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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11860
metadata.dc.type: | Dissertação |
Issue Date: | 26-Feb-2019 |
metadata.dc.creator: | SILVA, Paulo Demetrio Pomares da |
metadata.dc.contributor.advisor1: | SOUZA, Nilo Carlos Pereira de |
Title: | O “projeto sala de leitura” e a formação de leitores em uma escola pública da cidade de Belém-Pará |
Citation: | SILVA, Paulo Demetrio Pomares da. O “projeto sala de leitura” e a formação de leitores em uma escola pública da cidade de Belém-Pará. Orientador: Nilo Carlos Pereira de Souza. 2019. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11860. Acesso em:. |
metadata.dc.description.resumo: | Este estudo realizou uma análise das práticas do “Projeto Sala de Leitura” desenvolvidas na Escola Liceu de Artes e Ofícios Mestre Raimundo Cardoso, da Rede Municipal de Ensino de Belém-PA. As observações e coletas de dados foram realizas ao longo do ano de 2017. A pesquisa teve como objetivo identificar as concepções e práticas de educação e leitura especificadas nos documentos oficiais da Secretaria Municipal de Educação e materializadas pelos sujeitos envolvidos com o “Projeto Sala de leitura”. A metodologia utilizada amparouse na pesquisa qualitativa, no estudo de caso e analise de conteúdo. Os sujeitos da pesquisa foram os professores do “Projeto Sala de leitura”, os coordenadores pedagógicos que acompanham o projeto, e a direção da Escola Liceu. Utilizamos como procedimento de coleta de dados a gravação de entrevistas, leitura e análise de documentos selecionados tanto na Secretaria Municipal de Educação, quanto na escola investigada. Quanto aos procedimentos analíticos, realizamos o cruzamento das fontes com as falas dos sujeitos envolvidos na pesquisa. Para tanto, buscamos o diálogo teórico com as obras de autores, tais como: Durkheim (2011), Contreras (1983), Freire (1987, 2003), Cambi (1999), Trilla (2008), Brandão (2016), Kato (1985), Leffa (1996), Perrotti (1999), Colomer (2007), Petit (2008), Costa-Übes (2010), Jouve (2013), entre outros. Os resultados deste estudo apontam contradições entre os documentos oficias da SEMEC e da Escola. Contradições essas que também são percebidas nos encaminhamentos pedagógicos sobre leitura que visam atender as exigências determinadas pela Avaliação Nacional de Rendimento Escolar (ANRESC), do Governo Federal. |
Abstract: | This study made an analysis of the practices of the “Projeto Sala de Leitura” (“Reading Room Project”), developed by the school Escola Liceu de Artes e Ofícios Mestre Raimundo Cardoso, part of the municipal educational system in Belém, northern Brazil. The observations and data collection were made throughout 2017. The aim of the research was to identify the conceptions and the educational and reading practices specified in the official documents of the Municipal Secretariat of Education and materialized by the subjects involved in the “Projeto Sala de Leitura”. The used methodology was based on qualitative research, case study and content analysis. The subjects of the research were the teachers of the “Projeto Sala de leitura”, the pedagogical coordinators who accompany the project and the board of the school Escola Liceu. We used as a procedure for data collection the recording of interviews and the analysis and reading of the selected documents, both in the Municipal Secretariat of Education and in the researched school. Concerning the analytical procedures, we made a cross-reference among the sources and the speech of the various subjects involved in the research. For this purpose, we searched a theoretical dialogue with works by authors such as Durkheim (2011), Contreras (1983), Freire (1987, 2003), Cambi (1999), Trilla (2008), Brandão (2016), Kato (1985), Leffa (1996), Perrotti (1999), Colomer (2007), Petit (2008), Costa-Übes (2010), Jouve (2013), among others. The results of this study point out contradictions between the official documents of the Municipal Secretariat of Education and the official documents of the school. These contradictions are also perceived in the pedagogical channelings about reading, which aim to meet the requirements determined by the National Evaluation of School Performance (ANRESC, the Brazilian abbreviation), of the National Government |
Keywords: | Formação de leitores Sala de leitura Educação e Leitura |
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: | FORMAÇÃO DE LEITOR |
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: | EDUCAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Pará |
metadata.dc.publisher.initials: | UFPA |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Ciências da Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
Appears in Collections: | Dissertações em Educação (Mestrado) - PPGED/ICED |
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