Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11916
metadata.dc.type: | Dissertação |
Issue Date: | 22-Feb-2017 |
metadata.dc.creator: | OLIVEIRA, Thayline |
metadata.dc.contributor.advisor1: | ASSIS, Grauben José Alves de |
Title: | Aprendizagem por exclusão: análise de um procedimento de ensino em crianças diagnosticadas com autismo |
Other Titles: | Exclusion learning: analysis of a teaching procedure in children diagnosed with autism |
metadata.dc.description.sponsorship: | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
Citation: | OLIVEIRA, Thayline. Aprendizagem por exclusão: análise de um procedimento de ensino em crianças diagnosticadas com autismo. Orientador: Grauben José Alves de Assis. 2017. 45 f. Dissertação (Mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento) - Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: . Acesso em:. |
metadata.dc.description.resumo: | Analistas do Comportamento têm desenvolvido diversas metodologias, especialmente a partir do paradigma de equivalência de estímulos, para investigar as habilidades de leitura em crianças com problemas de aprendizagem. No entanto, poucos estudos envolvendo exclusão se propuseram a averiguar o ensino de leitura em indivíduos com desenvolvimento atípico. Quando se trata de crianças com transtorno do espectro autista (TEA), nenhum estudo foi identificado na literatura. Por isso, essa pesquisa teve como objetivo investigar se o procedimento de exclusão intercalado com tentativas de CRMTS é efetivo para estabelecer relações arbitrárias entre figuras e palavras impressas para crianças com TEA; se a nomeação das palavras impressas emerge após o treino; e, por fim, se ocorre a leitura de palavras novas. Os dados indicam que o treino envolvendo as tentativas de exclusão somadas as tentativas de CRMTS foram efetivas para estabelecer relações arbitrárias entre figuras e palavras impressas com pouca exposição a erros e para gerar a leitura das palavras dissílabas nos testes de nomeação. No entanto, o procedimento não foi suficiente para emergir a leitura recombinativa das palavras novas. |
Abstract: | Behavioral analysts have developed a number of methodologies, especially from the stimulus equivalence paradigm, to investigate reading skills in children with learning disabilities. However, few studies involving exclusion have proposed to investigate reading teaching in individuals with atypical development. When it comes to children with autism spectrum disorder (ASD), study has not been identified in the literature. Therefore, this research aims to investigate whether the exclusion procedure combined to CRMTS is effective to establish arbitrary relationships between figures and printed words for children with ASD; if the naming of printed words emerges after training; and finally, if the reading of new words occurs. The data indicate that the training involving the exclusion and CRMTS procedures were effective to establish arbitrary relations between figures and printed words with little exposure to errors and to generate the reading of the dissyllable words in the naming tests. However, the procedure was not sufficient to emerge the recombinative reading of the new words. |
Keywords: | Tratamento do Espectro Autista -TEA Criança com transtorno do espectro autista - aprendizagem Leitura recombinativa Nomeação de palavras Aprendizagem por exclusão |
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: | PSICOLOGIA EXPERIMENTAL |
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: | ANÁLISE DO COMPORTAMENTO: DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA COMPORTAMENTAL |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Pará |
metadata.dc.publisher.initials: | UFPA |
metadata.dc.publisher.department: | Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
Appears in Collections: | Dissertações em Teoria e Pesquisa do Comportamento (Mestrado) - PPGTPC/NTPC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_AprendizagemExclusaoAnalise.pdf | 1,39 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License