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O “projeto sala de leitura” e a formação de leitores em uma escola pública da cidade de Belém-Pará

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26-02-2019

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SILVA, Paulo Demetrio Pomares da. O “projeto sala de leitura” e a formação de leitores em uma escola pública da cidade de Belém-Pará. Orientador: Nilo Carlos Pereira de Souza. 2019. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11860. Acesso em:.

DOI

Este estudo realizou uma análise das práticas do “Projeto Sala de Leitura” desenvolvidas na Escola Liceu de Artes e Ofícios Mestre Raimundo Cardoso, da Rede Municipal de Ensino de Belém-PA. As observações e coletas de dados foram realizas ao longo do ano de 2017. A pesquisa teve como objetivo identificar as concepções e práticas de educação e leitura especificadas nos documentos oficiais da Secretaria Municipal de Educação e materializadas pelos sujeitos envolvidos com o “Projeto Sala de leitura”. A metodologia utilizada amparouse na pesquisa qualitativa, no estudo de caso e analise de conteúdo. Os sujeitos da pesquisa foram os professores do “Projeto Sala de leitura”, os coordenadores pedagógicos que acompanham o projeto, e a direção da Escola Liceu. Utilizamos como procedimento de coleta de dados a gravação de entrevistas, leitura e análise de documentos selecionados tanto na Secretaria Municipal de Educação, quanto na escola investigada. Quanto aos procedimentos analíticos, realizamos o cruzamento das fontes com as falas dos sujeitos envolvidos na pesquisa. Para tanto, buscamos o diálogo teórico com as obras de autores, tais como: Durkheim (2011), Contreras (1983), Freire (1987, 2003), Cambi (1999), Trilla (2008), Brandão (2016), Kato (1985), Leffa (1996), Perrotti (1999), Colomer (2007), Petit (2008), Costa-Übes (2010), Jouve (2013), entre outros. Os resultados deste estudo apontam contradições entre os documentos oficias da SEMEC e da Escola. Contradições essas que também são percebidas nos encaminhamentos pedagógicos sobre leitura que visam atender as exigências determinadas pela Avaliação Nacional de Rendimento Escolar (ANRESC), do Governo Federal.

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Área de concentração

FORMAÇÃO DE LEITOR

Linha de pesquisa

EDUCAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE

CNPq

CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO

País

Brasil

Instituição

Universidade Federal do Pará

Sigla da Instituição

UFPA

Instituto

Instituto de Ciências da Educação

Programa

Programa de Pós-Graduação em Educação

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Fonte

1 CD-ROM

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