Ensino na Saúde como objeto de pesquisa na pós-graduação stricto sensu: análise do Pró-Ensino na Saúde

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2018

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Interface - Comunicação, Saúde, Educação

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BAHIA, Silvia Helena Arias et al. Ensino na Saúde como objeto de pesquisa na pós-graduação stricto sensu: análise do Pró-Ensino na Saúde. Interface – Comunicação, Saúde, Educação. Botucatu, v. 22, supl. 1, p. 1425-1442, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622017.0192. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11753. Acesso em:.

DOI

http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622017.0192 
Este estudo teve como objetivo compreender o potencial indutor do Programa Pró-Ensino na Saúde, na perspectiva de uma política de formação no nível de pós-graduação stricto sensu e de desenvolvimento de pesquisas sobre o ensino na Saúde, utilizando dados de 31 projetos e entrevistas com 17 coordenadores. Identificou-se a participação de 59 programas de pós-graduação, realização de 395 pesquisas e formação de 423 profissionais entre 24 dos 31 projetos. Entende-se que o investimento nesse programa fortaleceu o processo formativo qualificado e o desenvolvimento de pesquisas sobre ensino na Saúde, na expectativa de transformações no cotidiano da academia e do serviço de saúde. Reconhece-se o Pró-Ensino na Saúde como uma política indutora, fomentando redes colaborativas e produção de conhecimento, mas, ainda, confronta-se com o desafio de instaurar-se como efetivo constituinte de uma política pública de formação e trabalho em Saúde.

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BAHIA, Silvia Helena Arias et al. Ensino na Saúde como objeto de pesquisa na pós-graduação stricto sensu: análise do Pró-Ensino na Saúde. Interface – Comunicação, Saúde, Educação. Botucatu, v. 22, supl. 1, p. 1425-1442, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622017.0192. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11753. Acesso em:.