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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11801
Tipo: | Artigo de Periódico |
Data do documento: | Jun-2019 |
Autor(es): | RESQUE, Marciléa Serrão ALVES, José Moysés |
Afiliação do(s) Autor(es): | ALVES, J. M. Universidade Federal do Pará |
Título: | As configurações subjetivas de docência e suas transformações no decorrer da trajetória profissional |
Título(s) alternativo(s): | The subjective configurations of teaching and its transformations in the course of the professional trajectory |
Citar como: | RESQUE, Marciléa Serrão; ALVES, José Moysés. As configurações subjetivas de docência e suas transformações no decorrer da trajetória profissional. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 15, n. 33, p. 251-266, jan./jun. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v15i33.5955. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11801. Acesso em: . |
Resumo: | Apresentamos, no presente artigo, um recorte de uma pesquisa de doutorado, na qual objetivamos compreender as configurações subjetivas de docência e suas transformações no decorrer da trajetória profissional de um professor de ciências e biologia. Analisamos as informações a partir da perspectiva histórico-cultural da Teoria da Subjetividade de González Rey. Apoiados na epistemologia qualitativa, apresentamos um estudo de caso, organizado a partir das informações construídas por meio de complemento de frases, questionário aberto e entrevista individual. Os resultados apontam que diferentes configurações de sentidos subjetivos de docência são produzidas no decorrer o percurso profissional e estas estão profundamente enlaçadas às suas interações sociais, nos diferentes contextos em que o professor transitou, desde a infância. O referencial adotado possibilitou dar visibilidade ao sujeito concreto, em sua trajetória singular, o que costuma ser desconsiderado nas generalizações que resultam de uma abordagem do percurso docente por ciclos. |
Abstract: | In this article, we present a review of a doctoral research, in which we aim to understand the subjective configurations of teaching and its transformations during the professional career of a professor of science and biology. Based on the historical-cultural perspective of González Rey's Theory of Subjectivity. Based on qualitative epistemology, we present a case study, organized from the information constructed through phrases complement, open questionnaire and individual interview. The results show that different configurations of subjective senses of teaching are produced along the professional path and these are deeply linked to their social interactions, in the different contexts in which the teacher has transited since childhood. The adopted framework allowed to give visibility to the concrete subject, in its singular trajectory, which is usually disregarded in the generalizations that result from an approach of the teaching path by cycles. |
Palavras-chave: | Trajetória profissional docente Configurações subjetivas Teoria da subjetividade Subjective configuration Professional trajectory Subjectivity senses Subjectivity |
Título do Periódico: | Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemáticas |
ISSN: | 2317-5125 |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte URI: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5955 |
Identificador DOI: | http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v15i33.5955 |
Aparece nas coleções: | Artigos - Amaz RECM/UFPA |
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