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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11587
metadata.dc.type: | Dissertação |
Issue Date: | 13-Dec-2018 |
metadata.dc.creator: | PINHEIRO, Lucilia Lúbia de Sousa |
metadata.dc.description.affiliation: | CEG - Casa de Estudos Germânicos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | PRESSLER, Gunter Karl |
Title: | Cinzas do Norte, de Milton Hatoum, um romance de formação |
metadata.dc.description.sponsorship: | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
Citation: | PINHEIRO, Lucilia Lúbia de Sousa. Cinzas do Norte, de Milton Hatoum, um romance de formação. Orientador: Gunter Karl Pressler. 2018. 90 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11587. Acesso em:. |
metadata.dc.description.resumo: | O presente estudo apresenta a obra Cinzas do Norte (2005), do escritor Milton Hatoum, à luz do conceito de Bildungsroman (romance de formação). Primeiramente, observa-se o que R.Selbmann (1994) considera a ―instância obrigatória‖ de um romance de formação, a presença da formação (escolar e/ou profissional). Para situar o leitor no âmbito da discussão sobre o romance de formação, são discutidos os estudos produzidos no Brasil e no contexto amazônico sobre obras que se caracterizam como um romance de formação/educação. No segundo momento o estudo desdobra-se sobre a forma estrutural do romance no que diz respeito ao narrador, enredo, tempo e espaço. Visualiza a possibilidade de leitura da obra de Hatoum, a partir da temática da formação. O estudo traz ainda a recepção da obra, ressaltando o aspecto memorialístico apontado pela crítica. |
Abstract: | The present study shows the novel Cinzas do Norte (2005), from the writer Milton Hatoum, according to the Bildungsroman concept.Firstly, this work is foccussed on what R.Selbmann (1994) considers the ―obrigatory instance‖ of a Bildungsroman such as the presence of the formation(scholar or professional). To include the reader into this discussion the studies produced in Brazil and into the Amazon context are approached, taking novels characterized as Bildungsroman in therms of formation or education. In the second place the study is about the structural form of the novel related to narrator,plot, time and space. Brings the possibility of lecture of the Hatoum‘s novel starting with the point of formation. This study brings also the reception of the novel, emphasizing the memorialistic aspect point by the critic. |
Keywords: | Hatoum, Milton - 1952- Cinzas do norte - Crítica e interpretação Literatura brasileira (Amazonas) - História e crítica |
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: | ESTUDOS LITERÁRIOS |
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: | LITERATURA, INTERPRETAÇÃO, CIRCULAÇÃO E RECEPÇÃO |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Pará |
metadata.dc.publisher.initials: | UFPA |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Letras e Comunicação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
Appears in Collections: | Dissertações em Letras (Mestrado) - PPGL/ILC |
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