitor dos estudantes. A diagnose demonstrou que houve maior número de respostas adequadas nas questões de decodificação e de compreensão literal, certa dificuldade nas questões de compreensão inferencial e dificuldade maior nas questões de compreensão interpretativa e de interpretação. Com base nos resultados que obtivemos nesse diagnóstico, elaboramos uma proposta de intervenção pedagógica, contendo quatro oficinas, com o referido gênero, pautada na metodologia de Lopes-Rossi (2008). Após essa etapa em sala de aula, selecionamos as respostas-enunciados escritas de 12 informantes, como amostragem das respostas atribuídas às perguntas de leitura, para analisarmos qualitativamente esses dados. Os resultados nos mostraram que a maioria dos estudantes conseguiu refletir e entender o enunciado das questões, pois localizou informações explícitas no texto e, a partir delas, fez inferências e depreendeu os implícitos, demonstrando domínio dos níveis de compreensão literal e inferencial. Além disso, grande parte associou a temática discutida no texto com seus conhecimentos prévios e produziu respostas pessoais, evidenciando domínio do nível de compreensão interpretativa. A partir desse avanço, muitos discentes conseguiram emitir juízo de valor, construindo sentidos ao que foi abordado no texto, explicitando alcance à etapa de interpretação. Concluímos que a implementação do Projeto Pedagógico de Leitura com o gênero memórias literárias contribuiu para o desenvolvimento da compreensão leitora dos alunos do 8º ano. |
Abstract: | This thesis focuses on a study upon reading proficiency development of Grade 8 students based on literary memories. The research involves qualitative-interpretive, experimental research and applied methods. Likewise, it is on the basis of Bakhtin Circle as well as other scholars who have epistemologically taken the same strand. Concerning to reading practice, it followed the approaches by Britto (2012) and Menegassi (2010; 1995). It is noteworthy that this study was accomplished in partnership with the research project Dialogism on Linguistic Practices from Discursive Genres Approach (UFPA- Castanhal). The research starts from the hypothesis that the implementation of a work with reading activities and under a dialogic bias makes it possible for elementary students to develop their own reading skills. In terms of overall objective, this work mostly pursued to scrutinize the possibilities and consequences of working with literary memory genre regarding Grade 8 students reading proficiency. It comprises the following specific objectives: a) implement an experimental proposal with texts of literary memories, containing stories of the people from Castanhal; b) to verify whether the activities with texts of literary memories told by former residents of Castanhal were effective or not from an analysis of students’s school performance. In order to explore such hypothesis and reach the aforementioned objectives, it was conducted a diagnostic reading in the classroom with the chosen discursive genre aiming to cover students’s comprehension. The diagnosis displayed a higher number of correct answers in the decoding and literal levels, reasonable problems in the inferential level, and a more significant difficulty in the interpretative one. In accordance with the results taken from it, it was proposed an educational intervention, which contains four workshops about this genre and based upon Lopes-Rossi (2008) methodology. Afterward the step in the classroom, it was selected 12 attendees written responses as sampling for the qualitative analysis. Findings provided insights that most of students were able to understand question statements, to find explicit and implicit information in the texts as well as to make inferences, mastering literal and inferential levels of comprehension. Additionally, they also combined the discussed issue with their own background knowledge to produce personal answers, what highlighted their interpretative proficiency. From this progress, students successfully made value judgement on their own, and built up meanings about the approached text. Results underlined that with the implementation of this Educational Reading Project through literary memory genre it was possible to enhance Grade 8 students’s proficiency. |
Keywords: | Dialogismo Leitura Memórias literárias |
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: | LINGUAGENS E LETRAMENTOS |
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: | LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL - DIVERSIDADE SOCIAL E PRÁTICAS DOCENTES |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Pará |
metadata.dc.publisher.initials: | UFPA |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Letras e Comunicação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
Appears in Collections: | Dissertações em Letras ( Mestrado Profissional) - PROFLETRAS/ILC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_DesenvolvimentoConhecimentoLeitor.pdf | 1,4 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License