Static limit analysis of reinforced soil structures by a simple finite element and second-order cone programming

Imagem de Miniatura

Data

01-01-2017

Afiliação

SODRÉ, D. J. R. Universidade Federal do Pará

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Agência de fomento

Contido em

Latin American Journal of Solids and Structures

Citar como

CAVALCANTE, Eric Luis Barroso; LUCENA NETO, Eliseu; SODRÉ, Denilson José Ribeiro. Static limit analysis of reinforced soil structures by a simple finite element and second-order cone programming. Latin American journal of Solids and Structures, Rio de Janeiro, v. 14, n. 13, p. 2497-2517, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1679-78253745. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11791. Acesso em:.

DOI

http://dx.doi.org/10.1590/1679-78253745 
Para discretizar estruturas de solo reforçado em tensão plana e prever sua carga de colapso, um elemento finito triangular simples de três nós é formulado com base no teorema estático da análise de limite. O elemento satisfaz as equações de equilíbrio e as condições de contorno mecânico em um sentido fraco. Uma superfície de escoamento de Mohr-Coulomb modificada é adotada para descrever o comportamento do solo reforçado do ponto de vista macromecânico. Também é levado em consideração a possibilidade de falha de tensão do reforço e falha da interface de reforço. O problema de otimização convexa não-linear declarado é convertido em programação de cone de segunda ordem. Exemplos numéricos ilustram a precisão preditiva do esquema acima, bem como a eficiência e a velocidade de um método de ponto interior para alcançar soluções ótimas.

browse.metadata.ispartofseries

Palavras-chave

Solo reforçadoTeorema estáticoElemento finitoProgramação de cone de segunda ordemReinforced soilStatic theoremFinite elementSecond-order cone programming

Área de concentração

Linha de pesquisa

CNPq

País

Brasil

Instituição(ões)

Associação Brasileira de Ciências Mecânicas

Sigla(s) da(s) Instituição(ões)

ABCM

Instituto

Programa

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Fonte URI

http://ref.scielo.org/26p95q