Experiência do ensino integrado ao serviço para formação em Saúde: percepção de alunos e egressos de Odontologia

Contido em

Interface - Comunicação, Saúde, Educação

Citar como

EMMI, Danielle Tupinambá; SILVA, Daiane Maria Cavalcante da; BARROSO, Regina Fátima Feio. Experiência do ensino integrado ao serviço para formação em Saúde: percepção de alunos e egressos de Odontologia. Interface – Comunicação, Saúde, Educação. Botucatu, v. 22, n. 64, p. 223-236, jan./mar. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622016.0655. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11754. Acesso em:.

DOI

http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622016.0655 
Esta pesquisa objetiva avaliar a importância do estágio extramuros na formação profissional em Odontologia, por meio da percepção de alunos e egressos que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS). Foram selecionados 36 portfólios, construídos pelos alunos em suas experiências extramurais, entre 2009 a 2014. Além da análise dos portfólios foram entrevistados cinco egressos que atuam no SUS, para responderem questionamentos relacionados à contribuição do estágio para atuação no SUS. Para análise dos discursos, utilizou-se abordagem qualitativa, com análise de conteúdo temático. Observou-se que as práticas de vivência nos serviços de saúde foram valorizadas por permitirem, sobretudo, reconhecer a realidade social e os serviços, com suas deficiências e dificuldades. Conclui-se que as experiências extramurais motivam a formação de profissionais mais humanos, éticos e reflexivos, tornando-os conhecedores e potenciais modificadores da realidade da saúde que não condiz aos princípios do SUS.

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Área de concentração

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CNPq

País

Brasil

Instituição(ões)

Universidade Federal do Pará

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UFPA

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http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000100223&lng=pt&nrm=iso